A última década foi marcada pelo avanço da transformação tecnológica dentro das indústrias. Nos últimos anos, a adoção de diferentes soluções de automação e coleta de dados modernizou as empresas, tornando os processos de qualquer segmento mais eficientes.
Agora, a indústria brasileira se prepara para um novo momento, os desenvolvimentos recentes estão dando lugar a negócios ainda mais conectados e mais lucrativos. Acompanhar e aderir às novas tecnologias são ações essenciais para as empresas em crescimento.
Continue a leitura e confira as 7 tecnologias essenciais para empresas que querem crescer em 2022.
Principais tecnologias para impulsionar o seu negócio.
Quando falamos em tecnologias essenciais para empresas, as tendências para este ano apontam um mix entre recursos já conhecidos que estão passando por uma evolução.
As novidades contam com um denominador comum: ferramentas focadas em impulsionar a digitalização e aumentar a eficiência e o crescimento para todos os tipos de negócios. Selecionamos uma lista das principais tecnologias para 2022, confira!
-
Automação e hiperautomatização
Embora já seja uma velha conhecida da indústria, ainda há muito espaço para soluções de automatização dentro dos parques fabris.
Ela permite agilizar o tempo gasto na execução de todo o tipo de tarefa e aumentar a precisão com que elas são executadas. Em 2022, a tendência é que recursos ainda mais eficientes e velozes (alô, 5G!) sejam adotados pela indústria brasileira: é a hiperautomação – capaz de nos libertar das tarefas que podem ser totalmente automatizadas para que possamos nos dedicar apenas àquelas em que podemos fornecer um valor diferencial.
O investimento nessa área mostra a sua relevância – segundo um estudo da Gartner, o mercado global de software que lida com automação chegará a US$ 600 bilhões até 2022.
Leia também: O que é cloud computing, quais são as vantagens e para que serve
-
Análise preditiva
A análise preditiva utiliza dados, estatísticas e técnicas de machine learning para prever cenários futuros com precisão.
Ela prevê quando uma máquina precisará de manutenção, qual será a capacidade de produção conforme o estoque e quanto será preciso produzir para atender a demanda prevista de vendas, por exemplo.
Esse recurso também não é uma novidade, mas está na nossa lista porque as ferramentas de análise preditiva continuarão mudando as regras do jogo em todos os setores, desempenhando um papel crucial na análise de dados, principalmente no ecossistema de TI.
Além disso, será essencial para impulsionar a tecnologia IoT e a segurança cibernética.
Leia também: Internet das Coisas e a indústria 4.0
-
Experiência Total (TX)
A Experiência Total é uma estratégia de negócios que envolve a experiência do funcionário, a experiência do cliente, a experiência do usuário e, como novidade, a multiexperiência em vários pontos de contato.
A principal característica desse recurso é que ela gera mais confiança, satisfação, lealdade e defesa de clientes e funcionários – é uma nova maneira de fidelização, tanto dos consumidores quanto dos colaboradores.
A análise dessa combinação de experiências tem grande potencial para melhorar os resultados do negócio, acelerando o seu crescimento.
-
Malha de dados
O Data Fabric, também conhecido como estrutura de dados, é uma solução de integração flexível e robusta de fontes de dados entre plataformas clientes, usuários e prestadores de serviços.
Ela permite que os dados estejam disponíveis em qualquer lugar, adaptando-se onde for necessário.
Outro recurso é usar a análise para aprender e recomendar de modo autônomo onde ela deve ser usada ou modificada. Esse é um avanço significativo, pois pode reduzir os esforços de gerenciamento de dados em 70%.
-
Tecnologia RFID
Em 2022, a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) será difundida além do gerenciamento da cadeia de suprimentos.
A previsão é de que o seu uso seja aplicado na manufatura (fábricas inteligentes) e no varejo (pré e pós-venda), uma expansão à medida que a tecnologia se torna menos cara e mais adaptável.
Distribuição, gerenciamento de estoque, atendimento e uma longa lista de outras aplicações logísticas reduzirão a necessidade de mão de obra, aumentarão a produtividade e reduzirão os custos.
Além disso, empresas e consumidores terão acesso a mais informações sobre a origem dos produtos (rastreamento completo em toda a cadeia de suprimentos para autenticidade), o que há nos produtos (para precisão) e muito mais (para marketing).
-
Metaverso
No ano passado, Mark Zuckerberg fez barulho ao anunciar os seus investimentos neste universo digital em que realidade física e virtual se misturam em um espaço online compartilhado.
A tendência é que o metaverso mude completamente a forma como trabalhamos, compramos, nos comunicamos e nos divertimos.
Nesse sentido, o recurso oferecerá grandes oportunidades para as empresas, desde aumentar a sua presença social até o trabalho de escritório, pagamentos, saúde, compra e venda de produtos, etc.
Gigantes multinacionais como Facebook (que já mudou de nome para Meta), Zara, Epic Games ou Microsoft são apenas alguns dos exemplos de empresas que aderiram a essa tendência e serão os grandes impulsionadores desse novo universo.
-
Sistemas de gestão ERP
Os softwares para gerenciamento integrado das etapas de fabricação e das tarefas administrativas (sistemas ERP) são grandes aliados da transformação digital de qualquer negócio.
Leia também: Como um ERP ajudará o seu negócio a se tornar uma indústria 4.0?
Além de automatizar as atividades da empresa e colocá-las em um fluxo contínuo em um só lugar, que pode ser acessado a qualquer momento por diferentes usuários, o ERP oferece uma visão estratégica para o empreendedor.
Ele toma como base a tomada de decisões em uma análise inteligente de dados. Sem dúvida, é uma tecnologia essencial para todos os tipos de negócio. Veja aqui outros problemas que um ERP pode resolver e saiba aqui como escolher o sistema de gestão ideal para o seu negócio.
Para quem quer continuar crescendo em 2022, surfar nesse mar de inovação é inevitável.
A chave para investir sem erros na transformação do seu negócio é identificar quais são as tecnologias que vão, de fato, agregar mais eficiência, qualidade e economia às etapas produtivas da sua empresa.