como adotar (definitivamente) o home office que deu certo com a pandemia do Coronavirus-1
Gestão, Inovação 12/06/2020

Com o anúncio, em meados de março, que o mundo enfrentava uma pandemia causada pelo Coronavírus e que o isolamento social era a melhor alternativa para reduzir a contaminação, muitas empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto para continuar em atividade durante o período.

Embora tenha surgido como uma solução pontual, a adesão ao home office deve dar um salto de 30% após o término da quarentena, segundo um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A pesquisa mostra que o novo regime tem funcionado, eliminando as ressalvas que muitos setores tradicionais ainda tinham com a possibilidade de os colaboradores executarem suas atividades à distância. Entre as empresas, a expectativa pela permanência nesse modelo é maior no segmento de serviços (89%), seguido pelas indústrias (79%) e pelo comércio (73%). Os dados fazem parte de um estudo com 375 companhias do país realizada pela Talenses Group, holding especializada no recrutamento de profissionais, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Para quem está pensando em adotar o home office definitivamente depois da pandemia, nós apresentamos algumas dicas essenciais. Continue a leitura para conhecer quais são!

As vantagens do home office para empresas e funcionários

 

Essa modalidade pode oferecer uma série de vantagens tanto para a empresa como para o funcionário. Se antes, para ter na equipe bons profissionais, a presença física era obrigatória, no home office essa necessidade deixa de ser uma barreira, permitindo que a empresa contrate colaboradores de outras cidades, estados e até países. Outro ponto positivo para os donos de negócios é a redução de custos operacionais, como despesas de manutenção da estrutura física.

Já a possibilidade de se livrar do trânsito é um dos grandes benefícios para os colaboradores, que relatam mais qualidade de vida graças ao maior tempo livre. O simples fato de poder trabalhar direto de sua casa, com mais conforto, é visto como uma forma de recompensa pelos funcionários. E a felicidade, como as empresas que valorizam seu capital humano já sabem, é combustível para mais produtividade.

Entretanto, é preciso lembrar que o home office é vantajoso, mas não são todos os setores de uma empresa que podem se beneficiar da medida.

Para alguns segmentos o home office é limitado, uma vez que para funcionarem plenamente, são necessárias operações presenciais. Nem todas as profissões podem simplesmente migrar para o formato a distância. Uma forma eficaz de testar a implantação é escolher setores da empresa e implantar o home office híbrido, quando as empresas oferecem opções de dias para o colaborador comparecer ao escritório, para analisar como os colaboradores se adaptam.

 

como adotar (definitivamente) o home office que deu certo com a pandemia do Coronavirus-2

 

Dicas para adotar o home office definitivamente, após a pandemia Coronavírus

 

Elaborar uma política clara de trabalho remoto, se a empresa ainda não tem, é o primeiro passo. A mudança definitiva exige um novo contrato de trabalho, estabelecendo os termos para a realização das atividades, como o controle de jornada.

De acordo com a lei que regulamenta esse regime, a modalidade de trabalho remoto deve constar expressamente no contrato do funcionário.

A empresa deve especificar também a maneira na qual fará a compensação dos gastos tidos pelo trabalhador (eletricidade, internet, computador, entre outros), e apontar os valores e bens cedidos para a realização das atividades e que não integram o seu salário. Esses gastos são de responsabilidade da empresa.

O colaborador também precisa ter acesso remoto a ferramentas de trabalho como o servidor da empresa, sistemas de gerenciamento, aplicativos e canais de comunicação. Esses recursos são fundamentais para que as tarefas continuem sendo executadas com qualidade e excelência, mesmo à distância.

O sistema de gestão Consistem ERP, além de ser desenvolvido para oferecer o máximo de eficiência no gerenciamento das atividades fabris, pode ser acessado via nuvem de qualquer lugar do mundo. Com ele, é possível simplificar processos, deixando a rotina muito mais produtiva e permitindo a adoção do home office sem prejudicar o controle das atividades da empresa. Se você tem interesse em fazer a gestão do seu negócio através de um sistema ERP, entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita das nossas soluções.

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem