Gestão 09/12/2019

Já parou para se perguntar se o seu time poderia entregar mais? A maior dificuldade de responder a essa questão é conseguir calcular de forma mais precisa o rendimento das equipes. Claro que a produtividade não se resume apenas à velocidade de produção ou ao aumento de capacidade. O assunto tem a ver também com melhorias de processos, de clima organizacional e diversos outros indicadores que podem trazer melhor visibilidade para essas questões.

Nesse sentido, o gerenciamento de tempo tem sido um grande desafio de gestão devido ao acúmulo de tarefas que sobrecarregam gestores e colaboradores. Todo mundo sabe que, no universo corporativo, o ritmo anda cada vez mais acelerado. Também é comum que uma pessoa tenha mais de uma função e acabe tendo dificuldade de atender a prazos, gerando insatisfação nos clientes e sobrecarga e estresse em toda a equipe.

Tudo isso ocorre devido a uma série de problemas de organização e também pela falta de um software de gestão que poderia otimizar vários processos dentro da indústria.

Por que devo gerenciar melhor meu tempo?

A batalha pelos melhores preços e prazos está cada vez mais acirrada no mercado e, para sair na frente, é preciso ter processos cada vez mais eficientes. O bom gerenciamento de tempo influencia diretamente as entregas e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, pois é por meio dele que é possível otimizar os recursos financeiros, humanos e tecnológicos do negócio, trazendo resultados ainda melhores.

De modo geral, o bom gerenciamento de tempo cria um ambiente de excelência em todos os âmbitos, inclusive para o consumidor final.

Quer saber como fazer isso de forma assertiva? Confira algumas dicas:

Planeje suas atividades

Toda empresa precisa de um bom planejamento para alcançar os objetivos. E no quesito gerenciamento de tempo, isso não é diferente. Antes de começar qualquer atividade, é fundamental planejar o tempo que será gasto nela, lembrando de incluir um período para possíveis imprevistos.

Com isso, será possível fazer as coisas de forma mais tranquila e ter mais atenção nas tarefas. Lembre-se sempre: a pressa é inimiga da perfeição, então fazer as coisas correndo só gerará problemas e possíveis retrabalhos. Com mais tempo, você evita falhas e entrega tudo dentro dos prazos e com mais qualidade.

Defina prioridades

Separe um tempo para definir as prioridades do dia. Tendo uma lista de prioridades, você consegue fazer o que é mais importante, evitando perder tempo com coisas que podem ser resolvidas em outro momento.

Outro aspecto fundamental é conseguir delegar as atividades secundárias. Com as prioridades em mãos, é possível repassar atividades de menor importância para alguém que esteja com mais tempo livre.

Otimize suas atividades

Para ter mais tempo disponível, é imprescindível encontrar soluções que ajudem a realizar as atividades com a mesma qualidade e de forma mais rápida. Um ERP é perfeito para ajudar nesse desafio, pois, com ele, é possível evitar o desperdício de tempo com tarefas que podem ser feitas de forma automatizada pelo próprio software.

Assim, fazendo um bom aproveitamento das tecnologias disponíveis no mercado, você consegue focar o que realmente importa, que é o crescimento e a produtividade do seu negócio.

O tempo pode ser o seu maior aliado no que diz respeito à evolução, mas também pode ser um grande oponente. Tudo vai depender da forma como você irá administrá-lo para aumentar a produtividade da sua equipe e melhorar os resultados da empresa. Aproveite para conhecer as soluções do ERP Consistem e melhore a otimização de tempo no seu negócio.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem