Filtre por assunto: Gestão Inovação Tecnologia

O que é ERP educacional?

Você sabe o que é ERP educacional? Também chamado de sistema de gestão escolar, ele é, basicamente, um sistema que centraliza e automatiza as informações da empresa em um único local.

Entre as suas vantagens, podemos destacar a melhoria dos processos e uma gestão mais eficiente. Afinal, ao adotar um bom software, você economiza recursos, toma decisões mais acertadas e direciona esforços para estratégias mais efetivas de captação e retenção de alunos.

Quer entender como isso funciona? Neste texto, vamos destacar as particularidades de um ERP educacional e as suas principais vantagens para a instituição de ensino! Confira:

O que é ERP educacional

ERP pode ser entendido como um sistema de gestão para empresas. Obviamente, ele se encaixa perfeitamente na gestão de uma instituição de ensino também.

Sua principal particularidade é a integração dos diversos processos e documentos em um único lugar. Dessa forma, é possível que os gestores de uma escola tenham rápido acesso às informações dos diversos setores da empresa, como contábil, financeiro, retenção e captação de estudantes, recebimento de novos alunos, matrículas, controle de notas e históricos, entre outros.

Além disso, o software possibilita que a instituição otimize os processos de almoxarifado e recursos humanos, o que também contribui para uma gestão muito mais participativa e eficiente.

Nesse contexto, é importante destacar que o ERP é útil para pequenas, médias e grandes empresas. Hoje, o mercado conta com várias opções, então, é muito importante que você faça uma escolha de acordo com a sua necessidade, sempre alinhada aos seus principais objetivos e metas.

Como um ERP educacional pode beneficiar sua instituição?

Um bom sistema de gestão é capaz de trazer diversas vantagens para a sua escola e universidade. Até porque o software pode trazer soluções relacionadas aos professores, diretores, demais funcionários da instituição, alunos e famílias!

A seguir, você confere todos os detalhes dos benefícios de um ERP educacional.

Informações mais integradas

Por meio de um sistema de gestão escolar, a instituição poderá incluir em um só espaço informações de todas áreas da empresa. Assim, é possível cruzar dados para tomar decisões mais estratégicas, voltadas para o crescimento corporativo. Inclusive, o sistema permite que o acesso a esses dados seja devidamente autorizado e disponibilizado de forma prática e simples.

Por meio de um banco de informações centralizado, profissionais de administração, gestores educacionais, pais e alunos podem acessar tudo via computador ou dispositivo móvel, na hora e no local em que quiserem. Basta apenas ter uma boa conexão à internet!

Gestão financeira mais eficiente

A área financeira é essencial para qualquer empresa — e em uma instituição de ensino, evidentemente, isso não é diferente. Por meio de um ERP, a escola ganha muito mais eficiência na gestão dos recursos financeiros.

O recebimento das mensalidades e das demais contas, por exemplo, pode ser relacionado às contas a pagar por curso, período e/ou estudante. E esse cruzamento de dados ajuda até na realização de ações futuras em relação às receitas e despesas da escola.

Dessa forma, os gestores conseguem exercer um controle das finanças muito mais ágil e acertado.

ERP educacional fornece relatórios que apontam deficiências e acertos da instituição

Diminuição dos custos e da inadimplência

Vale lembrar que, com uma gestão automatizada, a escola evita desperdícios de recursos, o que auxilia na economia quanto aos gastos.

Além disso, o sistema também permite um maior controle dos pagamentos das mensalidades. Quando algum estudante estiver em atraso, por exemplo, será possível realizar um contato com ele para tentar chegar a um consenso.

Mais confiança e credibilidade

Um sistema ERP contribui ainda para que a instituição se comunique de forma padronizada. Isso proporciona muito mais segurança aos pais e alunos, o que também ajuda a aumentar a confiança e a credibilidade da escola, como um todo.

O software pode, por exemplo, entregar frequentemente informações sobre a evolução do aprendizado dos alunos, para tornar mais fácil o acompanhamento dos pais e familiares. Além disso, um bom sistema conta com canais de comunicação que possibilitam uma maior interação entre pais, alunos e professores. Dessa maneira, o ERP também ajuda na fidelização dos próprios estudantes.

Sempre vale lembrar que um cliente satisfeito faz propaganda gratuita do seu negócio. Isso significa, então, que você conseguirá novos alunos por meio das constantes indicações de estudantes e pais que estejam vivenciando boas experiências de aprendizado.

Facilidade na tomada de decisões

Uma vez que diversas tarefas são otimizadas e automatizadas, os processos internos são feitos de forma muito mais assertiva. Desse modo, os profissionais e os gestores educacionais ganham mais tempo para pensar no perfil da escola ou em questões que podem ser aprimoradas. E é isso que os permite tomar decisões de caráter mais estratégico, com foco no crescimento da empresa.

Por meio dos relatórios de análises gerenciais disponibilizados pelo ERP, é possível ter um panorama da performance e escola. Assim, fica muito mais fácil fazer projeções de metas futuras e tomar decisões mais assertivas, com foco total nas coisas que realmente importam.

Módulos customizáveis

Um bom ERP é aquele que se adapta à sua realidade corporativa. Uma vez que cada instituição tem uma forma de trabalho e critérios a serem priorizados, o software precisa conseguir atender a cada necessidade de forma personalizada.

Para as possíveis mudanças da instituição, isso é uma ótima notícia, pois o sistema será essencial para que as novidades sejam implementadas com mais precisão e rapidez, mantendo a força competitiva da empresa no mercado.

De uma forma geral, um bom sistema ERP é indispensável para modernizar a instituição e contribuir para que os gestores implementem ações que representarão diferenciais competitivos, contribuindo para a empresa se consolidar no mercado.

Enfim, agora que você já sabe o que é ERP educacional e quais são as suas principais vantagens, podemos concordar que essa é uma forma de levar a sua instituição a um novo patamar, certo? A reputação e a imagem da escola melhorarão substancialmente — e, como vimos, isso atrai mais pais e alunos interessados em fazer parte da escola.

Agora, se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as nossas próximas publicações nas redes sociais! Estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube e no LinkedIn.