Gestão, Tecnologia 01/05/2018

Todo administrador precisa priorizar resultados positivos e diminuir a ocorrência de erros e de retrabalho em processos operacionais.

Por meio da análise de histogramas, gráficos e relatórios, é possível tomar decisões mais assertivas relacionadas principalmente ao fluxo de caixa.
Todas essas funcionalidades estão disponíveis em um sistema de gestão. Aproveite para descobrir como os módulos do ERP influenciam em decisões financeiras

Decisões de investimento

Definir o que, quanto, como e para quem produzir é de responsabilidade do setor financeiro da empresa.

A aplicação de recursos, no âmbito organizacional, deve considerar índices como sazonalidade, aumento ou diminuição de demanda, preços de fornecedores e todos aqueles praticados por concorrentes no mercado, mudanças macroeconômicas como a inflação, entre outros fatores endógenos e exógenos.

No âmbito expansionista, com informação disponibilizada por um ERP é possível delimitar a aplicação dos recursos em bolsa de valores, compra de ativos, investimento em novos mercados e aquisição de outras empresas, por exemplo.

Decisões de financiamento

Esse tipo de decisão é muito importante para a liquidez da empresa: definir a forma de captação de recursos, próprio ou de terceiros (investidor anjo, empréstimos bancários, fintechs), vai direcionar as ações dos gestores e o comportamento da organização no domínio financeiro, podendo ser mais ou menos ousado nesse sentido.

Além disso, não basta captar valores, é necessário administrar os recursos de forma eficiente para gerar resultados que garantam a continuidade da empresa no mercado e possibilitem ganho aos investidores.

Gerenciamento de receitas e despesas

Com o gerenciamento eficaz das receitas, é possível provisionar os investimentos e a quitação de despesas operacionais fixas, como energia elétrica, folha de pagamento, internet, aluguel, entre outros, e variáveis como impostos, comissões e passivo trabalhista, por exemplo.

Com a previsibilidade dessas despesas, evita-se sustos desnecessários e que sejam incididos juros e multas sobre valores devidos por atraso de pagamento.

Ao determinar com exatidão os valores a realizar em longo prazo, é possível identificar também clientes inadimplentes e investir num setor de cobranças que diminua essas falhas no fluxo de caixa, diferença crucial para a liquidez da empresa.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Falhas no fluxo de caixa estão diretamente ligadas ao Supply Chain Management: com valores disponíveis é possível negociar totais nas compras de insumos e outros materiais junto aos fornecedores e alinhar prazos de pagamento conforme recursos em caixa e o capital a receber já provisionado.

Por meio de toda informação oferecida por um ERP, é possível ainda reduzir sensivelmente o volume de estoque necessário ao processo produtivo, o que demonstra eficácia do gerenciamento da cadeia de suprimentos, além de estabelecer índices para o giro de estoque.

Relacionamento com stakeholders

Colaboradores

Relacionado aos colaboradores, sem falhas no fluxo de caixa, uma empresa pode adotar políticas de desconto para impulsionar as vendas na sazonalidade ou para garantir autonomia ao setor de venda numa negociação comercial.

Um fluxo de caixa positivo também garante que a equipe esteja mais motivada pelos resultados da organização, com o cumprimento em dia das obrigações trabalhistas.

Além disso, por meio do estabelecimento de metas alcançáveis, os colaboradores alinham suas expectativas ao reconhecimento financeiro e, ainda, reconhecem a possibilidade de crescimento junto com a empresa e uma futura ascensão de cargo.

Clientes

Após determinar os valores para o cumprimento das obrigações financeiras, a empresa pode delimitar quais estratégias de vendas serão praticadas, os descontos promocionais concedidos e os prazos trabalhados que não interfiram no andamento financeiro da organização e, ao mesmo tempo, possibilitem alcançar níveis altos de satisfação de clientes.

Esses índices de Customer Success são imprescindíveis para avaliar o desempenho do negócio, em como está o reconhecimento da empresa junto ao seu mercado consumidor e quais os próximos passos para fidelizar ainda mais o cliente à organização.

Governo

Um ERP que permite identificar falhas no fluxo de caixa também é eficiente para executar um planejamento tributário, já que esse demanda pleno conhecimento dos produtos e alíquotas incididas em cada lançamento.

Além disso, a integração desses processos possibilita a transmissão de dados à Secretaria da Fazenda pelo Sped fiscal — Sistema Público de Escrituração Digital – e ao Sintegra, além de ser compatível com arquivos do tipo XML, para entradas de notas fiscais.

Dia de trabalho no setor financeiro

Como um ERP pode melhorar o fluxo de caixa?

Identificar falhas no fluxo de caixa otimiza a gestão financeira assim como os resultados da empresa. A implantação de um ERP pode mudar a dinâmica da organização e trazer vantagens para o negócio em todos os aspectos gerenciais, tais como:

  •  melhor controle gerencial, com a visualização dos processos de forma consolidada, auxilia no planejamento estratégico e permite mobilidade, ou seja, acompanhar o desempenho da empresa de qualquer lugar;
  • eficiência operacional que pode ser promovida, de forma integral, em todos os setores da empresa, por meio da eliminação de erros e do retrabalho de lançamentos manuais, com uma equipe de trabalho eficaz e alocação correta de recursos;
  •  redução de custos, que pode ser efetivada pela eficiência produtiva, diminuição de índices de desperdício, entre outros;
  •  padronização de rotinas e um fluxo de informação unificado, em que as atividades passam a ser integradas entre todos os setores da organização;
  •  identificação facilitada de gargalos, sua correção mais rápida e de forma assertiva.

Todas essas vantagens proporcionam desenvolvimento de novos produtos e processos, aumentam os resultados da empresa em longo prazo, permitem a elaboração de estratégias preventivas quanto às falhas no fluxo de caixa, assim como a identificação de novas oportunidades de negócio.

__

Identificar as falhas no fluxo de caixa demanda tempo e planejamento. Assine agora nossa newsletter e receba informações direto em seu e-mail para embasar a sua busca!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem