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Entenda porque você precisa de um ERP integrado ao invés de vários sistemas separados

Sua empresa utiliza uma infinidade de softwares? Um para contas a pagar, outro para controle de estoque, gerenciamento das vendas e assim por diante? Quanto de tempo você perde tentando unificar todas as informações para gerar relatórios? Ao utilizar um ERP integrado você torna a comunicação entre setores direta e menos custosa.

A vantagem global disso é que as horas investidas em rotinas administrativas podem se transformar em minutos.

Conheça mais benefícios do ERP integrado

Gostou das vantagens que apresentamos acima? Elas não param por aqui. Confira, neste artigo, porque você precisa implantar um sistema desse tipo na sua empresa, ao invés de utilizar uma solução para cada setor.

Gestão unificada

Por meio de um software ERP integrado, é possível administrar todas as áreas da organização, extinguindo informações divergentes e espalhadas em planilhas ou sistemas diversos.

Caso sua empresa tenha filiais ou centros de distribuição, o ERP integrado consegue agrupar dados desses locais, permitindo a visualização dos resultados atingidos. Além disso, ele assegura uma visão realista de sua condição econômica.

O sistema também pode mensurar quanto cada área/setor contribui para o desenvolvimento geral dos negócios, quanto cada um gerou de receita e quanto gastou.

Atividades mais assertivas

Ficar enviando e-mails para todos os setores, registrar dados em diversos sistemas e repassar informações são atividades que, além de serem maçantes, consomem muito tempo. Um sistema ERP pode extinguir essa rotina demorada.

Com seu uso, por exemplo, os dados fornecidos pelos vendedores no ato da solicitação do pedido, já seguem diretamente para a área financeira que os usa para emitir os boletos e as notas para os clientes. Além de o setor de expedição de pedidos ser comunicado imediatamente, diminuindo o prazo de entrega dos produtos e auxiliando na tomada de decisões.

Redução de erros

O programa melhora a visibilidade dos processos internos da empresa e registra o histórico de ocorrências. Essas informações ajudam os usuários a identificar os problemas e a definir soluções. Assim é possível planejar melhor os recursos necessários para garantir o fluxo das atividades.

No planejamento de estoques, por exemplo, você pode utilizar o histórico de demandas por período e sazonalidades (épocas do ano que a empresa mais vende). Com isso, você evita compras mal planejadas, um erro que pode causar prejuízos em cadeia, como a estagnação de capital devido à parada de produtos no estoque, armazenamento e conservação.

Visão total dos diversos canais de vendas

Pontos de vendas, e-commerce e vendedores externos e internos, são apenas alguns canais que sua marca pode implantar para ofertar seus produtos para os clientes. Porém, isso pode trazer alguns problemas, como o de vender itens bem acima daqueles disponíveis em estoque e o fornecedor não conseguir repô-los a tempo.

Empresas que possuem um ERP que integra todos os canais de venda não passam por situações desse tipo, pois assim que uma venda é realizada, o programa já mostra para os demais vendedores ou canais o número de itens disponíveis no estoque.

Além dessa vantagem, o gestor do estoque pode utilizar o sistema para informá-lo sempre que o estoque de uma mercadoria chegar no período de realizar um novo pedido ao fornecedor (ponto de ruptura), por exemplo.

Gestão estratégica de pessoas

Quantos colaboradores de sua empresa desempenham atividades que podem ser informatizadas? Aliás, quanto tempo cada um gasta com tarefas administrativas que pouco ajudam a melhorar a relação de sua empresa com seu público-alvo?

homem jovem segura folha de papel na mão direita, conversa com sua equipe de trabalho e apresenta as vantagens de um ERP integrado

Ao exercer atividades de pouca importância, sua equipe se sentirá desmotivada. O ERP permite que eles realizem suas funções de forma mais estratégica e se sintam valorizados, aumentando a satisfação e a produtividade da empresa.

Monitoramento do desempenho

Indicadores de vendas, marketing, produtividade e de gestão de pessoas são os mais utilizados para observar a realidade dos negócios e tomar decisões mais assertivas.

A implantação de um bom ERP aumentará a produtividade geral da empresa, permitindo que você compreenda mais facilmente como é possível melhorar suas operações e reduzir custos ao mesmo tempo. Algumas métricas essenciais e simples de serem medidas são:

  • Orçamento previsto X custo da implementação;
  • Tempo previsto X tempo de duração da implementação;
  • Aumento da velocidade de execução de rotinas internas;
  • Custos de manutenção de inventários;
  • Taxa de atendimento de pedidos;
  • Tempo entre a criação do pedido e o envio do produto;
  • Número de ligações diárias;
  • Número de orçamentos gerados;
  • Lucros por cliente.

Esses indicadores são fundamentais para que você possa medir os benefícios de um ERP Integrado, uma vez que as empresas tendem a gastar uma boa fatia das receitas ao ano para o licenciamento e manutenção desses programas.

Não perca tempo e automatize já seus processos para melhorar seu fluxo de trabalho. Afinal, quanto mais simplificadas forem as atividades internas, mais rapidamente seu negócio conquistará um lugar de destaque no mercado.

Agora que você já conhece as vantagens que um ERP integrado oferece para as empresas, conte para nós suas experiências operacionais e como pretende proceder caso queira implantá-lo. Para isso, basta comentar!