A cada década, as gerações se renovam e, com isso, os métodos e tipos de força de trabalho também. Se, antes, as pessoas almejavam passar suas vidas inteiras dedicadas a uma empresa, hoje, buscam no trabalho a troca de experiências de qualidade e o desenvolvimento do capital humano.
Com essa mudança, os gestores devem procurar estratégias para valorizar os colaboradores a fim de reter talentos. Caso contrário, poderão perder bons funcionários para a concorrência ou para outras empresas que favoreçam o crescimento pessoal e profissional.
O que é capital humano?
Capital humano são os conhecimentos e habilidades que trazem valor para uma pessoa. Um funcionário qualificado gera inúmeros benefícios a uma empresa, pois suas ações e experiência podem trazer ótimos resultados ao negócio.
A importância de ser uma empresa que valoriza e aposta no crescimento dos colaboradores está na quantidade de talentos que ela poderá reter. Atualmente, os profissionais não consideram mais trabalhar apenas pelo retorno financeiro: as pessoas têm valorizado mais a relação das empresas com a sociedade e o aperfeiçoamento de suas competências. Por isso, é tão importante buscar estratégias de valorização.
Quais vantagens a empresa tem ao investir em capital humano?
Apostar nesse tipo de estratégia traz diversos benefícios. Além de ter profissionais mais capacitados, que trarão novos conhecimentos para o negócio e uma melhor performance no dia a dia de trabalho, também há uma enorme economia de capital e tempo, pois a alta rotatividade faz com que seja necessário investir em capacitação e treinamento de novos colaboradores.
Além disso, investir nos colaboradores amplia o ROI do negócio, pois o aprimoramento das habilidades trará mais qualidade e produtividade, impactando diretamente o desenvolvimento da empresa.
O que fazer para valorizar o capital humano?
Para trazer essa estratégia para dentro do negócio, algumas atitudes devem ser tomadas para que seus colaboradores se sintam valorizados. O primeiro passo é conhecer a equipe. Um bom gestor precisa estar ciente do potencial de cada funcionário para identificar se ele está exercendo o máximo de sua capacidade na função ou se suas habilidades poderiam ser melhor aproveitadas em outras áreas.
Definir um plano de carreira também é essencial, pois, assim, o gestor mostra aos colaboradores o caminho que deve ser percorrido para que o profissional progrida na empresa. Fazendo isso, também há benefícios para o negócio, visto que os colaboradores são incentivados a sempre melhorarem.
Outro aspecto que deve ser considerado é fornecer benefícios aos colaboradores que apresentarem um desempenho acima da média. Isso pode ser feito por meio de um valor extra na remuneração, um dia de folga ou algo que faça com que o profissional se sinta valorizado.
Como um ERP pode auxiliar?
Uma ótima forma de valorizar o capital humano é investindo em um software que automatize processos e otimize o tempo dos colaboradores. Um ERP pode auxiliar a equipe de RH a focar a gestão de pessoas e informações.
Fazendo isso, as demandas burocráticas e repetitivas deixam de tomar o tempo da equipe, permitindo que os profissionais possam se dedicar às funções que exigem inteligência e análise, como, por exemplo, conhecer melhor os colaboradores e encontrar novos talentos dentro da própria equipe.
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