Inovação 18/05/2021

Foi graças à agricultura que o ser humano pôde se desenvolver social e globalmente – aprender a plantar e a colher permitiu que a humanidade criasse raízes e se fixasse em um mesmo lugar, fazendo surgir vilarejos, cidades e as grandes metrópoles que se espalham hoje pelos cinco continentes concentrando milhões de habitantes. Com tanta evolução, tem algo que não mudou: a importância do campo para o contínuo progresso.

Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma ferramenta tão fundamental para otimizar o agronegócio quanto foi a dupla pá e enxada para os nossos antepassados.

Para além das máquinas modernas que facilitam e adicionam mais agilidade aos trabalhos antes braçais, as tarefas administrativas também têm sido contempladas com facilidades como os sistemas de gestão, que organizam dados e permitem uma visão mais ampla do empreendimento. Por isso, a utilização de um sistema ERP para o segmento cerealista é tão fundamental hoje em dia.

Dentro desse contexto, o sistema ERP da Consistem se apresenta como um recurso indispensável para quem busca as vantagens de um software personalizado para o seu negócio.

Com funcionalidades desenvolvidas especialmente para atender o segmento cerealista do nicho de arroz, o sistema contribui para levar mais agilidade e produtividade para o agro brasileiro – que produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas do alimento.

A seguir, você conhecerá as vantagens do Consistem ERP para quem está à frente da gestão do cultivo de arroz.

As vantagens do Consistem ERP que transformarão a gestão do segmento cerealista do arroz

Antes de apresentarmos os principais benefícios do nosso ERP para o segmento cerealista do cultivo de arroz, é importante reforçar que um sistema de gestão integrado e especializado é um investimento altamente necessário para quem deseja crescer.

Isso porque o aumento das vendas e consequentemente da produção é diretamente ligado ao volume de dados que precisam ser geridos. Sem um gerenciamento adequado, perde-se mais tempo analisando e cruzando informações para tomar as decisões rotineiras ou fazer o planejamento estratégico do empreendimento. O resultado é que, mais lenta, a empresa perde um ativo importante e competitivo: a velocidade para decidir e agir. Ao longo prazo, o negócio fica estagnado e passa a perder mercado para a concorrência.

Só isso já seria suficiente para decidir investir em um ERP para o segmento cerealista, certo? Calma que ainda tem outras vantagens valiosas para fazer a diferença na gestão do agro. Veja as principais:

Simplicidade para gerenciar tarefas e informações

As funcionalidades são pensadas de maneira a se adequarem às peculiaridades que cada processo exige de maneira simples e dinâmica, permitindo que o sistema possa ser utilizado em larga escala pelos colaboradores, responsáveis por abastecer e gerir o sistema com as informações administrativas e os dados produtivos.

Integração entre os setores

Todo negócio é composto por diferentes setores, que precisam conversar entre si para fazer o fluxo de informações avançar com eficiência. O ERP funciona, ao mesmo tempo, como atalho para agilizar essa comunicação e como centralizador de todas as informações que a empresa concentra.

Para os gestores, os dados relevantes do negócio ficam disponíveis em uma única plataforma, garantindo uma visão panorâmica das atividades e facilitando as decisões.

Desperdícios reduzidos

É essa mesma visão bastante ampla que permite o controle da produção, identificando os principais pontos que estão gerando desperdícios. Assim, é possível direcionar o uso de insumos, racionar a utilização de recursos e economizar matéria-prima.

Os diferenciais do ERP da Consistem para a produção do arroz no agro brasileiro

A Consistem acredita em soluções personalizadas para cada segmento de negócio (entenda mais aqui sobre ERP personalizado) que atendam às necessidades individuais de cada setor para oferecer uma ferramenta de gestão com o máximo de eficiência, customizada para cada área.

Entre as diferentes especialidades do nosso software de gestão, ele possui módulos específicos para o gerenciamento produtivo do arroz, que se somam às vantagens que apresentamos há pouco e já são utilizadas por grandes marcas brasileiras que comercializam o alimento.

Veja os diferenciais para o segmento do cultivo de arroz:

  • Cadastro de produtores

O módulo permite o controle sobre recebimentos e saldos efetivos dos produtores, cooperados ou arrendatários.

  • Gestão de grãos

O módulo contempla todas as operações de vendas de sementes, gestão de contratos, metas e cotas de vendas, logística de embarque, entre outros.

  • Controle dos saldos por safra

Permite análises de lotes por safra, variedade, produto, unidade produtora com acompanhamento de relatórios de vistoria, termos de conformidade e laudos de qualidade e rastreabilidade.

São diferenciais que podem transformar a sua forma e gerir e preparar o caminho para o seu crescimento, ajudando o seu negócio a produzir mais e melhor. Solicite uma demonstração do Consistem ERP e receba o contato do nosso time de consultores especialistas em gestão.

 

 

 

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem