A automação é a chave para a otimização de TI e a transformação digital da indústria. Além disso, para a rotina de trabalho, a automação traz benefícios como a economia de tempo e custos e a liberação de recursos, inclusive de pessoal.
Para qualquer empresa, a economia de tempo e dinheiro e a liberação de recursos e mão de obra são objetivos de extrema importância. Continue a leitura e saiba como a automação de TI pode colaborar para alcançar esses objetivos na sua empresa.
Automação de TI: o que é e como funciona?
A automação de TI, também chamada de automação de infraestrutura, é o uso de softwares para criar instruções e processos repetíveis para substituir ou reduzir a interação humana com os sistemas de TI.
As ferramentas de automação de TI podem ter muitas formas, mas quase sempre se trata de um software que aciona uma sequência repetida de ações para resolver problemas cotidianos das operações.
Por exemplo: automatizar uma transferência para movimentar arquivos de um sistema para outro sem intervenção humana; ou a geração automática de relatórios de desempenho de rede.
A maioria das empresas de médio e grande porte já utilizam alguma automação para facilitar os processos de sistema e software, porém, as empresas menores também podem se beneficiar com essa tecnologia.
Por que vale a pena investir na automação de TI?
Como já citamos há pouco, objetivos como: a economia de tempo e dinheiro e a liberação de recursos e mão de obra são muito importantes para uma empresa, e a automação de TI traz esses benefícios.
Porém, os ganhos são muito amplos, como você pode ver na seleção que fizemos a seguir:
Auxilia na rotina da equipe de TI
A automação pode eliminar a necessidade de execução manual de tarefas como análise de desempenho de rede, gerenciamento da segurança de dados ou relatórios. Assim, os colaboradores podem se concentrar em outras tarefas.
Agiliza a rotina de toda a empresa
Não é somente o time de TI que ganha. A automação das tarefas envolve também outros setores da empresa que delegam ao software operações como geração de relatórios, entrada de notas fiscais, gerenciamento de estoque e muito mais.
Redução de erros
A automação de TI é ótima para automatizar e agendar tarefas repetitivas, demoradas e propensas a equívocos quando executadas por pessoas.
Isso inclui grandes processos que devem ser concluídos diariamente, grandes transferências de dados ou tarefas de entrada de dados propensas a erros.
Integração dos fluxos de trabalho
As soluções de automação de TI podem simplificar e integrar de maneira eficaz os fluxos de trabalho em um ambiente ou uma organização. Elas são projetadas para incorporar diferentes ferramentas.
Isso significa que uma única solução de automação de TI pode ajudar o setor de TI a gerenciar, monitorar, automatizar e coordenar fluxos de trabalho de uma variedade de ferramentas diferentes em toda a empresa.
Essa solução pode reduzir um problema comum que é a incompatibilidade entre as ferramentas digitais utilizadas pela organização.
Mais produtividade sem aumentar a equipe
A automação oferece ferramentas para que a empresa possa implantar novas operações sem precisar lançar mão de um aumento proporcional na equipe.
Aumento da velocidade de execução das tarefas
Quando você automatiza um processo manual, é natural que isso aumente a velocidade do processo. Por exemplo, ao documentar manualmente as suas tarefas de TI, você acumula documentos físicos difíceis de classificar e manter.
Ao automatizar a documentação da empresa, você elimina a papelada, documenta eletronicamente as tarefas e fornece acesso imediato e remoto a ela sempre que necessário.
Por onde começar a automação de TI?
Todas as empresas, todos os setores e todos os cargos envolvem tarefas repetitivas. Executadas diariamente ou semanalmente, essas tarefas recorrentes consomem o tempo dos colaboradores e afetam o desempenho da empresa.
Adotar soluções específicas de automação para cada setor ajuda a enfrentar os desafios e a otimizar as operações para um nível de alta qualidade. Como regra geral, considere automatizar processos que são:
- Repetitivos.
- Documentados.
- Demorados.
- Carregam altos riscos de erros.
- São propensos a automação.
- São viáveis para a automação.
É importante reforçar que a adoção ampla de automação não elimina a necessidade de participação humana nas operações da sua empresa, mas sim permite que as pessoas possam focar em tarefas mais construtivas para o seu negócio.
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