Gestão, Tecnologia 21/03/2017

Enterprise Resource Planning ou, simplesmente, ERP. Essas três letras são capazes de contribuir com o crescimento sustentável do seu negócio. Isto porque, os modelos de ERP integrado automatizam processos, reduzem custos, integram  departamentos e informações de diferentes áreas, auxiliando na tomada de decisão.

Um sistema ERP pode oferecer diversos benefícios para sua empresa. E hoje, separamos seis deles para você analisar e compreender a importância de implantar a solução no seu negócio. Acompanhe!

Mantenha todas as informações em uma única plataforma com o ERP integrado

Imagine que você tenha uma empresa que conta com diversos sistemas, um para lidar com contas a pagar, um para gerenciamento do estoque, um para controle de vendas, e assim por diante.

Ao invés de utilizar uma infinidade de softwares isolados, um para cada departamento da organização, não seria mais eficiente contar com apenas uma solução integrada que atenda a toda gestão? É justamente isso que uma solução de ERP integrado oferece. Ele integra todos os departamentos, tornando a comunicação interna mais direta e menos custosa.

Redução de erros de gestão

Há algo mais chato do que ter que refazer aquele projeto que já demandou horas da equipe? Com um sistema ERP integrado você diminui os retrabalhos, porque a ferramenta elimina a necessidade de atribuir a mesma informação duas vezes, diminuindo a margem de erros.

homem de terno segura tablet e outro ao lado segura caneta e papel com gráficos avaliando as vantagens de um ERP integrado

 

Com o ERP integrado é possível também ter indicadores que apontem os processos a serem melhorados em termos de produtividade da equipe, permitindo uma aprofundada análise de desempenho, além de saber os índices de ociosidade e desperdício de tempo. E com isso, fica muito mais fácil efetuar os devidos ajustes, alocando o funcionário certo para a demanda de trabalho correta.

Entre as vantagens do ERP integrado está a redução de custos

Em tempos de recessão e instabilidade, a redução de custos passa a ser uma preocupação e fator de extrema importância para a maioria das empresas. Essa tarefa pode demandar esforços, quando o gestor não conta com as ferramentas corretas.

Nesse sentido, um sistema ERP é um grande aliado. Ele permite que você tenha em mãos informações completas sobre o seu negócio de ponta a ponta, pois gera relatórios e visões abrangentes para que os custos de cada setor sejam avaliados. Assim será possível cortar gastos, despesas desnecessárias e redirecionar investimentos em ações que lhe tragam mais rentabilidade.

Gerenciamento das notas fiscais

Conforme sua empresa vai crescendo, algumas tarefas precisam ser automatizadas, a emissão de notas fiscais, por exemplo, acaba se tornando uma tarefa bastante demorada e passível de erros humanos. Com a integração de um sistema de ERP integrado, basta configurar uma tabela com os valores de impostos e ele calculará automaticamente, acelerando o processo da equipe de vendas.

Apoio à tomada de decisão

Um bom sistema de gestão oferece visualizações gráficas das principais informações da empresa. Você poderá analisar a situação do seu negócio com rapidez e eficiência, sem correr o risco de cometer equívocos na hora de tomar decisões.

equipe em volta da mesa em reunião de ideias verifica as vantagens de um ERP integrado

Com o apoio de um ERP integrado será menos complicado determinar quais são as áreas que merecem mais investimentos, quais custos e despesas podem ser reduzidos sem afetar a qualidade das atividades realizadas pelos colaboradores, detectar falhas nos processos e determinar as causas para os principais problemas de sua empresa.

Possibilidade de controle sobre o ciclo de produção

O sistema auxilia no planejamento da empresa e de seu ciclo produtivo. Através de uma administração minuciosa de cada etapa do processo de produção ou de um serviço, as empresas podem conseguir resultados mais satisfatórios e melhorar a qualidade do artigo oferecido.

Um sistema ERP pode oferecer muito mais benefícios para o se negócio. Acesse nosso site e conheça as soluções desenvolvidas pela Consistem e veja o que podemos oferecer para o seu segmento.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem