Gestão, Tecnologia 10/10/2017

A necessidade de melhorar os serviços e o foco em reduzir custos fazem com que as empresas optem cada vez mais por utilizar recursos de tecnologia da informação. Uma prova disso é a expansão do uso do ERP no setor têxtil, segmento onde a eficiência é um diferencial muito importante para oferecer produtos de melhor qualidade com preços mais competitivos.

Contudo, não basta apenas utilizar sistemas que priorizem melhorar a performance de uma organização. É essencial escolher um ERP que esteja adequado à realidade da companhia e atenda as necessidades dos departamentos.

Para você entender melhor como o ERP pode ajudar no setor têxtil, vamos apresentar, nesse post, detalhes sobre a utilização do sistema, as vantagens proporcionadas e um case de sucesso relacionado com o uso dessa ferramenta no segmento. Confira!

O funcionamento de um ERP

Uma das principais características desse sistema é a unificação de informações. Isso possibilita que o software faça um cruzamento dos dados e os apresente para os usuários em uma mesma interface, o que contribui para a interatividade e o compartilhamento de ideias.

Atualmente, algumas empresas têm investido em ERPs que armazenam as informações na nuvem. Para uma instituição, essa iniciativa faz com que os funcionários acessem os dados de qualquer lugar, desde que haja conexão à internet. Além disso, esse recurso favorece a tomada de decisão com base em dados atualizadas e precisos.

Como um ERP pode ajudar no setor têxtil?

Um sistema especializado que entende o seu negócio e oferece suporte para tornar as tarefas rotineiras mais produtivas, assim é o ERP. Somente por essas características, o sistema seria essencial para as indústrias, entretanto, ele pode oferecer muito mais. Acompanhe as demais vantagens proporcionadas!

Aperfeiçoa a gestão de materiais e de máquinas

Na indústria têxtil, a gestão de materiais é uma tarefa de extrema complexidade. Qualquer erro pode fazer com que um lote de matéria-prima acabe antes do previsto, o que pode prejudicar o ciclo produtivo por completo, além de causar prejuízos financeiros e de imagem para a organização.

Para evitar esse problema, o ERP relaciona a lista dos pedidos com os itens que devem ser utilizados para atender a uma demanda. Assim, a ferramenta propicia mais agilidade na fabricação, evita o desperdício e garante uma redução de custos.

Há também os módulos que medem a capacidade de produção das máquinas. Dessa forma, eles verificam o tempo de conclusão do pedido e viabilizam um cálculo mais exato dos prazos de entrega, colaborando para prestação de um atendimento mais qualificado aos clientes.

Possibilita a otimização de processos

Qualquer indústria tem como foco otimizar a produção, ou seja, melhorar os procedimentos realizados repetidamente, executando-os com mais agilidade e em menos tempo. Nesse cenário, o ERP viabiliza a otimização dos processos por meio do monitoramento de desempenho da equipe e de todas as unidades, tornando a empresa mais produtiva e competitiva.

Além disso, o software permite identificar os pontos que podem ser corrigidos com mais facilidade e precisão. Dessa forma, uma organização tem mais condições de promover a melhoria contínua dos processos e encontrar as melhores alternativas para qualificar a produção e aumentar as vendas.

Planejamento com mais eficiência

O planejamento é uma peça-chave para o sucesso no mundo corporativo. Essa prática auxilia na previsão de possíveis oscilações do mercado e mantém os negócios preparados para as mudanças provocadas pela tecnologia. E, claro, ter dados integrados e atualizados, faz toda a diferença na hora de estabelecer objetivos. Nesse cenário, o sistema de gestão integrada é perfeito.

Por meio da ferramenta é possível ter uma visão completa sobre os números e informações relativos a cada setor. Dessa forma, torna-se mais simples analisar como os investimentos podem melhorar o desempenho da equipe, identificando também os momentos de expandir ou de retrair a produção.

Hoje, uma organização que não tem agilidade para mudar as ações planejadas, enfrenta uma série de riscos, como:

  • Estar desatualizada sobre as tendências do mercado;
  • Perder clientes;
  • Ser ultrapassada pela concorrência;
  • Ter dificuldades de manter o negócio.

Controlar melhor as finanças

Fazer compras desnecessárias é um erro grave, principalmente em um período de instabilidade econômica. Com relatórios precisos sobre a produção, o ERP faz com que uma empresa tenha um controle melhor dos gastos.

Além disso, verifica os itens que podem ser cortados com a otimização dos processos. No cenário atual, as empresas devem manter a qualidade dos serviços e eliminar despesas para superar os concorrentes.

Integrar todas as áreas

Algumas empresas adotam uma série de softwares para verificar o funcionamento de vários setores. Com o ERP, você pode fazer isso utilizando apenas um sistema. Outra vantagem é eliminar o uso de planilhas para controlar as atividades.

Ao compartilhar os dados, uma empresa tem mais rapidez e qualidade na tomada de decisão. E também faz com que as tarefas sejam mais bem definidas e distribuídas, evitando o atrito entre as unidades e garantindo mais eficiência.

O case de sucesso da M.Pollo

Agora que você está bem informado sobre o funcionamento de um ERP e conhece as vantagens que esse software pode oferecer para a indústria têxtil, queremos te mostrar na prática como o investimento na ferramenta é válido.

Hoje, vamos abordar o caso da M.Pollo, companhia que passou a ter maior integração entre os departamentos, com destaque para as áreas de contabilidade e controladoria, após a incorporação do sistema de gestão integrada.

A empresa também obteve outros ganhos com a implantação do software, por exemplo:

  • O aperfeiçoamento dos processos;
  • A eliminação de retrabalhos;
  • O aumento da eficiência operacional.

Esses resultados foram fruto de uma escolha correta do fornecedor do sistema de gestão integrada, segundo o diretor de TI da M.Pollo, Marcus Antônio Bezzerra.

 

Se você está interessado em conhecer novas tecnologias para melhorar o desempenho da sua empresa, assine agora mesmo a nossa newsletter. Contar com um excelente ERP no setor têxtil pode fazer toda a diferença!

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem