Escolher o ERP ideal torna a rotina da equipe mais produtiva
Gestão 17/11/2023

Não há dúvida de que a tecnologia é uma grande aliada da gestão da empresa. Os sistemas ERP são um grande exemplo de solução tecnológica capaz de simplificar processos, integrar áreas e reduzir custos. Porém, é importante avaliar alguns critérios na hora de escolher o ERP ideal, que atenda, de forma efetiva, as demandas do negócio.

Quando a empresa não conta com um software adequado às suas necessidades, ela deixa de aproveitar ao máximo o seu potencial de faturamento. Um estudo da consultoria de gestão Aberdeen Group aponta que a falta de um ERP adequado pode fazer a empresa faturar até 30% a menos do que poderia.

Funciona como uma reação em cadeia:

1) O ERP melhora a eficiência operacional;
2) A eficiência operacional reduz custos;
3) A redução de custos aumenta o lucro.

Além disso, escolher um software inadequado pode trazer uma grande dor de cabeça para a empresa. Isso porque, em pouco tempo, a organização precisará substituir a solução e a equipe terá que se adaptar a um novo ERP. Isso demandará mais tempo de treinamento e, durante esse período, o time não vai usufruir plenamente dos recursos oferecidos pela solução.

Mas, afinal, o que você deve considerar para escolher o ERP ideal para a sua empresa? Continue lendo e descubra!

4 critérios para escolher o ERP ideal para o seu negócio

Um bom ERP (Enterprise Resource Planning) integra todas as áreas da empresa, do chão de fábrica à gestão administrativa. A ferramenta é indispensável para quem busca o aumento de produtividade e eficiência, o acesso facilitado e interconectado dos dados do negócio e o controle total dos processos.

Hoje em dia, existe uma grande variedade de ERPs disponíveis no mercado, mas isso não quer dizer que todas estão preparadas para atender o seu negócio. Portanto, é importante ficar atento a alguns critérios para escolher o software de gestão ideal para o seu negócio.

Confira quais pontos você deve verificar para investir na melhor solução.

Defina os objetivos

O primeiro passo para escolher o melhor ERP para o seu negócio é definir quais são os objetivos da empresa. A empresa não está conseguindo mais controlar os processos por meio de planilhas? O negócio já possui um ERP, mas ele não atende as necessidades da equipe? A organização não está conseguindo se manter em dia com as obrigações fiscais?

Responder a essas perguntas é essencial para avaliar se o ERP irá solucionar os desafios da empresa.

Leia também: Boas práticas para uma gestão administrativa e financeira eficiente na indústria

Mapeamento dos processos ajuda a escolher o melhor ERP

Mapeie todos os processos

Mapear os processos já existentes e levantar quais precisam ser criados ou ajustados é fundamental para que a escolha do ERP seja mais rápida e precisa. Defina quais as áreas ou processos são prioritários e, a partir daí, avalie quais atividades podem ser otimizadas usando o ERP.

Com base no mapeamento, os fornecedores do ERP vão avaliar os processos para oferecer a melhor solução. Assim, você conseguirá saber se a implantação da ferramenta vai mesmo impactar positivamente o time.

Analise o custo-benefício

Avaliar o custo-benefício do ERP é essencial para escolher o software ideal para a sua empresa. É preciso saber quais funcionalidades ele oferece, se haverá a necessidade de realizar customizações e quais treinamentos sua equipe precisará fazer.

Também é necessário definir quantos usuários terão acesso ao sistema. Isso ajudará a determinar as licenças necessárias, os níveis de acesso e o suporte que a sua empresa precisará receber. Afinal, essas questões impactam diretamente no preço da solução e na adequação dela ao tamanho da sua emrpesa.

Avalie a reputação do fornecedor

Verifique a reputação do fornecedor no mercado e como são os suportes técnico e de atendimento oferecidos. Converse com empresas que já são clientes da empresa, para confirmar se o fornecedor atende adequadamente às necessidades delas.

Vale ainda conhecer o perfil do time de implantação. Ele precisa entender as suas necessidades, conhecer os processos e saber quem são os responsáveis por eles. Assim, a comunicação será mais simples, clara e direcionada.

Leia também: As 5 principais etapas de implantação de um ERP

Consistem: a parceira ideal para o seu negócio

Automatizar processos é, sim, essencial para tornar a gestão da empresa mais estratégica. Mas, para enfrentar os desafios do mercado, o seu negócio também precisa de um parceiro que entenda os objetivos da organização e que realmente ouça a pessoa usuária para solucionar as dificuldades dela no dia a dia.

A Consistem possui soluções projetadas para otimizar cada etapa da operação das empresas. Nossas ferramentas adaptam-se a diversos segmentos de mercado e possuímos grande experiência na missão de tornar a gestão das empresas mais inteligente.

Seu negócio está precisando descomplicar os processos de gestão? Então, solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do Consistem ERP e descubra por que a Consistem é a escolha certa para alavancar seus resultados!

 



Consistem


Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem