Gestão, Tecnologia 29/05/2018

É bem provável que você já tenha ouvido falar no termo Inside Sales. Esse modelo, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil, consiste em vendas feitas no local de trabalho ou, simplesmente, vendas remotas.

Muito expandido nos Estados Unidos, o Inside Sales vem aproveitando o poder da tecnologia, da telefonia e da internet. Mas não é tão simples assim: para vender de dentro da companhia, é preciso construir um processo bem organizado e estruturado, para que as informações não sejam perdidas e o volume de dados não engula os vendedores.

Nesse contexto, é importante lembrar que essa técnica não é telemarketing, pelo contrário, ele tenta quebrar o conceito de “empurrar” o produto ou serviço.

No Inside Sales, os vendedores são bem treinados e focados em um discurso que tenta entender profundamente o contexto do cliente. Com isso, será possível, dentro da estratégia da empresa, oferecer os benefícios dos seus produtos e serviços.

Para que esse método seja aplicado de forma eficiente, é crucial contar com a ajuda de um software de gestão empresarial, também conhecido como ERP. Entre as suas vantagens, está a integração de dados, que é essencial para aumentar as vendas. A seguir, vamos destacar esse e outros benefícios do ERP para o Inside Sales. Confira!

Informações integradas

Um dos principais méritos do ERP é a sua eficiência de integrar todos os dados da companhia. Isso pode parecer pouco a princípio, mas um dos problemas mais evidentes dos negócios é justamente a ausência de hierarquização ou a desorganização de informações.

Exemplo: imagine um colaborador. Como é possível realizar um trabalho produtivo e eficiente, sem ter a menor ideia das coisas que estão acontecendo na organização?

Setores como finanças, marketing, SAC, administração, entre outros, precisam trabalhar de forma integrada. Qualquer dado desencontrado ou erro na relação entre essas áreas pode prejudicar o atendimento aos consumidores, o desenvolvimento de boas ações e a estratégia organizacional como um todo.

Gestão financeira

Um grande desafio para gestores de empresas é ter total controle sobre a área financeira da organização e, depois, colocar seus times a par de tudo o que está acontecendo. As planilhas do Excel ainda ajudam a entender a estratégia de maneira integral, mas é preciso ir muito além disso.

Um bom sistema de ERP possibilita que o gestor visualize facilmente a margem de lucro do negócio, o número de vendas em um determinado período, o fluxo de vendas, o controle de caixa, quanto falta para alcançar uma métrica e obter um objetivo estabelecido, entre outros aspectos.

Tudo isso pode ser feito por meio da geração de relatórios detalhados, com dados precisos e visíveis para todas as áreas responsáveis pelas vendas do negócio. Algo que, sem dúvidas, permite o controle e os possíveis ajustes da área financeira praticamente em tempo real.

Controladoria e custos

Controles frágeis e planilhas feitas manualmente são bastante vulneráveis e podem apresentar diversas falhas. No dia a dia de empresas que ignoram a tecnologia como aliada, é muito comum que haja sumiço de documentos, pedidos desencontrados e informações equivocadas incluídas em locais errados. Toda essa situação gera retrabalho e perda de recursos.

No entanto, quando os processos administrativos e os dados estão integrados, o setor de vendas evita erros e os custos que eles trazem. Além disso, a organização também pode se preparar melhor para minimizar a burocracia dos processos fiscais. Com um sistema ERP, é possível emitir notas e outros documentos que são exigidos pela legislação brasileira.

Administrador utilizando os benefícios do ERP para o Inside Sales

Mobilidade e praticidade

Um sistema ERP pode ser integrado aos smartphones, de forma que as consultas de informações sobre pedidos ou vendas possam ser feitas de qualquer lugar ou momento. Além disso, também é possível que todos os dados fiquem salvos para consultas offline.

Nesse caso, quando você realiza o primeiro acesso conectado à internet, o sistema já salva as informações de forma automática. Caso você precise realizar um pedido e não tem acesso à web, ele fica em modo de espera no ERP até que a conexão seja estabelecida e a solicitação seja integrada aos outros dados do sistema.

Gestão de relacionamento com o cliente

O sucesso das vendas da empresa também passa pelo bom relacionamento com os clientes. Afinal, são eles que se tornam defensores da marca e potencializam uma das estratégias de marketing mais poderosas: o famoso boca a boca.

Para conquistar esses consumidores, no entanto, é crucial construir relacionamentos contínuos e duradouros. Para isso, um primeiro passo é conhecê-los profundamente. Um bom sistema ERP para Inside Sales permite que a empresa faça a gestão de relacionamento com o cliente, também conhecida como CRM.

Por meio do software, é possível que os vendedores armazenem informações precisas sobre os clientes, o que torna possível entender seus comportamentos e hábitos. Por consequência, fica mais fácil oferecer produtos e serviços que estejam completamente alinhados com as características dos consumidores.

Mais produtividade

Processos de vendas de sucesso têm início dentro da própria companhia. Ainda que as ações de marketing e a competência dos vendedores sejam primordiais, é imprescindível que toda equipe esteja comprometida em torno da missão, da visão e dos valores da empresa.

Nesse contexto, é importante destacar que times com acesso às informações se sentem muito mais integrados aos processos organizacionais. Isso faz com que os funcionários assumam as responsabilidades pelos números, mesmo que eles não atuem diretamente na área de vendas. Uma vez que os colaboradores assumem esse papel, eles se tornam mais produtivos.

O que achou desses benefícios do ERP para o Inside Sales? Gostou? Com um bom sistema à disposição, a equipe de vendas passa a ter foco naquilo que realmente importa: conquistar o cliente. Um software é essencial para ajudar na criação de estratégias para atrair os clientes, para fechar uma venda e também para o pós-vendas.

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