Você sabia que a quantidade de roupas produzidas no Brasil em apenas um ano vestiria toda a população mundial? São aproximadamente 9 bilhões de peças fabricadas anualmente, tornando o país uma referência global em moda.
Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e comprovam o que as empresas do segmento já sabem: o setor é altamente competitivo por aqui.
Para se destacar na indústria têxtil brasileira, exige-se planejamento estratégico e adoção de ações de inovação. Continue a leitura e confira as nossas dicas de como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo!
Principais ações para se destacar no universo têxtil
Selecionamos as ações que auxiliarão a sua empresa a ter destaque competitivo no mercado têxtil em 2022 de maneira simples e efetiva. Veja a seguir.
Diferencie-se da sua concorrência
Uma das melhores e mais óbvias maneiras de se destacar da concorrência é simplesmente ser diferente, não importa a maneira.
Pode ser um preço diferenciado, o jeito com que você promove o seu negócio, a estratégia de marketing digital, um pós-venda matador… Todos esses são pontos interessantes que podem fazer você se destacar na multidão.
Porém, para ser diferente da concorrência, você precisa saber tudo sobre ela. O próprio processo de pesquisa trará insights valiosos para serem colocados em prática.
Leia também: Por que a transparência pode ser um diferencial competitivo?
Foque na experiência do cliente
Ao pesquisar sobre as empresas que concorrem com a sua marca têxtil, você conhecerá os pontos fracos da concorrência. É aqui que você deve entrar e criar uma experiência muito melhor para os seus próprios clientes.
Um exemplo pode ser a venda online. Se você tem ou quer implantar um e-commerce, investigue como é o processo do seu melhor concorrente para descobrir como é a experiência oferecida durante todas as etapas desde compra, navegação até entrega e pós-venda.
Para se destacar em um mercado competitivo como o da moda, certifique-se de que você tem algo que a sua concorrência não tem.
Se o seu site não for tão compatível com dispositivos móveis quanto o dos seus concorrentes, então isso é algo que você precisa corrigir imediatamente. Não basta seguir o mesmo padrão das outras marcas; você precisa torná-lo melhor.
Construa uma cultura de inovação
A indústria têxtil brasileira é bastante tradicional, e isso significa que as marcas que criam uma cultura de inovação estão sempre um passo à frente.
Para fazer isso no seu negócio, incentive uma cultura inovadora na sua empresa, permitindo que os seus funcionários se manifestem, tragam ideias e coloquem em prática novas estratégias. Ousar pode ser a escada para a sua marca chegar ao topo!
Empresas que inovam dão liberdade para que os seus funcionários se sintam à vontade para contribuir.
Para construir essa atitude positiva, elimine a barreira entre a gestão e os colaboradores e enfatize a comunicação contínua entre os setores, promovendo sessões de brainstorming para capturar as melhores ideias.
Invista em soluções tecnológicas de gerenciamento e produção
Você já ouviu falar sobre a indústria 4.0, certo?
Para se destacar em um mercado competitivo como o da indústria da moda, invista em softwares e equipamentos que otimizarão o processo produtivo, diminuirão custos com mão de obra, ampliarão a capacidade produtiva e garantirão mais precisão.
Essas vantagens são parte da oferta de soluções como a computação em nuvem, as ferramentas de automação (ERP) e a inteligência artificial.
Busque implementar a transformação digital no seu negócio aos poucos, entendendo quais investimentos trarão bons resultados e farão a sua marca se destacar no segmento têxtil.
Leia também: Como um sistema ERP pode aumentar as suas vendas
Consistem ERP, o primeiro passo para tornar a sua indústria 4.0
Se você ainda não deu o primeiro passo para subir os degraus da inovação tecnológica, que tal começar por um ERP?
O sistema integra todos os setores do seu negócio para automatizar etapas, coletar dados, emitir relatórios e potencializar as operações cotidianas da sua organização – tudo o que a indústria 4.0 precisa para ser uma realidade na sua indústria.