Gestão 07/10/2021

Domínio masculino no setor, falta de modelos de inspiração para seguir, diferença de salário entre gêneros e ausência de flexibilidade. Esses são alguns dos motivos apontados pela pesquisa Women in Technology 2021, da Michael Page (empresa especializada em recrutamento) para que as mulheres latino-americanas ainda sejam minoria no mercado de trabalho da tecnologia da informação.

Segundo a UNESCO, apenas 30% das mulheres fazem parte da indústria ou área de tecnologia atualmente. Essa desigualdade tem um peso fundamental para o desenvolvimento dos processos de inovação nas empresas.

E elas – as empresas – sabem disso. Por essa razão, há um esforço concentrado das organizações em estimular a mão de obra feminina no mercado da tecnologia e compreender os fatores que fazem com que a participação desse gênero em funções que exigem formação tecnológica seja baixa.

Leia também: O que são soft skill e como desenvolver

Para mudar esse cenário, há diferentes caminhos e todos eles devem ser trilhados para que as mulheres se interessem mais por esse mercado.

A seguir, separamos algumas previsões que prometem dar ao futuro das mulheres na tecnologia uma perspectiva mais positiva.

  1. Programas de inclusão devem promover maior participação das mulheres na gestão e liderança

“Uma transformação tecnológica de fato só será possível se tivermos uma maior participação do olhar feminino sobre a área.” A afirmação é de Mauren Bedoya, presidente da Hub Leaders.

De fato, cada vez mais empresas estão se dando conta da importância de equilibrar suas equipes com mulheres, a fim de que elas tragam uma visão diferente para a resolução de problemas e criação de soluções no universo tecnológico.

Nesse sentido, as organizações passaram a ampliar seus programas de inclusão buscando maior participação desse público em cargos de gestão e liderança.

O Google, por exemplo, reconhece essa necessidade e promove o treinamento Mulheres na Tecnologia, uma iniciativa gratuita da plataforma Cresça com o Google.

Leia também: 6 profissões do futuro para a área de tecnologia

  1. Participação feminina na área de tecnologia deve ultrapassar a masculina em 10 anos

Uma pesquisa publicada pela Revelo mostrou que, em 2020, apenas 12% das vagas na área eram ocupadas por profissionais mulheres. Apesar de ainda ser um número pequeno, o índice de crescimento é alto, se comparado a outros anos.

De acordo com os dados levantados, entre 2014 e 2019 a participação feminina no setor cresceu 60%. Portanto, a tendência é de que em 10 anos o número de desenvolvedoras, programadoras, engenheiras de produto, cientistas e gestoras do setor tecnológico supere o número de homens nas mesmas funções. A previsão é do Ipea.

  1. Preconceito e machismo serão melhor combatidos

Um dos desafios que desencorajam as mulheres a escolher uma carreira na área de tecnologia está ligada ao preconceito e machismo no ambiente de trabalho. Desde pequenas, as crianças são ensinadas de que a área é difícil e, portanto, mais adequada a homens.

Com a gradativa transformação da sociedade, esse paradigma está sendo quebrado e, atualmente, as meninas estão sendo incentivadas a ingressar em cursos de programação, robótica e eletrônica.

A longo prazo, esse trabalho de base trará como resultado ambientes de trabalho mais acolhedores para o gênero, com profissionais femininas sendo referência e inspiração para outras mulheres.

Mas, importante lembrar: para que isso de fato se torne realidade, as empresas terão que unir esforços para combater atitudes machistas de seus colaboradores e equiparar os salários de homens e mulheres.

Como eu, mulher, posso me preparar para o futuro da tecnologia?

Estar ciente de que é preciso se preparar para ocupar o mercado de trabalho da tecnologia já é um grande passo.

Para galgar o caminho do sucesso nessa área, se destacar e se tornar referência para outras profissionais, anote as dicas:

Procure escolas com mentoras

Se você ainda não ocupa o cargo que deseja, busque por uma mentora que possa ajuda-la a planejar os próximos passos da sua carreira.

Não pare de se atualizar

Acompanhar as atualizações na área de TI é um grande diferencial competitivo, uma vez que novas linguagens de computação, metodologias e tecnologias surgem a cada instante.

Busque por ambientes acolhedores

Se envolva em eventos e cursos pensados por e para mulheres, para desenvolver o senso de pertencimento e fortalecer suas escolhas na área.

De acordo com dados da Brasscom, em apenas três anos a demanda por profissionais de tecnologia no Brasil será de 420 mil profissionais, sendo que a média de especialistas dessa área é de apenas 46 mil ao ano, ou seja, será preciso 10 anos para formar o que o mercado irá precisar em breve. Portanto, prepare-se e aguarde as oportunidades que irão surgir.

Aqui, na Consistem, você encontra algumas dessas oportunidades.

Acesse a área Trabalhe Conosco em nosso site, confira quais vagas estão abertas e cadastre seu currículo. Já segue a gente no Instagram? Por lá, compartilhamos as novas vagas para que você saiba em primeira mão.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem