uso do aplicativo de gestão empresarial no celular
Gestão 15/09/2025

O ERP móvel é a extensão do sistema de gestão tradicional, que leva as funcionalidades do desktop para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ao estender as capacidades de um sistema ERP, este aplicativo oferece maior flexibilidade para executar tarefas e acompanhar operações de forma remota.

O uso de aplicativos de gestão nas empresas tem impulsionado a agilidade e a produtividade. Isso acontece porque a solução sincroniza todas as informações com o sistema em tempo real, o que permite aos usuário gerenciar e acessar dados de qualquer lugar, com a garantia de ter informações sempre atualizadas. Mais uma vez, a tecnologia se mostra a favor das empresas!

Ficou interessado no assunto? Acompanhe esse conteúdo até o final para conhecer os benefícios de ter as funcionalidades essenciais de um sistema de gestão na palma da mão.

Conheça as vantagens de um ERP Mobile!

Um aplicativo de gestão vai além de permitir que gestores e equipes interajam com o sistema de qualquer lugar. Ele proporciona experiências mais intuitivas, práticas e flexíveis, que são essenciais para o crescimento dos negócios.

Para quem precisa de mobilidade sem perder o controle total da operação, um ERP mobile é mais do que uma conveniência é uma ferramenta indispensável. Confira mais detalhes a seguir.

1. Informação em tempo real

A integração direta de um ERP mobile com o sistema principal permite à sua equipe acessar informações confiáveis. Isso reduz os riscos de trabalhar com dados desatualizados ou incorretos em planilhas ou documentos físicos, elimina retrabalhos e permite aos gestores tomar decisões baseadas em informações precisas e sempre acessíveis.

Em um mercado dinâmico e competitivo, tempo é dinheiro. Por esse motivo, ter dados em tempo real é fundamental para reagir às mudanças do mercado ou necessidades do cliente de forma rápida, e ainda sair na frente da concorrência.

Imagine que seu cliente é criterioso, tem um custo de frete alto e qualquer erro no pedido pode ser desastroso para a imagem da sua empresa. Com o Consistem Mobile, você separa, coleta e fatura de forma ágil, conferindo tudo para evitar qualquer transtorno. Essa sincronia entre o aplicativo e o servidor simplifica a rotina e agiliza os processos.

2. Agilidade na tomada de decisões

Você já viu que o ERP mobile oferece uma visão ampla e integrada do negócio, e isso faz toda a diferença na tomada de decisão estratégica.

Para gestores em constante movimento, o aplicativo oferece a visualização de dados importantes da empresa. Isso torna o acompanhamento de processos e a análise de cenários mais simples e eficiente.

Com todas as informações disponíveis na palma da mão, é possível aprovar atividades, identificar falhas na operação e tomar decisões assertivas, mesmo a distância.

As decisões estratégicas não dependem mais de reuniões presenciais ou de relatórios desatualizados. Elas podem ser tomadas remotamente, com base em informações confiáveis.

3. Flexibilidade e escalabilidade

Dentro de uma mesma organização, áreas como armazém, financeiro e comercial possuem demandas próprias, mas todas precisam estar conectadas para que a operação funcione de forma eficiente. Nesse contexto, um aplicativo escala a atuação do ERP como elo entre os processos.

Um vendedor em campo pode registrar um pedido no aplicativo e, automaticamente, essa informação já é integrada ao estoque, ao faturamento e ao financeiro. Da mesma forma, a produção pode sinalizar a conclusão de uma ordem, atualizando os dados disponíveis para compras e logística.

Essa facilidade é possível porque o aplicativo está conectado diretamente ao banco de dados do ERP. Logo, nem todos os usuários precisam ter um computador para utilizar o ERP. O resultado é mais flexibilidade, economia e rapidez ao escalar processos entre setores e unidades da empresa.

4. Economia de tempo

Com um ERP Mobile, a equipe ganha a liberdade de executar tarefas essenciais diretamente do celular, sem deslocamentos desnecessários. Um exemplo disso é a possibilidade de ler etiquetas e códigos diretamente no celular. Afinal, digitar as informações manualmente torna todo o processo lento e propenso a erros.

Imagine que sua equipe precisa fazer a conferência de entrada de 900 caixas de produtos no estoque. No sistema desktop, é necessário ter um computador instalado próximo à doca ou passar a carga por uma área específica para que os volumes sejam registrados.

Essa atividade fica muito mais simples com o uso de um aplicativo de gestão. Basta utilizar a câmera do celular ou um coletor para escanear etiquetas, sem necessidade de computadores. O aplicativo captura todas as informações de código do produto, quantidade e outros dados e sincroniza com o servidor. Isso reduz falhas humanas, promove a agilidade da equipe e contribui com uma gestão de estoque mais segura.

Leia também: 6 problemas que um ERP pode resolver

5. Assertividade na expedição e movimentação de itens

O aplicativo de gestão também otimiza os fluxos de trabalho, desde as etapas iniciais do processo até o destino final. Ele resolve problemas como a imprecisão nos registros de movimentação de itens, que frequentemente causam retrabalho e altos custos para as empresas.

Por meio de um ERP mobile, o usuário pode visualizar informações completas sobre um item, como sua localização e dados relacionados. Dessa forma, não é necessário deslocar mercadorias para realizar consultas e conferências e nem ficar procurando por determinado item pelo estoque com base apenas nas placas de identificação.

Assim, a equipe tem uma ferramenta adicional para identificar produtos faltantes, agilizar conferências, reduzir erros e assegurar o controle sobre o estoque.

6. Segurança e controle

Com os dados armazenados em nuvem e o acesso configurado por perfil, o colaborador visualiza apenas as informações necessárias e autorizadas. Esse recurso assegura o sigilo e fortalece as práticas de compliance. O aplicativo proporciona a flexibilidade da mobilidade para controlar os dados, sem comprometer a segurança.

Um empregado da produção, por exemplo, pode visualizar o cronograma de fabricação e os insumos disponíveis sem ter acesso aos custos de cada matéria-prima, por exemplo. Já um analista de compras, pode visualizar preços e condições de pagamento. Isso permite que cada setor e usuário tenha permissões de acesso definidas sem expor dados estratégicos.

Leia mais: Conheça 11 vantagens de um ERP personalizado para sua empresa

Processos simplificados e inteligentes com Consistem Mobile

O Consistem Mobile é o aplicativo móvel do Consistem ERP. Para além de uma extensão do sistema de gestão, ele é um recurso que pode revolucionar a maneira como sua empresa executa tarefas operacionais. A nova versão do app aprimora o que já era eficiente, por meio de uma interface mais simples, funcionalidades claras e melhor usabilidade.

Cada operação conta telas otimizadas para simplificar o trabalho dos colaboradores. Isso garante que o aplicativo se adapte ao fluxo da sua empresa.

Veja algumas novidades:

Menu personalizável

Possibilidade de favoritar funcionalidades, acesso rápido ao menu principal e organização dos programas por módulos. Os clientes também podem personalizar nomes de grupos e descrições de programas, adequando o aplicativo ao dialeto da empresa e tornando o uso mais intuitivo.

WMS

A tela de conferência foi otimizada para coletores, o que tornou a conferência de etiquetas na localização um processo simples e visual.

Estoque

A requisição independente permite que os operadores filtrem pedido e coletem itens com uma lista que se reordena automaticamente, para facilitar o trabalho.

Fios e Confecção

A baixa de requisição é exibida horizontalmente, com o sistema rolando a tela para o item coletado, o que otimiza o tempo. Além disso, a conferência via sugestão exibe um totalizador de itens conferidos e permite o encerramento de caixas. Para o módulo de confecção, a conferência via sugestão exibe um totalizador de itens conferidos e permite o encerramento de caixas.

Comercial

Na separação de romaneio, é possível bipar etiquetas para atualizar quantidades e gerar caixas. Já a lista de transporte permite visualizar notas fiscais e itens faltantes, reduzindo o risco de erros nos processos relacionados à entrega de produtos. Após a bipagem dos itens, o faturamento é realizado automaticamente, o que simplifica ainda mais a operação.

Com a personalização do menu via Consistem ERP, os novos métodos de bipagem e funcionalidades aprimoradas para diversos módulos, gestores e equipes têm uma solução adaptável em mãos. Além disso, o aplicativo otimiza o tempo, reduz falhas e traz a mobilidade que o mercado exige.

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