Gestão, Tecnologia 11/10/2022

Você sabe qual é a importância do ERP para indústrias de plásticos e embalagens? A tecnologia atingiu em cheio as empresas. Atualmente, a maioria dos procedimentos administrativos já são realizados via software, principalmente, o ERP.

Logo, as indústrias que atuam no segmento de plásticos e embalagens não poderiam ficar de fora. Deixar de investir nesse tipo de sistema pode sair muito caro para uma empresa desse tipo. Gerando atrasos que podem, inclusive, atrapalhar o atendimento ao cliente.

Neste conteúdo, mostraremos os diferenciais de possuir um ERP para indústrias de plásticos e embalagens, apontando seus principais benefícios. Continue lendo!

Qual a importância do ERP para indústrias de plásticos e embalagens?

Antes de qualquer coisa, mostraremos alguns benefícios que o ERP pode proporcionar. O objetivo é fazer com que você entenda como ele é importante e o quanto pode elevar o nível de gestão do seu negócio. Continue lendo!

Integração de processos

O primeiro benefício é a integração dos processos. O ERP centraliza todas as informações gerenciais da empresa em um único sistema. Desse modo, os gestores têm acesso e controle total a todos os procedimentos e informações da atuação da empresa, facilitando a tomada de decisões.

Essa ferramenta é amplamente utilizada para armazenar dados de manufatura, estoque, vendas, contábil/fiscal, finanças, RH, etc. Ao utilizar um ERP, todas essas informações estarão online, integradas e de fácil acesso ao empresário ou gestor.

Execução de diagnósticos mais precisos

Outra vantagem interessante são os controles produtivos. Como o ERP para indústria de plásticos e embalagens possibilita integrar todos os processos do seu negócio, facilitando a identificação de inconsistências nos processos, necessidades de melhorias e adaptações, bem como realizar a apuração de custos.

Melhoria nos processos

Outro benefício crucial de um bom ERP é a melhoria nos processos. Geralmente, um sistema eficiente e robusto consegue eliminar uma série de trabalhos manuais.

Dessa forma, o trabalho dos colaboradores será otimizado. Isso porque, o mesmo profissional pode economizar tempo eliminando essas tarefas manuais, realizando outros trabalhos no seu departamento.

Além disso, a automação dos fluxos de trabalho também elimina os erros, os quais são muito comuns e normais de acontecerem quando os processos são manuais.

Geração de relatórios

Um bom ERP também é capaz de gerar uma série de relatórios para a sua empresa, isso porque tem todas as informações integradas em um só local. Não há como gerenciar bem um negócio, tomar decisões impactantes e assertivas sem analisar dados e informações precisos, que são analisados por meio de relatórios. Eles são a base para que você possa tomar decisões mais assertivas.

Como funciona o processo de implementação do ERP para indústrias de plásticos e embalagens?

O primeiro passo para implementar um ERP para indústria de plásticos e embalagens é contratar um ERP que atenda às suas necessidades. Feito isso, a empresa contratada levantará a situação atual dos fluxos de trabalho da sua indústria.

Nesse momento, é importante ter em mente que alguns procedimentos precisarão ser alterados. Afinal, se você quer atingir um altíssimo nível de gestão e conquistar os benefícios mencionados anteriormente, é preciso atualizar os processos dentro da empresa.

Em seguida, será levantada a necessidade do seu negócio e os fluxos de trabalho necessários para que todos os procedimentos ocorram de forma integrada e com o máximo de automação possível.

Após levantados todos esses dados, o sistema é instalado e inicia-se a etapa de configuração.  Mas, o trabalho de implementação não para por aí.

Depois dessa fase, a empresa responsável pela implementação também realizará todo trabalho de treinamento com seus colaboradores. Além disso, ela também oferecerá o suporte técnico e acompanhamento para solucionar dúvidas e questionamentos que possam existir.

É importante, para o sucesso da implantação, que todos os colaboradores estejam engajados, que seja designado um gerente de projeto da empresa para toda a gestão interna e que a diretoria participe de todo o processo, principalmente nas tomadas de decisões estratégicas.

Qual sistema escolher para implementar na sua empresa?

Agora, chegamos a uma das etapas mais importantes na implementação que é escolher uma empresa para fornecer o ERP para sua indústria.

Dê preferência para organizações com um sistema capaz de atender de forma específica a sua empresa do segmento de plásticos e embalagens. Um exemplo disso é o ERP da Consistem. Ele oferece diferenciais como:

  • execução do planejamento dos Recursos de Manufatura (MRP, MRP II);
  • planejamento de carga máquina;
  • simulação de explosão de necessidades para produção;
  • sequenciamento de produção, simulação de demanda de produção;
  • adequação relacionada à indústria 4.0, principalmente, automatização dos apontamentos industriais;
  • controle de qualidade;
  • gerenciamento da terceirização;
  • rastreabilidade ponta a ponta, ou seja, desde a matéria-prima ao produto acabado e do produto acabado até a matéria-prima;
  • controle de estoque, WMS, e-procurement, que é a automatização dos processos de compra;
  • acompanhamento de etapas de pedidos;
  • manutenção industrial;
  • custos e painel para gestão da produção;
  • BI (Dashboards);
  • Explorer (Consultas, relatórios e APIs personalizados).

Além disso, a Consistem ERP também oferece a geração de tags, facilitando o processo de emissão de etiquetas por tampa, sendo totalmente integrado com a balança.

Você também terá melhores controles nos processos, atendendo aos seus processos industriais e especialidades da indústria de extrusão, injeção e impressão.

Por fim, é possível concluir que o ERP para indústrias de plásticos e embalagens pode revolucionar a gestão do seu negócio, impactando diretamente na sua lucratividade.

Mas, para que isso aconteça é essencial contar com uma empresa que forneça um sistema robusto e que seja capaz de, efetivamente, atender a todas as necessidades da empresa.

Portanto, acesse o nosso site e solicite a sua demonstração gratuita e sem compromisso. Assim, você verá na prática como esse sistema pode beneficiar sua indústria.

engajamento-de-usurios-na-mudana-de-erp

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem