Realizar uma boa gestão de contratos é essencial para a empresa ter bons resultados
Gestão 30/01/2024

Não há dúvida de que realizar uma boa gestão de contratos demanda bastante tempo das áreas jurídica e administrativa de uma empresa. Afinal, é preciso gerenciar os prazos e as cláusulas estabelecidas na negociação durante todo o ciclo de vida do contrato. Esse cuidado pode evitar armadilhas que podem levar a empresa a ter prejuízos e a correr riscos que podem arranhar seriamente a imagem do negócio.

Ciente da importância de realizar o acompanhamento das obrigações contratuais de forma assertiva e estratégica, a indústria têxtil Texneo apostou na gestão automatizada dos contratos de prestação de serviço. A inovação vem trazendo resultados muito positivos para o dia a dia da equipe e nós queremos compartilhar essa experiência com você!

Continue lendo o post e saiba mais sobre esse case de sucesso!

Leia também: Confira dicas para tornar sua gestão de contratos mais eficiente

Quais benefícios a gestão de contratos automatizada trouxe para a Texneo

Até o ano de 2022, a Texneo realizava a gestão de contratos de prestação de serviço de forma 100% manual, por meio de planilhas. A Coordenadora de Compras, Andrea Santos, conta que essa forma de trabalho fazia os processos serem muito centralizados e burocráticos.

Desde que a empresa implantou o módulo de Contratos de prestação de serviço, disponível no Consistem ERP, a melhoria na rotina foi visível. Aos poucos, a equipe está conseguindo reduzir o tempo gasto nesses processos para se dedicar a tarefas mais estratégicas.

“Com a vinda da plataforma e a opção de centralizar todos os contratos nesse módulo de contratos, a gente vai ter menos papel burocrático e de executor no dia a dia.”

Andrea Santos, Coordenadora de Compras da Texneo

Além de evitar erros manuais, a automatização também reduziu o risco de “esquecimentos” que podem prejudicar a empresa. Hoje, a equipe recebe avisos automáticos sobre o vencimento dos prazos, evitando que alguma cláusula seja descumprida.

Para o Supervisor de Compras da Texneo, Maicon Steinheuser, a solução trouxe mais agilidade e precisão à gestão de contratos, colaborando para a produtividade do time.

“Antes, nós tínhamos um processo manual, em pastas e controlado em Excel, inclusive para fazer a gestão dos vencimentos. Hoje, com o módulo de contrato, a gente estima um ganho de tempo de um a dois dias, em média, em relação a cada pedido gerado.”

Maicon Steinheuser, Supervisor de Compras da Texneo

Como era a gestão de contratos na Texneo:

  • Os contratos de compras eram armazenados na rede interna da empresa;
  • O gerenciamento dos documentos era feito por meio de planilhas;
  • As informações dos contratos não estavam disponíveis a todos os setores envolvidos de forma integrada e rápida;
  • As assinaturas dos responsáveis das áreas eram feitas por meio de uma plataforma específica;
  • Toda a gestão de validade e valores dos contratos era controlada manualmente.

Como é hoje:

  • Os contratos de compras estão centralizados no módulo de Contratos de prestação de serviço;
  • Os setores envolvidos têm acesso às informações necessárias de forma integrada e são avisados sobre validade do contrato de forma automatizada e com antecedência;
  • As aprovações dos responsáveis são feitas dentro do Consistem ERP, sem precisar de outra ferramenta;
  • Os contratos ficam armazenados digitalmente no módulo, com acesso protegido e sem risco de extravio.

Assista ao vídeo e confira o depoimento da Texneo na íntegra

E então, gostou de conhecer o case de sucesso da nossa cliente Texneo? Se você quer levar essa experiência para a sua empresa, peça agora mesmo uma demonstração gratuita e descubra todos os diferenciais do Consistem ERP!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem