Gestão, Tecnologia 31/03/2020

Nesse cenário que está sendo construído, linhas de montagem e produtos são ajustados ao longo do processo de fabricação. De maneira simultânea, as unidades e departamentos trocam informações sobre compras e estoques. Nessa fábrica inteligente, trabalhadores, máquinas, produtos e matérias-primas se relacionam tão naturalmente quanto pessoas numa mídia social.

Quais são os pilares da Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 trabalha com a aplicação de novas tecnologias, com equipamentos totalmente automatizados, que interagem entre si e modernizam o processo produtivo. Desse modo, essa interação possibilita que a indústria cresça e evolua de forma mais eficiente, trazendo economia e a capacidade de criar produtos personalizados. Conheça os principais pilares do conceito:

Internet das Coisas (IoT)

Ela faz a conexão entre máquinas, sensores e equipamentos eletrônicos, para acesso, coleta e troca de dados de forma automatizada.

Computação em nuvem

Permite acesso remoto ao banco de dados e suporte de qualquer local do mundo.

Big Data Analytics

São sistemas inteligentes que verificam as falhas nos processos, aperfeiçoando a qualidade da produção em tempo real, otimizando a capacidade produtiva e a eficiência na utilização de todos os recursos produtivos.

Realidade aumentada

Conecta o ambiente real ao virtual. Aplicada à confecção, ela oferece instruções dos moldes, podendo ser encaminhada por meio do celular para agilizar o setor produtivo.

consistem-erp-banner

Qual o impacto da Indústria 4.0 no setor têxtil?

No setor têxtil, a Indústria 4.0 vem integrando processos virtuais e físicos, colaboradores, produtos, máquinas e softwares. Por isso, são necessários investimentos nas fábricas, de forma que sejam mantidos os colaboradores ao mesmo tempo que a automatização ocorra em todos os setores necessários, gerando profissionais mais estratégicos e competentes.

A Indústria 4.0 é uma grande oportunidade para o mercado brasileiro, mas há enormes desafios. É importante que ocorram investimentos em tecnologias para que a indústria têxtil brasileira supere as barreiras e torne-se mais competitiva no mercado mundial. O investimento é alto, porém, com máquinas mais modernas, planos estratégicos corretos e empreendedores certos, o resultado é extremamente positivo.

Quais as possibilidades da confecção 4.0?

Novas possibilidades de negócios, expectativas, ideias e soluções surgiram com a Indústria 4.0. Essa revolução tornou possível ao setor têxtil – e a vários outros segmentos – processos como:

– Capacidade de acompanhar a produção;

– Automação com softwares de alta performance, visando padronizar os métodos de fabricação;

– Customização;

– Descentralização por meio do sistema de gestão;

– Comunicação ativa com os responsáveis da produção;

– Computação em nuvem e utilização de outros benefícios que antes nunca foram sequer imaginados.

O ERP Consistem é ideal para a indústria têxtil

Um sistema de gestão é indispensável para as empresas que desejam adotar a Indústria 4.0 como conceito produtivo. A boa notícia é que o ERP da Consistem é especialista nesse segmento e tem ampla experiência na entrega de resultados para o setor têxtil e de confecção.

Nosso software foi desenvolvido para atender todas as demandas que o segmento exige, reunindo dados e informações do processo produtivo em um só lugar.

Confira quem são nossos clientes desse setor e que já contam com nosso know-how:

marcas-de-moda-erp-consistem

Quer entender tudo que o ERP Consistem pode fazer pela sua empresa?

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem