Tecnologia 16/05/2023

A prevenção de perdas e ERP são assuntos conectados e aliados.

A prevenção de perdas é uma preocupação constante para empresas de todos os setores e tamanhos e exige que os gestores tenham uma visão macro dos processos para combater a origem desses custos desnecessários.

As fontes das perdas podem surgir de diferentes formas, desde perdas financeiras até perda de produtividade, passando por perdas administrativas e comerciais, e podem ter um impacto significativo na saúde financeira da empresa, afetando o crescimento e o faturamento.

Para ajudar a combatê-las, o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser um excelente e indispensável aliado.

Esses sistemas oferecem benefícios significativos como a integração de setores da empresa, o gerenciamento de estoque, a previsão de demanda e a análise de dados, o que pode ajudar a prevenir as perdas e a aumentar a eficiência da empresa.

A seguir, exploraremos como a prevenção de perdas pode ser otimizada por meio da implementação de um sistema ERP e veremos os principais benefícios que essa abordagem pode trazer para a empresa.

Como o ERP atua na prevenção de perdas

A adoção de um sistema ERP pode ser um passo importante para otimizar a gestão de prevenção de perdas em uma empresa.

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que integra e gerencia diversas áreas da empresa, como finanças, recursos humanos, produção e logística.

Por meio do ERP, é possível ter uma visão completa da empresa, o que permite tomar decisões mais eficientes e com base em dados precisos.

Nesse sentido, o ERP pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a identificar e minimizar riscos.

Benefícios dos sistemas ERP na prevenção de perdas

Veja, a seguir, 4 exemplos de como você pode explorar os recursos do sistema na prevenção de perdas.

1. Perdas por falta ou excesso de estoque

É possível monitorar o estoque de produtos em tempo real, identificar itens com baixo giro e gerenciar de modo mais eficiente os pedidos de reposição.

Isso ajuda a evitar a perda de vendas devido à falta de estoque, bem como reduzir a necessidade de estoque excessivo que pode levar a perdas financeiras.

Outra forma em que o ERP pode ajudar na prevenção de perdas é fazendo a análise de dados de vendas e históricos de compras. Ao identificar tendências de mercado e prever a demanda futura, é possível combater a perda de vendas e mercadorias por excesso ou falta de estoque.

Além disso, o ERP pode ajudar a identificar clientes inativos ou com baixo volume de compras, permitindo que a empresa tome medidas para reativá-los.

2. Perdas por fornecedores inadequados

O ERP também pode ajudar a melhorar a gestão de riscos relacionados à cadeia de suprimentos ao rastrear e monitorar o histórico de fornecedores e seus desempenhos.

A medida garante que a empresa trabalhe com fornecedores confiáveis ​​e de qualidade, reduzindo o risco de atrasos ou perda de estoque.

3. Perdas por falhas na gestão da manutenção industrial

O sistema de gestão também pode ser extremamente útil na manutenção industrial oferecendo recursos para agendamento de manutenções preventivas, gestão de ordens de serviço, acompanhamento de peças de reposição e monitoramento de desempenho de equipamentos, atuando na prevenção de perdas devido a falhas mecânicas, no aumento da vida útil dos equipamentos e na redução do tempo de inatividade.

Leia também: Como o ERP pode ajudar na gestão da manutenção industrial.

4. Perdas financeiras

Outro aspecto importante da prevenção de perdas é a gestão de riscos financeiros. Com o auxílio do ERP, é possível monitorar e gerenciar fluxo de caixa, identificar e prever problemas financeiros e analisar o desempenho financeiro da empresa.

Com essas informações, o gestor pode tomar decisões mais assertivas e proativas para evitar que a empresa perca dinheiro.

Conheça o Consistem ERP

O sistema ERP da Consistem é uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a prevenirem perdas em todas as áreas, incluindo administrativas, comerciais e de produtividade.

Com funções e módulos que atendem a diferentes segmentos do mercado, o Consistem ERP oferece uma série de recursos para automatizar processos, aumentar a eficiência e reduzir custos.

Além disso, o sistema fornece relatórios detalhados e análises de dados em tempo real, permitindo que a empresa tome decisões mais precisas e rápidas.

Entre em contato e agende uma demonstração gratuita para conhecer os diferenciais de um sistema de gestão completo e integrado, feito para o seu negócio.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem