Não é apenas de otimização de tempo que vivem as empresas de sucesso. Por trás de cada processo, existem pessoas que precisam ser bem tratadas para se sentirem motivadas a apostar no crescimento do negócio. Cuidar do clima da sua organização é fundamental para alcançar metas e garantir a evolução do seu negócio.
Para saber como está o ambiente da sua empresa, é preciso realizar pesquisas constantes com a equipe para entender qual é a percepção deles em relação à qualidade de vida no trabalho, oportunidades de carreira, remuneração, benefícios e processos de maneira geral. Com isso em mãos, é possível medir a satisfação dos colaboradores e encontrar formas de transformar a realidade do seu negócio.
Os benefícios de um bom clima organizacional
É importante ressaltar que de nada adianta fazer pesquisas constantes se você não está disposto a tomar decisões e traçar metas de acordo com o feedback recebido. As vantagens de tornar o ambiente da sua empresa mais acolhedor vão muito além de apenas aumentar a produtividade. Dê uma olhada:
Redução da alta rotatividade
Empresas que têm um bom clima mantêm a satisfação da equipe e acabam fazendo com que os funcionários permaneçam por mais tempo no trabalho. E isso traz inúmeros benefícios, pois a alta rotatividade pode causar problemas de qualidade até que um novo funcionário se adapte.
Redução de conflitos
Todo mundo sabe o quanto é ruim trabalhar em um ambiente que tem conflitos. Quando você faz a pesquisa de clima organizacional, consegue identificar os problemas e deficiências dos setores e, assim, trazer soluções que atendam às expectativas dos colaboradores, gerando mais transparência e evitando desentendimentos internos.
Conexão entre a equipe e a filosofia da empresa
Seus colaboradores conhecem a missão, a visão e os valores da empresa? Se a resposta é não sei, então é importante repensar por quais motivos esses itens existem e de que forma isso pode ser transmitido a toda a equipe. Essa ação deve fazer parte das suas estratégias de motivação. Afinal, um bom clima organizacional permite que a empresa transmita esses valores e filosofias de forma clara, de modo que sirvam como inspiração para o dia a dia da equipe.
Comunicação integrada entre diversas áreas
Outra vantagem de um bom clima organizacional é a comunicação entre as pessoas e setores. O uso de um ERP é fundamental nessa etapa, pois a ferramenta integra os setores, fazendo com que todos tenham as informações necessárias em tempo real e possam se ajudar no dia a dia de trabalho.
Porém de nada adianta um software de gestão se o clima da sua empresa não é saudável. Um ambiente tranquilo é aquele que promove a comunicação entre diferentes áreas e cargos. E fazendo isso, é possível encontrar soluções ainda mais promissoras para o negócio, trazendo apenas benefícios para a empresa.
Equipe mais motivada
Trabalhar em um ambiente positivo, onde os colaboradores têm voz para trazer melhorias, gera um senso de responsabilidade e inspira o comprometimento com os resultados do negócio. Por isso, fazer pesquisas para entender melhor o que pode ser melhorado na sua empresa traz diversos benefícios para aumentar a produtividade. Inclusive, aliando um ambiente agradável a um ERP, é possível receber ainda mais destaque no mercado e caminhar para um futuro cheio de novas possibilidades.