Tecnologia 30/05/2019

Com os constantes avanços tecnológicos, a gestão empresarial tem se tornado cada vez mais eficiente, automatizada e ágil. Afinal, as empresas têm disponíveis diversas soluções inovadoras, como ERP e CRM.

Embora sejam ferramentas tecnológicas de aplicação bastante comum dentro das empresas, elas têm funções bastante distintas e características próprias. No entanto, quando utilizadas de modo conjunto, podem auxiliar no crescimento dos negócios.

Explicando como o ERP e CRM funcionam na prática

Enquanto o CRM é um sistema focado no relacionamento com o cliente, gerenciamento de vendas, marketing e atendimento ao cliente, o ERP abrange a gestão de processos internos da empresa, incluindo finanças, estoque, recursos humanos e produção.

Com objetivos distintos, ambos atuam de maneiras diferentes na organização, como você pode ver a seguir.

O que é CRM?

Manter um relacionamento positivo com o cliente será sempre uma das maiores preocupações do empresário que deseja aumentar a receita do seu negócio.

Para isso, é importante entender as necessidades do público-alvo reduzindo sua jornada de compra de modo mais rentável e, é claro, fornecendo um atendimento diferenciado.

Foi com base nesse conceito de relacionamento com o consumidor que surgiu a ideia do sistema de CRM, uma solução tecnológica para facilitar o trabalho de toda a equipe de vendas, melhorar a gestão de relacionamento com o cliente, automatizar tarefas e elevar a produtividade dos processos da empresa.

Quais são as vantagens do CRM?

  • Organiza os processos da equipe de vendas: o CRM tem um conjunto de funcionalidades capazes de automatizar tarefas operacionais cotidianas.
  • Reduz o índice de erros: a organização que o CRM proporciona gera impactos positivos que podem ser rapidamente percebidos, como a redução de equívocos cometidos por falha humana.
  • Aumenta a produtividade: a integração do CRM é capaz de auxiliar a equipe de vendas a atingir suas metas de modo muito mais ágil e produtivo, já que a maioria das atividades repetitivas e complexas é automatizada pelo sistema.
  • Gerencia as oportunidades de vendas: muito utilizado pelo departamento de marketing, o CRM tem recursos avançados para gerenciar os dados sobre leads, prospects e clientes, proporcionando as informações necessárias para melhorar a tomada de decisões e a criação de melhores estratégias de prospecção.

De modo geral, essa ferramenta fornece todo o auxílio para que o negócio compreenda a jornada do consumidor e desenvolva técnicas de vendas eficientes para, assim, converter e até mesmo fidelizar clientes.

O que é ERP?

Enquanto o CRM foca a otimização dos processos de vendas e marketing da empresa, o ERP tem um conceito um pouco mais amplo, atuando como uma solução tecnológica para os mais variados setores do negócio, como: gestão de pessoas, financeiro, administrativo, contábil, compras, TI, entre outros.

ERP é a abreviação do termo em inglês Enterprise Resource Planning e seu intuito é conectar os fluxos de informação de todos os departamentos do negócio em um só sistema, alimentando os servidores com dados estratégicos e reduzindo os esforços no que se refere ao compartilhamento de informações.

Ou seja, o ERP aumenta a perspectiva dos gestores e torna a tomada de decisões da empresa muito mais ágil, segura e assertiva.

Como o ERP funciona na prática?

Imagine a seguinte situação: o departamento de recursos humanos faz o cálculo da folha de pagamento, e automaticamente o departamento financeiro recebe a informação.

Isso permite que os responsáveis saibam quais ações devem realizar para que o pagamento dos colaboradores seja feito de maneira precisa e correta. Ou seja, os dois departamentos trabalham em conjunto sem precisarem estar fisicamente presentes no mesmo local.

O processo de automação não somente poupa tempo e aumenta a produtividade da empresa, como também economiza recursos valiosos e mantém o negócio sustentável, já que elimina a necessidade de uso de papel, tinta, impressões, material de escritório e deslocamentos entre os setores.

Qualquer empresa com visibilidade de crescimento e que pretenda se manter competitiva no mercado em que atua sabe que a implementação de um sistema ERP é um investimento com ótimo custo-benefício e altíssimo índice de retorno, pois o aumento de produtividade, a eficiência e a redução de custos a médio prazo são expressivos.

Quais são as vantagens do ERP?

  • Une todo o conhecimento organizacional: ao implementar uma ferramenta ERP na empresa, o negócio alcança eficiência na distribuição de dados estratégicos, além de reduzir o retrabalho.
  • Integra diversos setores em um só ambiente virtual: os processos se tornam mais fluidos, ágeis e seguros já que os departamentos compartilham suas informações em tempo real.
  • Reduz custos significativos: evita o desperdício de materiais para operação do negócio, diminui a jornada de trabalho eliminando horas extras e ociosidade de recursos tecnológicos, além de tornar o fluxo de atividades muito mais direto.
  • Alinha estratégias: o fato de os gestores conseguirem acompanhar todas as informações em tempo real facilita o alinhamento de estratégias em toda a organização.
  • Otimiza a análise de dados: um sistema ERP eficiente é equipado com diversos recursos gerenciais que criam relatórios precisos sobre todos os resultados da empresa, dando uma perspectiva ampla sobre todas as operações do empreendimento e ajudando até mesmo a projetar o futuro do negócio com base em uma análise de dados pertinente aos períodos anteriores.

 

Por que integrar as duas tecnologias pode aumentar a efetividade da empresa?

Em vez de enxergar a diferença entre CRM e ERP, por que não integrar as duas tecnologias em uma só ferramenta visando aumentar a efetividade da empresa, não é mesmo?

Afinal, as duas soluções tecnológicas oferecem recursos de padronização e automação de processos, o que pode ser muito útil para gerenciar informações relevantes, otimizar as estratégias de relacionamento com seus leads, prospects e clientes e proporcionar um ambiente perfeito para fidelizar os consumidores à marca.

Além disso, a utilização de uma ferramenta integrada à nuvem torna a gestão desses relacionamentos muito mais prática, ágil e sustentável, diluindo gastos e elevando a flexibilidade mediante as necessidades do negócio.

A integração do CRM em um sistema ERP permite que:

  • O fluxo de informações da empresa seja alavancado.
  • A performance da equipe de vendas e dos outros setores seja otimizada.
  • Os resultados da empresa, de modo geral, aumentem, tornando o negócio competitivo diante de seus concorrentes.

Como fazer a integração ERP e CRM?

Algumas soluções de sistemas de gestão, como o Consistem ERP, já possuem um módulo de CRM nativo (veja mais no próximo tópico), tornando dispensável qualquer tipo de integração.

Se esse não for o caso, é preciso integrar os dois recursos, conforme as orientações a seguir:

  • Escolha um software ERP e um CRM que possuam APIs (Application Programming Interface) abertas e compatíveis.
  • Configure as APIs para se comunicarem e trocarem dados em tempo real.
  • Identifique quais informações serão compartilhadas entre os sistemas, como dados do cliente, histórico de vendas e estoque.
  • Treine sua equipe para utilizar os dois sistemas integrados e garantir que as informações estejam sendo inseridas corretamente.
  • Monitore e teste a integração regularmente para garantir que esteja funcionando corretamente.

A integração do CRM ao ERP pode facilitar a gestão empresarial, pois é possível obter dados importantes para mensurar o desempenho das vendas e compartilhá-los com as equipes responsáveis simultaneamente, como marketing e vendas.

Conheça o Consistem ERP e a nossa solução de CRM nativa

O Consistem ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que oferece aos seus usuários uma ampla gama de recursos e funcionalidades para gerenciar suas empresas de maneira eficiente.

Entre esses recursos, destaca-se o módulo CRM nativo, que foi especialmente projetado para ajudar as empresas a gerenciarem seus relacionamentos com clientes de modo eficaz.

O módulo CRM do Consistem ERP permite que os usuários gerenciem seus contatos, organizem os leads, acompanhem o progresso de seus negócios por meio de um funil de vendas e enviem e gerenciem orçamentos.

Com essas funcionalidades, os usuários podem ter uma visão clara e organizada de todas as suas interações com os clientes e, assim, tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Além disso, nosso sistema oferece APIs para integração com sistemas CRM, proporcionando uma visão completa do cliente.

Solicite agora uma demonstração gratuita e saiba como o Consistem ERP pode ajudar sua empresa a crescer!



Laureci Sabel

Diretor Presidente da Consistem


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