Gestão 25/04/2023

De olho nas tendências da indústria da saúde e bem-estar, os segmentos farmacêutico e de cosméticos estão diversificando os nichos para atender novos comportamentos do consumidor. Dessa forma, as fabricantes estão criando ótimas oportunidades para se manterem competitivas.

Uma das apostas para os próximos anos são os produtos sustentáveis, que vêm ganhando um número cada vez maior de consumidores no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo e-commerce Mercado Livre, o número de compradores de itens que estimulam estilos de vida, hábitos e comportamentos sustentáveis cresceu 32% entre 2021 e 2022.

Nesse sentido, acompanhar um mercado tão dinâmico quanto o da saúde e bem-estar só é possível para as indústrias que investem em pesquisa e inovação. Só assim essas empresas poderão planejar os próximos passos para se diferenciarem da concorrência e crescerem.

E nós, que somos apaixonados por inovação, queremos ajudar sua empresa a crescer! Por isso, separamos 4 tendências que prometem movimentar os segmentos farmacêutico e de cosméticos em 2024. Vamos conferir?

Leia mais: Boas práticas para uma gestão administrativa e financeira eficiente na indústria

Cosméticos cruelty free e veganos

Os cosméticos “livres de crueldade” (que não são testados em animais) e os veganos (que não possuem componentes de origem animal) devem continuar em alta. A procura por esse tipo de produto reforça a preocupação cada vez maior das pessoas com o impacto que causam no meio ambiente e na vida de outros seres vivos.

Por esse motivo, muitas empresas que nunca haviam apostado na causa vegana estão se atualizando e mudando os seus processos de fabricação. Então, a indústria que possui a certificação vegana e cruelty free ganha pontos a mais na consideração dos consumidores conscientes.

Produtos naturais e sustentáveis

Cada vez mais, os consumidores estão preferindo produtos com ingredientes naturais na composição, como plantas, frutas e óleos essenciais, e que tenham processos de extração sustentáveis.

Também tem crescido a procura por produtos com embalagens sustentáveis, para diminuir ainda mais o impacto causado na natureza. Dessa forma, os cosméticos em barra, embalados em recipientes retornáveis ou materiais biodegradáveis estão entre as opções em alta entre as tendências da indústria da saúde e bem-estar.

Suplementos para a imunidade

A procura por suplementos para a imunidade cresceu durante a pandemia e deve continuar aumentando. De acordo com um relatório feito pela consultoria Fatpos Global, o mercado mundial de suplementos para imunidade pode chegar a movimentar US$ 30,93 bilhões até 2030.

Entre os suplementos buscados para reforçar a imunidade destacam-se as vitaminas C e D, além do mineral zinco. Afinal, os três contribuem para o bom funcionamento das nossas defesas, ajudando a fortalecer o organismo contra infecções.

Beleza inclusiva

A chamada beleza inclusiva está ganhando cada vez mais espaço na indústria da saúde e bem-estar. Essa tendência inclui produtos como a maquiagem para diferentes tons de pele e os artigos de gênero neutro.

Qualquer consumidor pode usar os cosméticos de gênero neutro, pois eles não possuem indicação específica para homens ou mulheres. Nesse sentido, percebemos o crescimento desse tipo de produto em todas as categorias de cosméticos, como cuidados com a pele, cabelos, maquiagem e perfumes.

Consistem ERP: inove a gestão da sua indústria da saúde e bem estar

Como você pôde perceber, inovar é essencial para a indústria da beleza e bem-estar acompanhar as novidades que vem por aí. E o primeiro passo para isso é implantar um ERP que ajude a reduzir as tarefas administrativas. Assim, a sua equipe poderá se dedicar a atividades mais estratégicas.

Além disso, a ferramenta é essencial para realizar a rastreabilidade de produtos e matérias-primas consumidas em cada etapa do processo de produção. Este método permite o acompanhamento da cadeia produtiva de forma organizada, ajudando a visualizar os processos com mais clareza e manter os padrões de qualidade.

O Consistem ERP está preparado para atender a todas as demandas que a indústria da saúde e bem-estar necessita. Solicite uma demonstração gratuita do nosso ERP agora mesmo, aproveite todos os recursos que ele oferece e eleve a produtividade da sua empresa a outro nível.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem