Um ERP é uma poderosa ferramenta para fazer o negócio evoluir e também garantir mais competitividade no mercado. Afinal, com a Indústria 4.0 trazendo transformações significativas para vários segmentos, não faz mais sentido utilizar processos manuais e ultrapassados.
Empresas que buscam se atualizar e ter uma alta performance investem em softwares que proporcionem mais qualidade aos seus processos e facilitem na hora de tomar decisões para crescer. Mas, para isso, é preciso garantir que as ferramentas utilizadas sejam aproveitadas ao máximo.
A seguir, você vai entender melhor a importância de qualificar os usuários do ERP para ter um melhor aproveitamento e desempenho da ferramenta. Confira!
Problemas após a implementação
Que o ERP é uma importante ferramenta, já sabemos, porém há muitos erros após a implementação que acabam trazendo transtornos e a sensação de que não houve mudanças significativas.
Isso acontece porque existe um esforço temporário em extrair o potencial do software. Depois da implementação e após algum tempo de uso, a rotatividade de funcionários faz com que outros colaboradores precisem ensinar os novos como utilizar o software. E, muitas vezes, são colaboradores que não têm domínio total da ferramenta, o que faz com que o sistema venha a ser utilizado de forma incorreta e pouco proveitosa.
Outro cenário possível são os usuários que não conseguem aceitar as funcionalidades por estarem acostumados com a forma antiga de trabalho.
Como aproveitar a ferramenta ao máximo
A implementação de um ERP requer diversos desafios para a organização, pois envolve diversas áreas e colaboradores. O ideal é que os processos sejam orquestrados para evitar qualquer tipo de problemas futuros, ou seja, é preciso criar um planejamento a longo prazo com os objetivos e ações necessárias para garantir o melhor aproveitamento e sucesso na nova empreitada.
Nesse planejamento, o alto nível de capacitação, tanto da equipe técnica quanto dos usuários do sistema, são fundamentais. O que acontece é que muitas vezes o treinamento da equipe se torna algo subestimado em diversos projetos, levando a operação ao fracasso. Mas como evitar que isso aconteça?
Prepare sua equipe
Mesmo antes da implementação, é importante preparar os usuários para as mudanças. É preciso que, aos poucos, eles adaptem suas rotinas às mudanças e ao aprendizado de processos diferentes do que estão habituados.
Durante a implementação, o parceiro da solução ERP fornecerá a educação técnica necessária aos usuários do sistema e também o suporte contínuo na solução de problemas. No entanto, é dever da empresa analisar o momento em que é necessário fazer uma nova capacitação para que o software tenha todas suas funcionalidades exploradas de maneira correta.
Foque o usuário
Antes da implementação do ERP, é preciso analisar as necessidades da empresa e também dos usuários que irão utilizar o software. O ideal é investir em ERPs que sejam feitos sob medida ao que a empresa necessita.
Além disso, é imprescindível que a capacitação dos colaboradores que utilizarão o software seja feita adequadamente, pois não basta apenas aprender a operar o sistema, é preciso entender como o processo funciona. Por isso, o ideal é ter um treinamento intensivo e personalizado para que todos consigam explorar os recursos.
É preciso que o usuário se encante com a solução e entenda que aquilo irá facilitar o seu dia a dia e trazer mais eficiência operacional aos processos.
Avalie se há tempo suficiente
Implantar um ERP é algo que exige tempo e dedicação. É importante entender que o processo entre a formação técnica e a aplicação prática dos colaboradores pode demorar um pouco. Por isso, o processo de treinamento deve ser feito de forma intensiva, levando em consideração o tempo que os usuários necessitam para aprender de forma correta.
Reduzir o cronograma de capacitação ou a carga horária pode sobrecarregar o funcionário, prejudicando o aprendizado e a aceitação do ERP dentro da empresa, ou seja, o planejamento é fundamental no momento de implantar o software.
Para evitar esse tipo de problema, é importante compreender que ter visitas regulares de um consultor e investir em treinamentos contínuos são medidas fundamentais para não perder os resultados que a plataforma oferece e também as inovações disponibilizadas.
A cada seis meses, a Consistem libera uma nova versão do sistema, incluindo funcionalidades diferentes, e, sem o auxílio de especialistas, elas acabam sendo deixadas de lado pela falta de treinamento e entendimento.
Se você quer evitar esse tipo de erro, procure nossos consultores para que eles auxiliem os novos usuários a usufruírem toda a capacidade do sistema e também para aumentar a produtividade do seu negócio.