Automatizar processos é importante para tornar o RH mais estratégico
Gestão 12/04/2024

Você gostaria que o seu RH se envolvesse em atividades mais estratégicas, que ajudassem a gestão da empresa a tomar decisões mais assertivas? Automatizar processos pode ser um passo importante para a sua equipe passar menos tempo fazendo tarefas administrativas. Assim, o time poderá e se dedicar mais às iniciativas focadas em gestão de pessoas, como a identificação, a atração, o desenvolvimento e a retenção de talentos.

A automatização de processos traz diversos benefícios para o RH. Os principais são:

  • Agiliza as rotinas do setor, melhorando a produtividade;
  • Aumenta a segurança da informação, evitando o extravio de documentos;
  • Reduz erros manuais e, com isso, o retrabalho e o desperdício de recursos;
  • Ajuda na elaboração de relatórios estratégicos para o negócio.

Leia também: Conheça 9 benefícios de um ERP para o setor de RH

Quer entender melhor as vantagens que um ERP pode trazer para a gestão de pessoas? Separamos 4 razões para a sua empresa automatizar os processos no RH. Confira e descubra como a solução pode reduzir gargalos no setor e tornar a equipe mais produtiva. Confira!

Acompanhamento dos prazos

Acompanhar os prazos e não esquecer de nada importante fica muito mais fácil quando você conta com um sistema automatizado. Essa solução permite, por exemplo, que a equipe de RH receba alertas sobre os vencimentos e prazos. Dessa forma, a tecnologia colabora para a empresa ficar em dia com as leis trabalhistas e outras obrigações relacionadas aos recursos humanos.

Gestão de documentação laboral

Automatizar processos agiliza uma série de tarefas relacionadas à gestão dos documentos laborais. Como os dados estão centralizados, o RH consegue consultar e imprimir facilmente os documentos que precisa. Além disso, será possível ter os dados sempre à mão caso seja necessário fazer um relatório. Outra vantagem é o controle de acesso, que ajuda a manter a segurança e a conformidade dos documentos, evitando que as informações vazem.

Gestão de EPIs

Com a solução, é possível monitorar automaticamente o cadastro, a entrega, a devolução e o estoque de Equipamentos de Proteção Individual, ajudando a controlar o uso dos EPIs pelos colaboradores de forma mais eficiente. Ao automatizar processos, o ERP ajuda a reduzir o risco de acidentes, proteger a empresa de processos trabalhistas e aumentar o controle da movimentação desses itens no estoque, facilitando o inventário da empresa.

Projeção de férias

O sistema permite a integração de dados de todos os departamentos da empresa. Assim, o RH consegue planejar com antecedência as ausências dos funcionários e evitar problemas de produtividade. É possível, por exemplo, programar um calendário de férias de forma mais assertiva, identificar os colaboradores que estão com férias pendentes próximas ao limite legal e realizar várias outras rotinas de forma automatizada.

Leia também: ERP para o RH: para que serve e quando é a hora certa de contratar?

Descomplique o RH da sua empresa com o Consistem ERP

Quando todas as tarefas do RH são realizadas manualmente, a equipe precisa dedicar boa parte do dia à realização de atividades repetitivas que não colaboram para a tomada de boas decisões para o negócio. Assim, fica muito mais difícil a empresa atrair e reter bons profissionais. Afinal, a gestão de pessoas está muito mais focada nas rotinas burocráticas do que nas ações de fortalecimento da marca empregadora.

O Consistem ERP conta com diversos recursos que ajudam a tornar a rotina do RH mais ágil, produtiva e estratégica, o que reflete de forma positiva no engajamento dos colaboradores e no clima organizacional. Solicite já uma demonstração gratuita, descubra todos os diferenciais que o nosso software oferece e transforme a gestão de pessoas da sua organização!

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem