Inovação 29/03/2021

Mais velocidade e mais simplicidade. Essas duas vantagens são unanimidade entre os clientes do Consistem ERP que estão utilizando o Cenário de Entrada de Notas Fiscais para automatizar todo o processo de escrituração fiscal e contábil do próprio negócio.

O módulo implementado na versão anterior do sistema recebeu melhorias na versão 6.12, lançada para facilitar ainda mais a entrada de notas. A seguir, você vai entender mais sobre como essa funcionalidade opera e como aproveitar todas as suas vantagens.

O que faz o módulo Cenários de Entrada de Notas Fiscais

Adicionado à versão 6.11 do ERP Consistem, esse módulo é responsável pelo processo de automatização da escrituração fiscal, contábil e dos suprimentos/estoques dos documentos fiscais recebidos pela empresa com arquivo XML.

Essa implementação do ERP possibilita ao profissional da área definir previamente quais dados devem ser aplicados na escrituração de cada documento fiscal recebido. Uma de suas vantagens é fazer de modo rápido e prático o ajuste de cada tributo de maneira individualizada sempre que houver alterações no Código Tributário Nacional – algo bem comum de acontecer.

Essa facilidade garante a imediata aplicação da alteração da legislação de modo prático e seguro, evitando aquelas surpresas desagradáveis para o setor de contabilidade no fechamento mensal e anual das apurações e das diversas obrigações acessórias que as organizações têm o dever de apresentar regularmente ao fisco.

Como utilizar o módulo Cenário de Entrada de Notas Fiscais

O módulo é fácil de utilizar e bastante intuitivo. O primeiro passo é definir no Cenário de Entrada qual parametrização deve ser utilizada no registro do documento, para qual local de estoque/almoxarifado o item deve ser alocado e qual tributação deve ser aplicada em cada nota de compra.

Inclusive é possível definir os dados de tributação e estoque individualmente para cada item da nota fiscal, qual tributo terá ou não crédito e toda a codificação das diversas situações fiscais (CST) dos itens adquiridos, que deve ser escriturada para atender ao sistema de escrituração fiscal digital (EFD/SPED). O Cenário de Entrada abrange também todo o processo de retorno e cobrança dos serviços terceirizados e o conta-corrente de itens.

Para a aplicação de cada Cenário de Entrada, são criadas regras que podem ser baseadas em diversas fontes de informações. Entre elas, as categorias e o regime de tributação dos fornecedores. Para os casos de tributação diferenciada na entrada de acordo com o item ou o bem adquirido, o módulo dá a opção de criar regras pelos grupos de máscaras de itens e por item.

Outra facilidade é a criação de regras com base nos dados constantes no arquivo XML na nota fiscal. São várias opções para a criação das regras de entrada, e cada uma delas foi cuidadosamente pensada e disponibilizada no ERP para facilitar a aplicação da automatização.

O que pensam os clientes que já utilizam o Cenário de Entrada

Falando com base na experiência dos clientes que já estão utilizando o módulo, o Cenário de Entrada trouxe uma leveza ao processo e uma tranquilidade para as equipes de trabalho, que passaram a contar com maior segurança no processo de escrituração dos documentos, atendendo assim, de modo eficiente, à demanda interna de cada departamento, seja ele produtivo ou de apoio, e claro ao burocrático fisco na transmissão das diversas obrigações acessórias.

Um desses clientes que aproveitam as vantagens do módulo no dia a dia da empresa é Marcelo Mattos, contábil da Fakini Malhas. Segundo Mattos, “com a implementação dos cenários no portal fiscal, foi possível dar mais agilidade e assertividade para os lançamentos das notas fiscais. O que antes o operador tinha que passar por todos os campos, muitas vezes inserindo informações, agora basta inserir apenas poucas informações e o documento está pronto para o lançamento. Em suma, a melhoria trouxe mais velocidade e simplicidade”.

Agora, com o lançamento da versão 6.12 do Consistem ERP, novas melhorias foram adicionadas a esse módulo. A seguir, você vai conhecer o que muda no Cenário de Entrada de Notas Fiscais com a nova atualização.

As melhorias no Cenário de Entrada de Notas Fiscais na versão 6.12 do Consistem ERP

O processo de entrada de nota exigia conhecimento fiscal para a realização do procedimento, necessitando sempre do acompanhamento de um colaborador especializado. Com a implementação dos Cenários na versão 6.11, houve um ganho muito grande em produtividade.

Na nova versão (6.12), o Cenário de Entrada recebeu novas funcionalidades, como a sugestão automática de dados da capa do documento fiscal e também dos itens, utilizando o conceito de cenários e regras de entrada com a combinação dinâmica na procura do cenário.

Outra novidade é a criação de três novos cadastros. O cadastro de grupo de CFOPs – Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços (CCESN235) – torna possível criar um grupo de CFOPs que podem coexistir no mesmo documento fiscal.

O cadastro de operação de entrada (CCESN236) torna possível cadastrar um agrupamento de CFOPs e/ou Grupo de CFOPs que compartilham do mesmo cenário fiscal. Já no cadastro de Regra de Entrada, pode ser configurada toda a estrutura de busca dos cenários que serão aplicados nos documentos fiscais que darão entrada pelo Portal Fiscal.

Aproveite para atualizar sua versão do Consistem ERP e utilizar todas as melhorias para otimizar o seu negócio. Se desejar o suporte de um consultor Consistem para realizar o procedimento de atualização, mande uma mensagem e agende antecipadamente uma consulta.

Descubra todas as mudanças do Consistem ERP 6.12

É importante lembrar de que, a partir de agora, a versão 6.9 ficará indisponível, deixará de receber suporte e não terá atualização de legislação.