Gestão 10/01/2023

Embora estejamos diante de um cenário de baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e altos índices de desemprego e informalidade, a expectativa para o setor metalmecânico em 2023 é muito positiva, pelo menos no que diz respeito a inovação.

A seguir, você vai conferir 6 perspectivas para a indústria metalmecânica para o próximo ano. Boa leitura!

Principais perspectivas para a indústria metalmecânica

A indústria metalmecânica se prepara para um 2023 com muitas expectativas e inovações no mercado. Separamos as 6 perspectivas principais para o próximo ano. Confira!

1 – Avanço dos sistemas robotizados

Até 2030, os robôs industriais e de logística vão movimentar cerca de US$ 80 bilhões em faturamento, segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG).

O levantamento prevê que, dentro das fábricas, robôs vão assumir cada vez mais profissões de menor capacitação e de salários mais baixos. Isso deve acontecer pela combinação de escassez de trabalhadores braçais e do aumento de salários em países que antes remuneravam mal.

Outro avanço, neste sentido, será da inteligência artificial, que vai melhorar as interações entre humanos e robôs, tornando-as mais simples e intuitivas.

2 – Investimento em nanotecnologia

Como uma das principais tendências para o setor metalmecânico em 2023, a nanotecnologia possui uma vasta aplicação na indústria. Com essa tecnologia, é possível desenvolver materiais ainda mais úteis e eficientes.

No próximo ano, os investimentos na área devem avançar, permitindo o aprimoramento e a criação de novas ferramentas, peças e até mesmo máquinas.

Com a nanotecnologia, é possível fazer com que essas criações sejam mais resistentes e eficientes, impactando a indústria como um todo.

3 – Alta demanda por vagas especializadas

A estimativa é que o setor metalmecânico tenha mais de 230 mil novas vagas para profissionais com formação inicial. Isso faz com que seja a terceira área com maior projeção de vagas.

Quando se fala em demanda de profissionais com formação continuada, a área é a segunda com maior número de vagas projetadas, um total de 1.300.675.

A formação continuada diz respeito à necessidade de profissionais com aperfeiçoamento contínuo. Só assim, será possível se adequar às novas necessidades das indústrias, que tendem a caminhar para um progresso tecnológico e de aumento de produtividade.

4 – Pauta ESG

A trinca ESG, que une a governança ambiental, social e corporativa de uma organização e já foi pauta em 2022, deve se manter em alta no próximo ano.

Segundo uma pesquisa recente do instituto de pesquisa Gartner, as mudanças ambientais e sociais são agora uma das três principais prioridades para os investidores.

Para atrair investimentos e agradar clientes e consumidores, é importante que as empresas levem a sério o cumprimento de uma agenda ESG.

5 – Fabricação aditiva (impressão 3D)

A fabricação aditiva nada mais é do que a impressão 3D, uma tecnologia em ascensão e uma das grandes novidades contemporâneas que possui maior capacidade de atuação na indústria.

No setor metalmecânico, a impressão 3D pode ser utilizada para fazer prototipagem de máquinas, equipamentos e peças, tornando essa tarefa relativamente simples e trazendo muitas vantagens tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Embora a tecnologia de fabricação aditiva ter um custo relativamente elevado, os objetos impressos têm um custo baixo que permite sua utilização em grande escala na indústria.

6 – Análise de dados

O acesso aos dados se tornará cada vez mais vital para o funcionamento de qualquer indústria. Entre as perspectivas da indústria metalmecânica para 2023 está a utilização de máquinas e ferramentas inteligentes, capazes de coletar todas as informações relacionadas aos mais diversos processos da empresa.

O que fazer com essas informações é o que vai diferenciar as empresas que irão obter sucesso das que não irão crescer nos próximos anos.

Os dados precisam ser organizados e acompanhados para servir como guia no processo de tomada de decisão dos gestores, garantindo uma ampla visão do negócio.

Com um sistema de gestão como o Consistem ERP, esse acompanhamento é feito de maneira prática, completa, integrada e automatizada, permitindo que os gestores tenham informações e dados valiosos para conduzir o negócio de forma organizada, se concentrando apenas no que é realmente necessário.

Para que a sua indústria aproveite as boas perspectivas para 2023, sua gestão precisa estar alinhada e integrada, fluindo sem entraves. Isso só é possível com um ERP flexível e completo, preparado para caminhar ao seu lado em direção ao crescimento da sua empresa.

Entre em contato com o nosso time para solicitar uma demonstração gratuita e ver na prática tudo o que a ferramenta de gestão da Consistem pode fazer pela sua empresa no próximo ano.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem