Quem não gosta de ser bem atendido quando solicita um produto ou serviço? O bom atendimento, o conhecimento sobre o que está sendo ofertado e o tratamento especial que você dá ao seu cliente ou prospect são fundamentais na hora de cativar clientes e fechar grandes negócios.
Para quem ainda não sabe, prospectar clientes é uma das etapas de venda essenciais para manter a competitividade e a sobrevivência no mercado. Esse processo envolve técnicas para impactar diretamente no fechamento de novos contratos, por isso, deve ser visto como prioridade por qualquer negócio que vise ao crescimento.
Como um ERP pode ajudar na prospecção de clientes
Um sistema de gestão integrada garante acesso a todas as informações do negócio de forma prática e em tempo real. Ao sair para prospectar clientes, é fundamental reunir dados atuais sobre o crescimento do seu negócio, agilidade na produção, estoque e tudo o que for necessário para convencer o prospect de que você tem o que ele precisa.
Além disso, o CRM também pode auxiliar – e muito – nessa etapa. Com ele, é possível ter todas as informações relacionadas às interações com o cliente, como dados pessoais, informações de compras anteriores, registro de canais de comunicação, entre outras. E tudo ainda fica registrado sem risco de perdas, como acontece, muitas vezes, em planilhas do Excel.
Resumindo: se o vendedor tem acesso rápido ao banco de dados, fica muito mais fácil fazer visitas e prospectar com mais preparo, demonstrando que você entende sobre o que o seu cliente precisa.
Como se preparar para vender mais?
Além de ter as informações sobre a empresa e o cliente, é fundamental ter alguns outros cuidados na hora de convencer seu prospect. Separamos algumas dicas para ajudar você a vencer esse desafio e fazer a sua empresa crescer ainda mais.
Peça indicações
Uma ótima forma de começar a lista de prospecção é pedir indicações para clientes que estão na casa há mais tempo. Eles já têm confiança em você, sabem quais soluções você pode oferecer e também o que os conhecidos precisam. Ter referências boas é um ótimo método para garantir a assertividade nas vendas.
Lembrando que é preciso analisar as necessidades da lista de prospects antes de entrar em contato com eles. Entregar uma proposta a uma empresa que não precisa de solução, além de desperdiçar tempo de ambas as partes, acaba gerando um resultado negativo, pois significa que você não pesquisou direito sobre o possível cliente.
Seu objetivo é oferecer soluções
Feito um estudo aprofundado sobre cada cliente em potencial, chegou a hora de reunir essas informações para apresentar soluções. O maior aliado nesse quesito é o seu conhecimento em relação ao que o prospect está precisando. Entender sobre o negócio do possível cliente e suas necessidades é fundamental para saber o que deve ser vendido.
Vale ressaltar que você não está ofertando um produto, mas sim uma solução para melhorar o dia a dia do seu cliente. Apresente os benefícios e transforme o encontro em uma verdadeira experiência para o cliente. Tenha uma abordagem próxima e mostre que você será um grande aliado para o seu crescimento.
Agora que você já sabe a importância de um CRM para a prospecção de novos clientes e quais as melhores abordagens para conseguir novos contratos, que tal rever a forma como isso tem funcionado para a sua empresa e encontrar novas maneiras de vender e se manter competitivo no mercado?
Tenha o auxílio de um software de gestão integrada para ter os dados precisos da organização e, também, tudo sobre os seus clientes e prospects em um lugar de fácil acesso e sem possibilidade de perdas. Vamos colocar isso em prática?
Precisando de uma ajuda para essas transformações, a Consistem está sempre disponível para auxiliá-lo. Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita.