Contar com um ERP é essencial para melhorar a gestão da qualidade no setor de grãos
Gestão 15/03/2024

Os resultados registrados pelo setor de grãos em 2023 mostram que melhorar a gestão da qualidade pode tornar o segmento cada vez mais rentável e competitivo. Em meio à safra de 317,8 milhões de toneladas, agricultores e indústrias de beneficiamento apostam em soluções tecnológicas para aumentar a produtividade nas lavouras e a impulsionar a produção.

Ter controle e qualidade nos processos, do plantio à entrega, é um dos maiores desafios enfrentados pela indústria cerealista. Por isso, um ERP focado no segmento pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Descubra quais são no decorrer deste post!

Leia também: Gestão de grãos com ERP: otimize seu processo e ganhe produtividade

Fatores que influenciam a qualidade no setor de grãos

Quem trabalha na indústria cerealista sabe muito bem que contar apenas com as boas condições climáticas e com um maquinário de ponta não é suficiente para uma colheita ser farta. Afinal, a qualidade dos grãos que alimentam os brasileiros depende da gestão correta de toda a cadeia produtiva do segmento, desde a origem até o destino final.

Além do plantio adequado e da colheita no período certo, a empresa precisa avaliar se os grãos estão adequados para a comercialização e o consumo, atender às regulamentações e normas de segurança alimentar vigentes, transportar e armazenar corretamente, utilizar o maquinário e a mão de obra do jeito certo, entre outros fatores.

Como você pode perceber, são muitas as condições que influenciam na qualidade dos grãos. Nesse sentido, o apoio de uma tecnologia automatizada pode ajudar a indústria cerealista a realizar uma gestão mais assertiva, disponibilizando dados que auxiliem na correta tomada de decisão.

Leia também: Como um software para o segmento cerealista pode ajudar a indústria de grãos

Veja alguns benefícios que um ERP pode trazer para a sua empresa de grãos

Redução de perdas

Permite um controle minucioso do fluxo de grãos, desde a colheita até a distribuição.

Conformidade regulatória

Possibilita rastrear a origem e o destino de cada lote de grãos, o que é essencial para a qualidade dos produtos e para minimizar riscos legais.

Maior previsibilidade

Dispõe de dados em tempo real e análises detalhadas para os gestores tomarem decisões corretas, antecipando demandas e ajustando estratégias de acordo com a necessidade.

Menos erros

Automatiza tarefas manuais e repetitivas para agilizar as operações, reduzindo erros e liberando tempo para a equipe realizar atividades mais estratégicas.

Integração entre setores

Melhora a comunicação entre os departamentos, garantindo mais produtividade e eficiência operacional.

Melhor controle de estoque

Propicia uma visão em tempo real dos níveis de estoque, ajudando a evitar escassez ou o excesso de grãos, ajudando a evitar prejuízos.

Maior controle financeiro

Permite rastrear custos, receitas e despesas relacionadas à gestão de grãos, facilitando a análise financeira e o planejamento orçamentário.

Viu só como contar com uma solução de gestão empresarial pode ajudar a sua indústria cerealista a alcançar o sucesso?

Melhorar a gestão da qualidade traz diversos benefícios para o setor de grãos

Eficiência no setor de grãos: como o Consistem ERP pode te ajudar

Se você deseja aumentar a eficiência da sua indústria cerealista, o Consistem ERP pode ser seu aliado nessa missão! Com a solução, você conta com informações centralizadas que facilitam o controle de todos os processos relacionados à produção de grãos.

Veja algumas funcionalidades oferecidas pelo Consistem ERP:

  • Controle de recebimento e saldo de produtores, cooperados ou arrendatários parceiros;
  • Monitor de tickets com controle de pesagem;
  • Gestão de grãos, desde recebimento da mercadoria, pesagem até distribuição;
  • Monitoramento por safra, variedade e produto;
  • Conta corrente do produtor integrada;
  • Ficha técnica com rendimentos de grãos e descontos relacionados;
  • Controle de matéria-prima;
  • Controle de estoque e de e-procurement (automatização dos processos de compra);
  • Consultas, relatórios e APIs.

Agora que você já sabe por que o Consistem ERP é ideal para a sua indústria de grãos, que tal aproveitar todos os diferenciais que essa tecnologia oferece? Solicite uma demonstração gratuita e comece já a impulsionar os resultados da sua empresa!

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem