A transformação digital vem impactando todas as áreas da sociedade, e isso não é diferente nas indústrias. São mudanças que ocorrem desde as transações comerciais, com o surgimento das criptomoedas, até a gestão de novas tecnologias que trazem a necessidade de as empresas se reinventarem para garantir a competitividade no mercado.
Se você tem acompanhado este cenário, já deve ter ouvido termos como Business Intelligence, Internet das Coisas, Indústria 4.0 e Big Data. Podem parecer coisas distantes do que estamos vivenciando hoje na indústria, mas a realidade é que isso tudo está acontecendo agora, e várias empresas já estão adotando práticas de acordo com essa nova realidade.
Afinal, o que é transformação digital?
A transformação digital não é o simples processo de agregar novas tecnologias. Trata-se de uma disrupção em relação à operação das empresas da forma como conhecemos atualmente. Ela envolve uma mudança estrutural nas indústrias, onde a tecnologia tem um papel fundamental. Sua maior consequência é a democratização do uso da tecnologia, por parte tanto da indústria quanto do consumidor.
Como transformar a sua indústria
Agora que você já sabe o quanto isso é importante para agregar mais valor ao seu negócio, é hora de colocar em prática algumas ações para trazer essa realidade para o seu chão de fábrica.
Defina sua estratégia
O primeiro passo é definir a sua estratégia pensando na digitalização. É importante analisar o mercado e identificar como as novas tecnologias podem impactar o seu negócio. Somente por meio de uma análise bem feita será possível definir onde você deseja chegar e qual o caminho necessário para atingir o objetivo.
Mude a cultura da sua empresa
Mas de nada adianta traçar planos e deixá-los apenas no papel. É importante fazer com que toda a empresa compre a ideia e esteja engajada em fazer acontecer. Para isso, é preciso investir pesado em uma verdadeira mudança da cultura organizacional, pois deixar a comodidade e a segurança da zona de conforto são tarefas difíceis que requerem planejamento, preparo e, principalmente, os esforços de toda a equipe.
Outro ponto importante nas mudanças é avaliar os processos. É comum algumas empresas seguirem uma tradição na hora de executar as tarefas, fazendo por anos da mesma forma. Porém, para estar aberto às inovações que a transformação digital vem propondo, é importante quebrar essa rotina e estar disposto a mudar os processos dentro da sua empresa.
Comece se perguntando: será que as etapas que eu sigo hoje ainda são necessárias? Faça uma boa pesquisa e veja o que pode ser automatizado e transformado.
Promova o desenvolvimento de habilidades
Um grande empecilho das empresas para se adequarem às novas tecnologias e processos propostos pela Indústria 4.0 é a falta de colaboradores capacitados. Por isso, é fundamental investir em treinamentos e qualificações constantes para que, ao iniciar o processo, não seja necessário abortá-lo por falta de equipe capacitada para chegar aos resultados que deseja.
Nessa etapa, o ideal é criar um plano para que o seu time desenvolva as habilidades necessárias para conduzir toda a transformação dentro da empresa.
Inicie um projeto de digitalização
Depois de colocar os planos no papel e preparar a equipe para essa transformação, é importante colocar a mão na massa. Automatizar alguns processos por meio de um software ERP, por exemplo, pode ser o ponto de partida inicial para a transformação do seu negócio.
Tudo começa de dentro para fora, desde as etapas no chão de fábrica até a experiência do cliente com o seu negócio. É importante lembrar que toda a equipe deve estar motivada e engajada na causa, não apenas a equipe de TI. Se a ideia é que a tecnologia esteja em todos os setores, é preciso que os colaboradores estejam preparados e engajados nessa transformação.
Questione a equipe sobre essas mudanças e explore novas ideias. Se você quer se destacar, quanto mais ideias de inovação você tiver, melhor será para o negócio. Não limite as transformações apenas ao chão de fábrica: traga a tecnologia para a forma de gerenciar o negócio, nas estratégias e no relacionamento com o consumidor.
Se você deseja dar o próximo passo e se manter firme no mercado, é preciso estar atento às mudanças e ao surgimento de novas tecnologias. Agora que você já sabe de tudo isso, que tal colocar em prática?