Gestão 29/09/2021

Dê uma busca pelo termo “mercado profissional de TI” e você vai encontrar manchetes como “Até 2024, mercado abrirá 70 mil vagas”, “Mercado de TI no Brasil poderá crescer 20%” e “Setor de TI já contratou mais em 2021 do que no ano passado”.

Apesar de tantas perspectivas positivas, incluindo a valorização salarial, a área de tecnologia da informação ainda segue carente de profissionais – outra vantagem do setor, já que sobram vagas.

O crescimento da TI tem nome e sobrenome: a transformação digital.

Por que migrar para a área de TI pode ser uma boa escolha

Se antes a TI era vista apenas como suporte para as empresas, em plena era da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas, o profissional da área também está ligado ao desenvolvimento de novos produtos e novas soluções, participando de decisões estratégicas e viabilizando o crescimento do negócio.

Resumindo: o momento é excelente para quem está pensado em migrar sua carreira para a área de TI. É o seu caso? Confira, então, os 12 passos que você deve seguir para ingressar nesse meio como profissional.

Leia também: 6 profissões do futuro para a área de tecnologia

  1. Determine a área em que deseja se especializar

Pelo que você é apaixonado? Quanto dinheiro você quer ganhar? O que lhe faz feliz profissionalmente? Ajudar pessoas? Resolver problemas? Ser capaz de mostrar seu lado criativo? Essas são perguntas que você deve se fazer ao começar a pesquisar opções de carreira dentro da TI.

Avalie tudo o que deseja de um emprego e veja qual das funções atende o que você busca.

  1. Escolha uma função que se alinhe com o que você deseja

Pesquise muito. Leia as descrições dos cargos de TI e converse com profissionais mais experientes para descobrir qual cargo de tecnologia corresponde às suas necessidades.

Assista a vídeos do dia a dia e palestras, participe de webinars informativos sobre carreiras em TI e tendências de tecnologia.

  1. Fale com pessoas que têm o emprego que você deseja

Descobriu qual caminho seguir? Ótimo! Agora, é hora de conversar com quem já exerce a função que você almeja.

Se não tiver nenhum conhecido ocupando o cargo, procure profissionais no LinkedIn e os convide para trocar ideias sobre a sua intenção. Dificilmente alguém irá se negar a ajudá-lo.

  1. Considere ter um mentor

Uma excelente dica é procurar um mentor na sua função de carreira desejada. Ele pode ajudá-lo a orientar o que você precisa para fazer a mudança adequada para a carreira dos seus sonhos.

Um mentor da área de TI também pode ajudá-lo a se relacionar com as pessoas certas e a definir as suas metas conforme as suas habilidades.

  1. Comece a se especializar

Antes mesmo de estar empregado na área, procure estudar por conta própria no seu tempo livre fazendo cursos que vão ajudar você a conhecer melhor esse mercado, a exercer a função que deseja e familiarizar você com os termos da área.

Veja quais são as habilidades exigidas nas descrições da vaga desejada para lhe orientar na escolha dos cursos.

Leia também: Saiba o que são soft skill e como desenvolver

  1. Treine em casa

Muitas das funções mais valorizadas da TI dizem respeito à programação e ao desenvolvimento de sistemas. É o que você está buscando? Experimente explorar um software de código aberto ou construir um banco de dados.

Boa parte do que você precisa saber para trabalhos de TI pode ser aprendido por tentativa e erro usando a tecnologia que você já possui em casa.

  1. Explore outras opções educacionais

Embora muitas carreiras em tecnologia da informação não exijam que você volte para a faculdade, algumas podem exigir. Se esse for o caso da sua carreira desejada, considere a possibilidade de voltar à universidade.

Cada vez mais escolas de renome oferecem aulas online para a área de TI, e essas podem ser uma opção mais flexível principalmente se você não puder abrir mão do seu emprego atual.

  1. Adquira experiência prática

A experiência prática não precisa vir de uma posição remunerada de tempo integral. Cargos de voluntariado, estágios e empregos de meio período são um bom começo para você migrar a sua carreira para a TI.

Entre em contato com empresas que poderiam usar a sua ajuda e, ao mesmo tempo, permitir que você aprenda no trabalho.

  1. Identifique lacunas de habilidades adicionais

Compare as suas habilidades com as que aparecem nas ofertas de emprego. Se você ainda está carente em alguma área, encontre recursos educacionais adicionais para ajudá-lo a preencher as lacunas.

  1. Adapte o seu currículo para TI

Use a mesma linguagem que você vê nas descrições de cargos e concentre-se nas habilidades e na experiência que você possui relacionadas com os cargos que deseja.

Leia sobre como selecionar o tipo certo de currículo e chamar a atenção do RH da empresa dos seus sonhos.

  1. Networking é tudo

Amplie a sua rede e se apresente ao maior número possível de profissionais de TI. Na página da Consistem no LinkedIn, você pode acessar o perfil dos nossos colaboradores e adicioná-los como conexões. Vai que um deles se torna o seu mentor? Participe de eventos de associações profissionais, encontros de networking e palestras.

  1. Seja paciente

Migrar a sua carreira para a TI pode exigir tempo, paciência e prática. Busque novas habilidades em pequenas doses ao longo do tempo e seja paciente enquanto aprende.

Lembre-se de que todos aprendem no seu próprio ritmo e ninguém jamais se tornou um profissional de TI da noite para o dia.

Venha trabalhar na Consistem

Se você deseja trabalhar na área de TI em uma empresa de tecnologia apaixonada pelo que faz, venha para a Consistem. São mais de 30 oportunidades disponíveis para integrar as nossas equipes de vendas, consultoria, desenvolvimento, suporte, customização e universidade e fazer parte de um ambiente de trabalho agradável, integrado, moderno e criativo, no dress code, com café à vontade e muito mais.

Acesse aqui para conhecer todas as vagas disponíveis e cadastre o seu currículo.

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem