Ter um RH capacitado faz toda a diferença.
Gestão 18/11/2019

Todo mundo sabe da importância de fazer uma boa gestão de pessoas para a evolução do negócio. E isso, não é apenas função do RH, mas sim de todos os coordenadores e gestores da empresa. Infelizmente, em muitos lugares o RH passa muito tempo resolvendo processos burocráticos e acaba não conseguindo focar no mais importante: a gestão de talentos.

Para o bom funcionamento de cada processo produtivo e crescimento do negócio é fundamental ter colaboradores capacitados e uma cultura organizacional consistente. Você já parou para se perguntar se o seu colaborador indicaria a sua empresa para um amigo trabalhar? Se a resposta é não ou talvez, é importante questionar o que você tem feito para executar uma boa gestão de pessoas.

Para auxiliar neste processo, o uso dos sistemas disponíveis na empresa são fundamentais. É imprescindível ter alguém que consiga estar próximo aos colaboradores e analisar os dados disponíveis com um visão crítica sobre quais as necessidades da equipe, desafios e objetivos para o futuro dentro da sua empresa. É necessário ser mais simples, facilitar as relações e disponibilizar recursos para ações menos sistemáticas e mais humanizadas. Mas para tudo isso, o seu RH deve ter tempo e estar sempre atualizado com as transformações presentes no mercado.

Se você não possui um ERP, adotá-lo seria uma ótima forma de otimizar os processos dentro do negócio e garantir que seus profissionais tenham mais tempo para focar na gestão eficiente de pessoas. Através do sistema também será possível analisar os dados para ter mais assertividade nas tomadas de decisões estratégicas dentro da organização.

Além disso, integrando vários setores você promove a comunicação entre as pessoas e estimula o trabalho em equipe, tirando a ideia de cada setor é independente e lembrando que cada colaborador faz parte de um todo, motivado pelo mesmo objetivo.

Quais as vantagens de criar um ambiente mais harmônico? Vários! O principal deles, é ter pessoas que acreditam no que estão fazendo e farão com muito mais dedicação e carinho. Por isso, pratique constantemente feedbacks informais durante um café, agende avaliações para entender qual a visão de cada um sobre o negócio e evolua o seu RH, para que junto com a sua equipe, vocês possam crescer juntos.

Precisando de uma ajuda para otimizar tempo e organizar melhor o fluxo de trabalho do seu negócio? A Consistem oferece um software feito sob medida para o seu negócio, para te ajudar a evoluir cada etapa do processo produtivo. Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem