Gestão 14/02/2023

Os dados não mentem: o agronegócio é hoje um dos setores mais importantes para a economia do Brasil, representando 30% do PIB nacional; por isso, é tão necessário estar atento às perspectivas para o agronegócio em 2023.

Do tamanho da sua relevância também são os desafios que o segmento enfrenta, tendo de lidar com dificuldades que advêm de diferentes frentes – das condições climáticas aos problemas logísticos de um país continental.

Para este ano, as expectativas se mostram positivas, afinal, com o aumento da população global, a demanda por alimentos e produtos advindos do campo se mantém igualmente alta. Continue a leitura e prepare seu negócio para 2023!

6 principais perspectivas para o agronegócio em 2023

Como produzir mais e com eficiência? Com a nossa seleção de tendências para o agronegócio em 2023, você vai encontrar diferentes respostas para essa pergunta. Confira!

1 – Inteligência Artificial para facilitar processos

Não há dúvida de que os desenvolvimentos tecnológicos no agro ganharam destaque nos últimos anos, o que só deve aumentar à medida que avançamos na era digital.

Em 2023, tecnologias compatíveis com Inteligência Artificial estarão presentes na agricultura em diferentes atividades como: monitorar a saúde do solo, combater pragas e doenças nas plantações e auxiliar na carga de trabalho geral.

2 – Bioengenharia para produzir melhor

A bioengenharia tem se apresentado como uma solução inovadora para questões cotidianas.

Por meio de ferramentas tecnologicamente avançadas, a modificação genética pela edição de DNA e RNA permite que os agricultores criem produtos melhores e naturalmente mais lucrativos.

A bioengenharia não só pode aumentar a qualidade das culturas, por exemplo, como também tem o potencial de erradicar as doenças que afetam as plantações.

Em 2023, gerar produtos de qualidade será mais vital do que nunca devido ao aumento da demanda por alimentos em todo o mundo.

3 – Gestão da água e agricultura regenerativa

O crescimento populacional e os impactos devastadores do aquecimento global também levaram à necessidade de monitorar e gerenciar eficientemente o uso de água no agronegócio.

A grande demanda por água levou à exploração de diferentes abordagens para o gerenciamento da água na agricultura.

A agricultura regenerativa tem como premissa melhorar os recursos que usa, em vez de destruí-los ou esgotá-los. Na prática, isso significa o plantio de uma variedade diversificada de culturas a fim de fornecer diferentes nutrientes ao solo, rotacionando e cobrindo culturas e, geralmente, minimizando a aplicação de fertilizantes químicos.

4 – Gestão de transportes mais eficiente

Um dos maiores desafios para o mercado agro é organizar o transporte dos insumos.

No Brasil, as rodovias ainda são mais vantajosas em relação aos demais meios quando se trata do transporte de cargas, o que aponta uma deficiência na infraestrutura logística no setor, principalmente na movimentação de itens provenientes da agricultura e da agropecuária.

Para os gestores do setor, o desafio é planejar a logística de modo que os custos com combustíveis, pedágios e mão de obra sejam reduzidos, além de cobrar do poder público melhorias no transporte ferroviário.

5 – Internet das Coisas

Importante ferramenta de tecnologia avançada para aprimorar o campo, os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) na agricultura são usados ​​especificamente para medir e monitorar dados com eficiência – incluindo a tão importante saúde do solo e outros fatores como eficiência do equipamento e condições climáticas.

Em poucas palavras, os dados coletados pelos dispositivos IoT permitem que os agricultores tomem decisões bem informadas no dia a dia.

6 – Uso de dados para gerir com inteligência

Falando em uso de dados, a captação e a análise das informações provenientes dos diversos processos do campo permitem avaliar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Com tecnologias como IoT e softwares de gestão, é possível coletar mais quantidades de dados do que nunca para beneficiar o setor agrícola.

Por exemplo, o big data permite que os agricultores obtenham informações sobre fatores como padrões de chuva e ciclos da água, o que, naturalmente, otimiza o crescimento das culturas.

Solicite uma demonstração do Consistem ERP para o seu agronegócio

Investir em um software para o agronegócio representa uma nova realidade do setor, revolucionando completamente as formas de produção.

O conjunto de ações integradas pelo ERP aprimora o desempenho da empresa, reduz custos de maneira significativa e diminui os índices de desperdício.

Agora que você já viu como um ERP auxilia o agronegócio desde a escolha do solo até a entrega dos produtos aos destinatários, que tal solicitar uma demonstração do Consistem ERP e conhecer nossos módulos e nossas facilidades que irão impulsionar a gestão do seu negócio? É só clicar aqui!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem