Inovação, Tecnologia 17/01/2020

Com a forte concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, é necessário encontrar formas de se destacar no mercado. Porém a grande questão é: por onde começar para fazer isso de forma eficiente? Uma nova abordagem que vem ganhando mais força é o Design Thinking, uma estratégia que coloca as pessoas no centro das ações na hora de encontrar soluções.

Quando você opta por colocar as pessoas no centro, seus produtos e serviços acabam sendo mais assertivos. E não só isso: seus colaboradores têm mais qualidade de vida no trabalho, produzindo mais e muito melhor.

O que é Design Thinking?

O Design Thinking é uma forma de encontrar soluções que realmente façam diferença na vida das pessoas. Ele não dita uma fórmula exata a ser seguida, mas trata de uma abordagem de pensamento criativo que tem como objetivo encontrar os melhores caminhos para um determinado problema.

Essa abordagem pode ser aplicada a qualquer área, inclusive no meio empresarial. O mais importante é fazer tudo de forma colaborativa, pois as pessoas são a parte central de todo o processo.

Fundamentos do Design Thinking

Dentro de toda essa transformação digital que a indústria vem sofrendo, é fundamental contar com metodologias que auxiliem a estruturação de um ambiente inovador dentro da empresa. Para aplicar o Design Thinking, existem alguns fundamentos principais. São eles:

Empatia

Nessa etapa, os envolvidos devem se colocar no lugar do seu cliente para conseguir compreender as dificuldades, necessidades e desejos. Por isso, nesse processo, é fundamental ouvir, ver e sentir como ele. Isso requer muito estudo e observação, lembrando que todas as considerações são bem-vindas.

Definição e idealização

Após reconhecer todas as necessidades e dificuldades do seu consumidor, é importante avaliá-las para conseguir identificar o real problema do público e definir qual o melhor caminho a seguir. Na idealização, é importante que todos os envolvidos deem ideias sobre quais estratégias podem ser executadas para alcançar a solução ideal.

Protótipos e testes

Os protótipos e testes são feitos para que uma amostra de clientes consiga avaliar a solução e trazer feedbacks sobre o que pode ser aprimorado para, finalmente, tornar o produto ou serviço ideal para atender às suas necessidades.

Por que é importante utilizar essa metodologia?

Se você quer melhorar seus produtos ou serviços e ter maior assertividade com seus clientes, essa é uma ótima solução. Além disso, por meio dela, você faz com que seus colaboradores participem mais do processo, gerando ideias inovadoras que podem trazer mudanças significativas para o negócio.

A Consistem, por exemplo, atualiza seus produtos com base nos feedbacks constantes dos clientes e da equipe, sempre buscando colocar o cliente no centro para garantir a assertividade do serviço. Isso favorece a inovação dentro do ambiente fabril e também auxilia o crescimento do negócio. Se você ainda não conhecia o Design Thinking, que tal aproveitar para colocar em prática em algum projeto?

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