Filtre por assunto: Gestão Inovação Tecnologia

Como implementar o PCP na indústria de cosméticos com a ajuda de um ERP

O mercado consumidor da indústria de cosméticos está constantemente em busca de produtos inovadores, o que faz com que os clientes se tornem cada dia mais exigentes. As empresas precisam ficar atentas aos seus processos operacionais disponíveis para atender essa nova demanda. Isso para que todo o processo de produção seja realizado de forma mais correta, a fim de evitar desperdícios e minimizar os custos.

Estabelecer ações do Planejamento e Controle de Produção (PCP), juntamente com um ERP integrado, é a melhor saída para atender de forma eficiente esse tipo de demanda, sendo perfeita para as indústrias de cosméticos. Nesse contexto, é muito importante que elas utilizem soluções tecnológicas para auxiliar na implantação de métodos e obtenção dos resultados desejados.

Neste post, falaremos sobre o PCP na indústria de cosméticos e como o ERP pode ajudar na implantação. Confira!

O que é PCP na indústria de cosméticos?

Basicamente, o PCP opera toda a parte de recursos operacionais de uma indústria. Ou seja, é um método que possibilita uma visão geral dela e da sua produção, que atua sobre três práticas: planejamento, programação e controle. O Planejamento e Controle de Produção deve englobar todas as áreas que estão unidas à produção.

Esse sistema de gerenciamento dos recursos operacionais envolve planejamento (o que e quando será produzido), programação (meios usados para a operação) e controle (acompanhamento e reparo de desvios da produção), assim como o estabelecimento das quantidades que serão produzidas.

Quais são os objetivos do PCP?

O planejamento diz respeito ao controle da demanda de um processo decisivo, tanto antes quanto durante e depois de sua criação e implantação na organização. Por isso, a funcionalidade do PCP exige um modo de pensar que vise responder às perguntas relativas ao que será realizado.

O planejamento de produção determina todos esses elementos, a partir do desenvolvimento do produto que vai ser fabricado, viabilizando os dados básicos para o instaurar na programação. Com tudo isso, a atividade de planejamento afeta toda a indústria de cosméticos, direta ou indiretamente, por meio de planos e documentos: roteiro de produção, estimativas, ferramentas, etc.

O propósito geral do PCP não engloba apenas o planejamento, mas também a programação e o controle do que foi definido, não permitindo que o resultado seja desviado do plano. Além disso, decide sobre mudanças que possam acontecer se defeitos ou falhas passarem a atuar no sistema.

O PCP surge, também, para ajudar a gerência no suporte de tomadas de decisões. As organizações que apresentam maior preocupação com o seu PCP – ou que o elaboram – obtêm melhores resultados. Além disso, sempre estão com os seus planos de otimização direcionados para onde suas produções obrigatoriamente demandam.

Com o PCP, é possível passar informações à gerência, que, então, pode decidir melhor sobre as ações a serem realizadas. Além disso, a organização consegue uma melhor combinação dos produtos entre a produção e as vendas, tornando-se capaz de atender tanto a produção quanto o cliente, já que, nessa área, atingir isso é muito importante, dada a diversificação que os produtos podem apresentar.

Quais são as vantagens para a indústria de cosméticos?

A seguir, listamos algumas vantagens que a indústria de cosméticos tem ao implantar o PCP para melhorar seus processos. São elas:

Planejamento do chão de fábrica

Um sistema de registro de produção possibilita também projetar toda a produção, coordenando as atividades pendentes por recurso produtivo. Dessa forma, será possível reduzir o tempo de ociosidade dos colaboradores e das máquinas, determinando precisamente o que deve ser realizado no chão de fábrica.

Vale ressaltar que o aumento da produtividade pode ter um grande impacto no lucro de uma fábrica.

Suporte à tomada de decisão

Com o PCP, é possível ter o controle de todo o fluxo do processo produtivo da organização, ou seja, os dados e informações estarão sempre à disposição para serem consultados assim que for preciso. Além disso, se torna mais fácil identificar problemas e falhas.

A partir dessa identificação, a direção e a gerência podem tomar decisões com base em dados reais, determinando o que deve ser feito para solucionar o problema.

Integração entre os setores

A partir do momento que o PCP é implantado, o gestor não somente atua sobre as atividades da produção, mas, também, na integração dos setores de compras, estoque, comercial, financeiro, recursos humanos e engenharia. Essa integração simplifica o trabalho em equipe, o alcance de metas e o cruzamento de várias informações extremamente valiosas para que ocorra o bom andamento da indústria.

Redução de custos

Obviamente, todo gestor busca diminuir os custos. Isso é possível com o uso do PCP, visto que ele reduz os desperdícios, deixa os colaboradores mais motivados, maximiza a produtividade e melhora a qualidade dos produtos, por meio de um ambiente de trabalho integrado, mais seguro e com monitoramento real e atualizado.

É muito simples: um maior controle é igual a menos perdas, desperdícios e retrabalho, assim como a menos custos.

Informação em tempo real

O fato é que a informação tem valor essencial em qualquer negócio. Nas indústrias, a enorme quantidade de dados pode ser convertida em informações importantes para a tomada de decisões do gestor. Devido a isso, esse processo deve ser sistematizado.

Melhor uso da capacidade

A organização pode usar suas capacidades de produção de forma mais eficiente, com planejamento, informação, monitoramento e controle. É um enorme desperdício da potencialidade da linha de produção ter funcionários e máquinas parados. Com o PCP, é possível aproveitar ao máximo a capacidade de produção.

Monitoramento

O gestor pode ter surpresas desagradáveis no decorrer da produção, caso planeje tudo direito, mas deixe de lado o processo, acreditando que vai funcionar perfeitamente. É primordial o monitoramento, a fim de observar falhas e possíveis melhorias no processo.

Quais são as etapas do PCP?

São diversas as etapas que envolvem o PCP. Confira, a seguir, mais sobre cada uma:

Previsão de demanda

Essa é a primeira etapa do PCP, que visa coletar e analisar dados que ajudarão em ações futuras, além de determinar quais serão os recursos necessários para que a produção aconteça.

Planejamento e capacidade de produção

Essa etapa analisa a capacidade necessária da produção. Isto é, de acordo com a previsão de demanda, é possível averiguar se será preciso maximizar ou minimizar a produção, segundo o tempo estimado da demanda.

PAP

Determina vários aspectos que englobam a produção, como recursos disponíveis, quantidade da produção, produto, contratações e demissões. Esses fatores resultam em um efeito direto no funcionamento da entrega.

PMP

A utilização do PMP se faz necessária quando o estoque não supre as necessidades da demanda. Isso porque é ele que administra a quantidade de pedidos e mostra se a fábrica completará ou não a produção.

PDP

Basicamente, o PDP ajuda na definição de como serão as atividades cotidianas da produção.

Controle de produção

O controle de produção é uma das partes mais importantes, devido ao fato de avaliar os dados e informações de todo o trabalho realizado em outras etapas, a fim de evitar erros em futuras operações.

E o que é um ERP?

O termo ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, que, traduzindo para o português, significa planejamento dos recursos da empresa. Ele é um sistema de informática encarregado de cuidar de todas as ações cotidianas de uma indústria, desde o faturamento até o balanço contábil, da apuração de impostos à administração de pessoal, das compras ao fluxo de caixa.

É um software corporativo que auxilia as empresas no controle total de suas informações, realizando integração e gerenciamento dos dados, processos e recursos, a fim de que as indústrias tenham maior certeza na tomada de decisão.

Além disso, cuida da frequência dos funcionários ao controle do maquinário da fábrica, do inventário de estoque às contas a receber, assim como de todas as atividades administrativas e operacionais realizadas em uma organização.

Quais os benefícios do ERP para a indústria?

Graças às informações e dados coletados no software, qualquer problema ou situação que o cliente pode apresentar é resolvido com mais facilidade. Em indústrias de porte maior, um único sistema pode simplificar a uniformização dos dados, favorecendo a comunicação entre eles. Organizações que possuem mais de uma unidade, por exemplo, podem ter um RH unificado, permitindo maior clareza dos benefícios em cada estabelecimento.

Os principais benefícios do uso do ERP no PCP (Processo de Planejamento e Controle de Produção) são maior efetividade e menor custo. Controle da mão de obra e do custo do produto é outra vantagem da utilização do ERP no PCP, o que ocasiona maior precisão no processo de elaboração do preço de venda, controle maior na gestão de custo e diminuição de gastos.

O fato de o ERP concentrar todas as atividades da empresa em uma base de informações única possibilita a integração essencial entre as várias áreas da organização, incluindo a produção. Essa integração facilita a automação de processos, e não somente de uma área, mas de um fluxo de dados que ocorre em toda a estrutura organizacional, maximizando o nível de comunicação e sua velocidade ao mesmo tempo.

Com o ERP, qualquer coisa que ocorra na empresa, assim que for registrado na sua origem, estará disponível no sistema e será exibido para as funções que regem as diferentes áreas da instituição, sem burocracia, assegurando a unidade das informações e sem o risco de erros ou reprodução de dados.

Como funciona a implantação do PCP com a utilização do ERP?

Um ERP auxilia – e muito – a implantação do PCP em uma indústria de cosméticos. Veja de que forma o software traz melhoria aos processos:

Facilidade no acesso às informações

Às vezes, muito tempo é perdido procurando algum dado ou informação. Com o ERP, não existe mais esse problema. Devido ao fato de o software controlar os recursos da indústria, o acesso à informação é muito mais rápido, fácil e conveniente. E como o sistema é integralizado, não é preciso ficar buscando informações a respeito de diversos setores.

Com o software à disposição, possíveis reuniões de controle são realizadas de forma muito mais rápida, pois as informações estão imediatamente disponíveis. Logo, a atualização é realizada em tempo real.

Automatização dos processos

A automatização de alguns processos é um dos maiores benefícios da utilização do ERP. Com isso, há economia de tempo e esforço dos colaboradores, possibilitando que essa energia seja colocada em outra atividade e, assim, contribuindo para o aumento da produtividade.

A digitalização dos processos também diminui o custo com materiais físicos. Nesse sentido, o processamento dos salários é um exemplo de uma atividade que pode ser automatizada pelo uso do ERP.

Aumento da produtividade

A junção dessas vantagens leva a um grande aumento da produtividade. Afinal, é possível visualizar todos os segmentos do negócio em tempo real e todos os dados em um único sistema quando um novo cliente aparece. Logo, todos os departamentos já sabem o que precisa ser feito.

Por fim, com um mercado cada vez mais competitivo e um público mais exigente, é primordial que uma indústria de cosméticos planeje, programe e controle tudo o que é fabricado. Para tal, o ideal é recorrer ao PCP, que integra vários sistemas dentro de uma indústria. Ele centraliza e absorve dados, possibilitando a tomada de decisões mais adequada às demandas.

Agora que você já conhece os benefícios do PCP, sabe que é mais seguro decidir implementar essa metodologia na indústria, é importante, também, ressaltar a importância de utilizar soluções de ERP de empresas especializadas. Assim, você consegue estabelecer uma nova rotina de trabalho, com dados precisos para a tomada de decisões e muito mais segurança sobre as informações coletadas.

Aproveite que você sabe como funciona a implantação do PCP com o uso do ERP e entre em contato com a Consistem para conhecer nossos serviços!