A mudança nos hábitos de consumo e a maior preocupação das pessoas com o meio ambiente está trazendo novas tendências para o setor de papel e celulose. Por sua vez, as indústrias enfrentam o desafio de serem mais sustentáveis sem perder a produtividade.
Nesse sentido, é essencial o segmento investir em inovação para conseguir acompanhar as demandas do mercado. Para ajudar as empresas do setor a adotarem estratégias mais assertivas para o futuro, separamos 3 tendências que prometem se manter em alta nos próximos anos.
Aproveite a leitura e planeje os próximos passos do seu negócio!
Leia também: 4 tendências para o setor alimentício em 2024
Embalagens inovadoras
Especialistas estão realizando estudos para substituir os materiais plásticos que compõem as embalagens por celulose (componente presente em folhas e vegetais e usado como matéria-prima para produzir o papel), gerando menos impactos ao meio ambiente.
Nesse sentido, a busca por desenvolver embalagens inovadoras e mais sustentáveis se destaca como uma tendência para o setor de papel e celulose. Por meio de pesquisa e inovação, essas empresas estão se reinventando e, ao mesmo tempo, contribuindo para a preservação do planeta.
Papéis absorventes e higiênicos
A pandemia de Covid-19, o isolamento social e a necessidade de reforçar a higiene pessoal levou a uma maior demanda por papel tissue, utilizado em produtos como papel higiênico, toalhas de cozinha, lenços de papel, papel facial, guardanapos e toalhas.
Apesar de a pandemia já ter passado, a procura por esse produto se mantém alta e a expectativa é de que continue assim nos próximos anos, devido ao crescimento populacional no Brasil e à adoção de novos hábitos sanitários ao redor do mundo.
Gestão inteligente de resíduos e de energia
A gestão adequada de resíduos é uma das boas práticas que vem ganhando espaço no setor de papel e celulose. Além de reduzir o impacto ambiental, a reciclagem de subprodutos e resíduos também pode gerar novas fontes de receita para as empresas do segmento. Afinal, essa tendência estimula a empresa a diversificar o seu leque de produtos.
O investimento em fontes de energia renováveis, como a biomassa e a geração de energia a partir de resíduos do processo de produção, também faz parte desse momento de transformação no segmento. Essa boa prática ajuda a reduzir as emissões de carbono no meio ambiente e a diminuir a dependência das indústrias por energia elétrica.
Leia também: Conheça as tendências da indústria da saúde e bem-estar
Consistem ERP: o apoio que a sua indústria de papel e celulose precisa!
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, é essencial para qualquer empresa contar com soluções que simplifiquem processos. Dessa forma, essas ferramentas vão ajudar na tomada de decisões estratégicas para o negócio. Por isso, sua empresa precisa adotar um sistema de gestão automatizada, como o Consistem ERP.
O nosso ERP conta com recursos que vão descomplicar o dia a dia da sua equipe. Nesse sentido, a solução ajudará o setor de papel e celulose a alcançar melhores resultados. Então, solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do Consistem ERP. Conheça todos os diferenciais que o nosso sistema oferece para potencializar o sucesso do seu negócio!