Cada vez mais, realizar uma boa gestão de pedidos é essencial para a empresa se manter competitiva no mercado. Garantir que o consumidor tenha uma experiência de compra positiva, da realização do pedido à entrega, se tornou uma obrigação e os negócios que não dão atenção a essa estratégia correm um sério risco de perder clientes para a concorrência.
Afinal, com tantas opções de compra que o consumidor tem à disposição hoje, ele pode facilmente desistir da compra ao primeiro sinal de dificuldade, buscando outra empresa para atendê-lo. Por isso, realizar uma boa gestão de pedidos pode fazer toda a diferença para a satisfação do cliente e, também, para que ele se mantenha fiel ao seu negócio.
Mas, afinal, o que é gestão de pedidos e de que forma é possível adotar essa estratégia? Continue lendo o post e descubra!
O que é gestão de pedidos
A gestão de pedidos é o conjunto de procedimentos adotados para atender o pedido do cliente. Essa estratégia envolve o acompanhamento desde quando ele é feito até o momento que o cliente recebe o pacote, e abrange uma série de atividades.
As etapas do pedido são:
- Recebimento
- Faturamento
- Separação
- Envio
Nesse sentido, monitorar o andamento do pedido é essencial para garantir que todas as etapas funcionem corretamente, melhorando a experiência do cliente. Afinal, qualquer entrave em uma dessas fases pode fazer o prazo de entrega prometido ir por “água abaixo”, deixando o cliente insatisfeito e prejudicando a reputação da empresa.
Leia também: Supply chain: como fazer uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente na indústria têxtil
Quais são os benefícios da gestão de pedidos
Agora que você já sabe como funciona a gestão de pedidos, confira 3 benefícios que ele pode trazer para a sua empresa!
- Evita erros, que podem acontecer quando o controle das etapas é realizado manualmente;
- Aumenta a produtividade, reduzindo tarefas repetitivas e liberando a equipe para realizar atividades mais estratégicas;
- Melhora a experiência do cliente, tornando o processo de compra mais eficiente e fortalecendo o relacionamento com o consumidor.
Por isso, contar com uma ferramenta automatizada pode ser uma aliada para evitar falhas nos processos, garantindo a agilidade das entregas e evitando prejuízos.
“Cadê meu pedido?”
Dentro da gestão de pedidos, um item que potencializa a experiência do cliente é o rastreamento de pedidos. Quando o cliente consegue acompanhar o pedido, ele se sente mais seguro e tende a confiar mais na empresa, pois tem a certeza de que o seu produto será entregue.
Outra vantagem do serviço é que o consumidor pode se programar para receber a mercadoria ou pedir para alguém recebê-la no dia planejado. Isso aumenta as chances de ele voltar a comprar com a empresa um dia e de indicá-la para outras pessoas.
O rastreamento de pedidos não é vantajosa só para o consumidor, mas para a empresa também. Além de melhorar o relacionamento com o cliente, o serviço evita que o SAC fique sobrecarregado com os clientes que perguntam onde o produto está.
Como você pode ver, investir em uma boa gestão de pedidos já não é mais um diferencial para as empresas, e sim uma necessidade.
Leia também: Qual é o papel do ERP na gestão da cadeia de suprimentos
Conte com o Consistem ERP para potencializar sua gestão de pedidos
Sua empresa tem dificuldade para acompanhar os pedidos e identificar gargalos que geram atraso nas entregas? Pois saiba que o Consistem ERP pode te ajudar!
Com a nova funcionalidade Eficiência por etapa de pedido, você pode montar um fluxo de etapas que o pedido irá seguir e planejar ações para otimizar o processo de entrega.
Veja as principais facilidades:
- Visualize em qual etapa o pedido está, consultando por representante, cliente, tipo de pedido ou de nota;
- Confira quais pedidos estão em cada fase, o tempo total por etapa e os tempos das etapas em um pedido específico;
- Defina o tempo máximo que o pedido poderá ficar em cada etapa e notifique os usuários responsáveis por ela se o limite for ultrapassado;
- Envie notificações aos usuários responsáveis para avisar que o pedido entrou em determinada etapa;
- Automatize o avanço das etapas conforme ações chaves no Consistem ERP (liberação de crédito, comercial de pedido, romaneio de pedido e faturamento);
Envie e-mails para o cliente avisando em qual etapa o pedido dele está.
E muito mais!
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