Otimizar a organização do estoque.
Gestão 25/11/2019

Manter o estoque organizado é um desafio que requer muito esforço e dedicação. Mas também é uma estratégia muito eficiente para empresas que desejam evitar prejuízos, complicações contábeis e maior satisfação dos clientes.

No mercado, existem ferramentas extremamente úteis para auxiliar neste processo, o ERP é uma delas. Com uma boa gestão de inventário é possível acompanhar em tempo real a entrada daquilo que entra e sai da empresa de forma muito mais eficiente e simplificada.

O que é um inventário de estoque?

Se trata de uma prática que auxilia a manter o controle das mercadorias e a gerenciar melhor o estoque. Ela funciona da seguinte forma: é feita a identificação, classificação e contagem dos produtos disponíveis no estoque da empresa e depois esses dados são comparados com os registros de entrada e saída de mercadoria para verificar se os números batem.

Quais os benefícios de fazer o inventário de estoque?

O maior problema que ocorre com a má gestão de um estoque são os desperdícios, a administração eficiente fará com que isso seja evitado, trazendo maior lucratividade para o negócio. Com mais organização é possível realizar compras mais assertivas em função da disponibilidade dos produtos em estoque.

Além disso, a equipe de vendas poderá realizar ações específicas para produtos parados ou próximos à data de vencimento, evitando perdas. Outro ponto importante é a identificação de divergências, tendo maior precisão é possível identificar divergências com mais rapidez, apurar suas causas e fazer os ajustes necessários antes que vire um problema ainda maior.

Qual período correto para fazer o inventário?

Tendo um software de gestão é possível identificar qual o período ideal para dar início a um inventário, ou seja, no momento em que a movimentação está muito baixa. Seja um final de semana ou feriado, o importante é encontrar uma data estratégica que não venha a comprometer a execução de outras tarefas.

Separe os itens por categorias

Para facilitar ainda mais a contagem é fundamental facilitar seus itens por categorias. Não apenas para este período mas também no dia a dia, essa organização mais eficiente facilitará a separação e embalagem dos produtos.

Além disso, classificá-los de forma detalhada, com a criação de códigos e uma descrição detalhada da mercadoria irá auxiliar a ter um controle melhor e evitar perdas de materiais. É importante que a descrição tenha informações como tamanho, marca, peso, quantidade, preço e outros dados que julgar necessários e importantes.

Com o auxílio de um ERP e fazendo periodicamente o inventário de estoque será possível manter a organização e ser mais assertivo nas vendas, lucratividade e tomada de decisões. Agora que você já sabe a importância dessa ação, marque agora mesmo com seus colaboradores no calendário a execução desta ação.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem