Empreendedor buscando implantar ERP na empresa.
Gestão 27/06/2019

A implantação de um sistema ERP nas empresas passa por diversas etapas antes mesmo da escolha do fornecedor do software, sendo que o primeiro passo é a identificação do momento certo e os benefícios da adesão ao Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

No segundo momento, após decidir pela compra do seu sistema ERP, é necessário “arrumar a casa”. Ou seja, você precisa se organizar e preparar sua indústria para receber uma implantação com consultoria em gestão. Quer saber o que isso significa?

Então acompanhe com a gente o conteúdo de hoje e saiba como implantar um ERP na sua empresa sem ter dores de cabeça.

Etapas importantes para implantar um ERP

Mapeie os processos da sua indústria

Você deve mapear todos os processos atuais da sua operação de forma organizada para que o profissional – ou a equipe responsável pela implantação do sistema ERP na sua indústria – possa entender, de forma clara, como seu negócio funciona.

Essa etapa inicial é crucial para o sucesso da implantação, já que ela dará as visões macro e micro do negócio para os responsáveis por este importante projeto traçarem um caminho para a implantação do sistema na sua fábrica.

A partir disso, é possível definir quais são os módulos adequados, as funcionalidades que deverão ser disponibilizadas e iniciar a customização e parametrização para melhor atender aos objetivos estratégicos.

Solicite a participação do gestor e dos colaboradores

O ERP requer um trabalho conjunto para que funcione de forma efetiva. Assim, para operar esse software, é necessário que gestores e colaboradores deem suas opiniões para adequar o sistema às necessidades que a empresa possui.

Prepare a equipe

A implantação de um sistema ERP industrial não depende apenas do analista que irá fazer a implantação. Esse é um processo que precisa de empenho e participação ativa da sua equipe.

Empreendedor pesquisando como implantar ERP na sua empresa.

Sendo assim, é fundamental planejar alocar uma ou mais pessoas como responsáveis pelo projeto. Dessa forma, o processo irá fluir muito melhor e você não irá desperdiçar horas de implantação e, consequentemente, irá economizar recursos.

Invista em formação

Antes de liberar o seu novo software para uso por toda a empresa, vale a pena investir em alguns usuários e treiná-los. Caso os funcionários não sejam orientados da maneira correta, eles vão demorar muito mais tempo para utilizar o software corretamente.

Na prática, isso significa que você terá um grande sistema, mas que será mal aproveitado.


Sabendo melhor como fazer a implantação de um ERP, compartilhe conosco suas impressões a respeito do tema. Conte para a gente nos comentários o seu ponto de vista. Queremos saber o que você pensa a respeito dessa ferramenta.

engajamento de usuários na troca de erp

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem