Tecnologia 19/10/2021

Recentemente, neste artigo aqui, falamos sobre cloud computing, um serviço de armazenamento de dados e sistemas em nuvem que elimina a necessidade de a empresa possuir um servidor local próprio, mantido a altos custos.

Para relembrar: o serviço de cloud computing surgiu como uma alternativa para pequenas e médias empresas que não querem ou não têm condições de investir em um espaço físico próprio para armazenar seus dados ou programas.

Os softwares e as informações da organização ficam hospedados em servidores remotos e podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento através de diferentes dispositivos (computador, tablet ou smartphone) com recuperação rápida das informações e ampla disponibilidade de acesso.

Mas e o modelo multicloud? O que é essa novidade e por que ela está sendo amplamente adotada como estratégia de segurança por diferentes empresas? É o que você vai descobrir a seguir.

O que é o modelo multicloud de armazenamento?

Como seu nome sugere, o modelo multicloud é o uso de serviços em nuvem de mais de um fornecedor.

Pode ser tão simples quanto usar software como serviço (SaaS) de diferentes fornecedores de nuvem, ou mais complexo, quando a empresa executa aplicativos em plataforma como serviço (PaaS) ou infraestrutura como serviço (IaaS) de vários provedores de serviços em nuvem, como Google Cloud Platform, IBM Cloud e Microsoft Azure.

Por que é vantajoso? O uso de serviços em nuvem de dois ou mais fornecedores oferece mais flexibilidade para otimizar o desempenho, controlar custos e aproveitar as melhores tecnologias de nuvem disponíveis. Ou seja: aqui cabe o ditado de não colocar todos os ovos em uma única cesta.

Se ocorre algum problema com um dos fornecedores do serviço em nuvem, o seu negócio não fica totalmente dependente da resolução do incidente para voltar às atividades.

Abaixo, você confere mais benefícios.

As principais vantagens da multicloud

Lançando mão da estratégia multicloud, a empresa evita problemas de desempenho, opções limitadas ou custos desnecessários resultantes do uso de apenas um fornecedor de nuvem. Confira as vantagens principais:

Flexibilidade para escolher serviços em nuvem de diferentes provedores de nuvem com base na combinação de preços, desempenho, requisitos de segurança e conformidade, localização geográfica que melhor se adapte ao negócio.

Capacidade de adotar rapidamente as mais recentes tecnologias de qualquer fornecedor, conforme necessário ou à medida que surgem, em vez de limitar os clientes a quaisquer ofertas ou funcionalidades que um único fornecedor ofereça em determinado momento.

Redução de interrupções e tempo de inatividade não planejado (porque uma interrupção em uma nuvem não afetará necessariamente os serviços de outras nuvens).

O sistema Consistem é hospedado através da tecnologia de cloud computing

Consistem ERP foi um dos primeiros softwares do mercado a rodar em cloud computing, adicionando todos os benefícios, recursos e funcionalidades do programa à gestão do negócio sem necessidade de servidor próprio.

O ERP da Consistem é 100% web, com acesso remoto de qualquer lugar. Quer saber mais sobre o Consistem ERP? Clique aqui e solicite uma demonstração.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem