Antes de explicar por que vale a pena fazer a integração do ERP com o força de vendas, responda à pergunta abaixo:
Alguma vez você já passou por uma situação parecida com uma das descritas a seguir na sua empresa?
- Um vendedor perdeu uma venda porque não sabia que o produto que o cliente queria estava disponível no estoque;
- Uma mercadoria foi vendida com o valor errado porque a planilha de preços estava desatualizada;
- Você não sabe exatamente quantas vendas fez no dia porque o lançamento foi manual e ficou desatualizado.
Se isso já aconteceu com você ou mesmo com conhecidos, saiba que todos esses problemas são causados, na maioria das vezes, pelo mesmo motivo: a falta de informações centralizadas e de integração entre as áreas.
Por esse motivo, contar com um ERP integrado aos outros sistemas que a sua empresa usa, como o força de vendas, é essencial para agilizar a tomada de decisões estratégicas e economizar tempo.
Continue lendo o post para saber mais como a automatização de processos e a integração do ERP com outros sistemas pode ajudar na evolução do seu negócio!
Leia também: 6 coisas que você deve saber sobre a integração de ERP com APIs
Por que integrar os sistemas da sua empresa?
Você já parou para pensar como é importante todos os setores da sua empresa falarem a mesma língua? Nesse sentido, integrar o ERP à rotina do negócio permite que a equipe tenha uma visão global dos processos, evitando atrasos e erros que podem prejudicar a empresa.
Especialmente na área de vendas, onde a equipe lida o tempo todo com informações sobre clientes, produtos e pedidos, essa conexão entre sistemas pode maximizar a eficiência das operações, aumentando a atração e a retenção de clientes.
Vamos usar um exemplo prático: imagine que alguém entrou em contato para saber se a sua empresa oferece determinado produto. Por meio do sistema de força de vendas integrado ao ERP, o vendedor poderá saber na hora se a mercadoria está disponível, quanto custa e até apresentar outros itens que podem interessar o cliente.
Outro benefício desta integração é que o controle das transações de vendas também ajuda a tornar as operações financeiras mais precisas. É importante que os processos dessas duas áreas sejam automatizados e bem conectados entre si, já que os pedidos impactam diretamente no faturamento, no estoque e nos registros financeiros da empresa.
Leia também: Como um ERP pode ajudar a aumentar suas vendas
5 motivos para integrar o ERP ao sistema de automação de vendas
Como você pôde perceber, contar com um ERP integrado a um sistema de força de vendas aumenta a eficiência do processo da entrada do pedido ao faturamento. Dessa forma, a integração potencializa os resultados da sua empresa.
Veja, agora, 5 motivos pelos quais vale a pena integrar o força de vendas ao software de gestão.
- Permite uma visão integrada dos processos de vendas, ajudando na captação de leads e melhorando a experiência do cliente;
- Evita erros e retrabalho, reduzindo os lançamentos manuais e possíveis erros de digitação;
- Agiliza os processos, diminuindo a necessidade de buscar informações em vários locais diferentes;
- Aumenta o controle do estoque, evitando a falta ou o excesso de produtos parados no armazém;
- Melhora a comunicação entre as áreas, possibilitando que todos os setores tenham acesso às informações de forma rápida;
Consistem ERP e Mercos: a parceria ideal para o seu negócio
Se você chegou até aqui é porque provavelmente acredita que a automatização de processos e a integração entre sistemas pode tornar a sua empresa mais competitiva.
Você já utiliza o Consistem ERP e está buscando um sistema de força de vendas para aumentar a produtividade do seu time? Então, dê preferência a um que já oferece integração com o nosso ERP, como a Mercos.
A Mercos é um sistema de automação de vendas completo para indústrias, distribuidoras e representantes comerciais. A integração da Mercos ao Consistem ERP permite o envio automático dos pedidos ao sistema de gestão, agilizando os processos de faturamento e entrega.
E você já sabe: cliente satisfeito compra mais vezes da sua empresa e ainda tem o potencial de trazer novos consumidores por indicação.
Quer saber todos os benefícios que a parceria entre a Consistem e a Mercos pode trazer para a sua empresa? Acesse o link e conheça os diferenciais dessa integração.