Em meio a uma economia cada vez mais globalizada, as distribuidoras precisam garantir o controle de qualidade em todas as etapas operacionais. Afinal, qualquer problema em uma das fases pode causar um gargalo imenso nos processos, atrasar os prazos de entrega, deixar os clientes insatisfeitos e arranhar a imagem da empresa.
O desafio está longe de ser simples, especialmente em um país de grandes dimensões como o nosso e que enfrenta uma série de problemas logísticos de difícil solução. Mas é possível superar as dificuldades se a empresa tiver uma visão global dos processos para identificar os problemas e promover as melhorias que forem necessárias.
Continue lendo e saiba mais sobre a importância do controle de qualidade no segmento de distribuição.
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Veja 5 ações que a sua empresa de distribuição deve adotar
Um recente relatório divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) aponta que o faturamento do setor atacadista e distribuidor foi de R$ 364,3 bilhões em 2022, o que representa um crescimento real de 12% em relação ao ano anterior.
Mas, apesar dos números positivos, a dificuldade de implantar um controle de qualidade que realmente funcione ainda é uma realidade em diversas empresas do segmento. Isso porque a distribuição das mercadorias é apenas uma das etapas de um longo fluxo, que precisa ser bem organizado internamente para não ter problema lá fora.
Nesse sentido, é possível impulsionar o controle de qualidade na sua distribuidora adotando algumas ações estratégicas. Saiba quais são elas!
Faça um bom planejamento do estoque
Como já dissemos, o controle de qualidade em uma distribuidora não se limita aos fatores externos, como entrega e distribuição. Por isso, a empresa precisa fazer uma boa gestão de estoque, pois problemas dentro do armazém se refletem, diretamente, nas outras operações.
Ter no estoque produtos em excesso, em falta ou fora do lugar pode causar retrabalho, reduzir a produtividade da equipe e gerar atrasos e erros nas entregas. Com um bom planejamento do armazém, é possível garantir o controle de qualidade e as chances de a sua empresa ter clientes insatisfeitos e prejuízos financeiros serão muito menores.
Mapeie os processos logísticos
Mapear como cada processo é realizado dentro da cadeia de distribuição é essencial para entender como os fluxos de trabalho funcionam como um todo. Procure acompanhar a execução das tarefas e avaliar alguns aspectos relevantes, como:
- entradas e saídas de materiais e dados nos sistemas;
- fornecedores logísticos;
- métodos de trabalho aplicados;
- tecnologias adotadas;
- principais clientes e demandas.
A partir dessa visão mais detalhada, você conseguirá estabelecer prioridades, identificar erros e quais são os principais gargalos. Ou seja, vai saber o que precisa melhorar para redesenhar os processos, se for preciso.
Estabeleça indicadores de desempenho
Os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Desempenho) servem para mensurar e monitorar o desempenho da organização. Esses indicadores são essenciais para garantir o controle de qualidade e apoiar os gestores na tomada de decisões estratégicas.
Você pode estabelecer algumas métricas principais para abarcar as metas estratégicas, como: prazo de entrega, satisfação dos clientes, rupturas e custos operacionais, controle de ociosidade e outros que você considerar importantes para a empresa.
Invista em tecnologias de gestão
Saber gerenciar dados é essencial para melhorar o controle de qualidade e tornar o negócio mais estratégico, adaptando-o às demandas do mercado. Para isso, a empresa deve contar com ferramentas adequadas para mensurar, monitorar e analisar os resultados.
Uma das tecnologias que podem tornar o planejamento da distribuidora mais eficaz é o ERP. Essa solução permite o acesso a informações centralizadas e integradas, colabora na padronização dos processos e reduz tarefas manuais e repetitivas, evitando desperdícios e falhas.
Leia também: Como escolher o melhor ERP para o seu negócio?
Qualifique a equipe
Por mais intuitivas e assertivas que sejam as ferramentas utilizadas na gestão da sua distribuidora, elas não fazem milagre se os colaboradores não souberem utilizá-las. Nesse sentido, é imprescindível investir na capacitação da equipe para lidar com as novas tecnologias.
Também é importante a empresa promover outras iniciativas que estimulem o time a conhecer a cultura, políticas internas, processos e objetivos da organização. Dessa forma, todos trabalharão alinhados às metas da empresa, melhorando os resultados.
Conte com o Consistem ERP na gestão da sua distribuidora
Não há dúvida de que a tecnologia é um grande apoio para garantir que os processos da sua distribuidora sejam mais assertivos. Nesse sentido, contar com uma ferramenta como o Consistem ERP pode fazer toda a diferença na sua gestão, tornando-a muito mais inteligente.
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