Gestão 03/08/2020

Já falamos aqui sobre a importância de gerir com eficiência o setor de compras de uma empresa ou indústria, adotando um planejamento integrado que controle e acompanhe, em cada passo, todo o processo que envolve desde a decisão da compra até a sua efetivação. Com o Módulo de Compras do Consistem ERP, é possível fazer a gestão dessa área que tem influência direta nos resultados e lucros de uma companhia.

Nossa busca em oferecer um dos melhores sistemas de gestão do mercado para auxiliar o seu negócio em cada etapa, é contínua. E como em time que está ganhando se mexe, sim, nosso software recebeu diversas melhorias na atualização para a versão 6.10, para que você possa acompanhar com ainda mais precisão o desempenho das aquisições de produtos do seu negócio. A seguir, apresentamos 4 melhorias que foram adicionadas para tornar o Módulo de Compras do Consistem ERP ainda mais produtivo! Continue lendo para conhecer cada uma delas.

 1. Função Follow Up – acompanhamento de pedidos

 

Descumprir prazo por atraso na entrega de insumos é um problema grave em muitas empresas. Muitas vezes, o volume de pedidos torna inviável acompanhar prazos de entregas e pendências. Com a função Follow Up de Pedidos de Compras, o gestor pode ficar mais tranquilo: sempre que a data prevista de entrega estiver próxima ou houver algum pedido em atraso, o fornecedor será notificado, através de um e-mail, sobre essa situação.

Para quem está à frente do gerenciamento do setor de compras, a funcionalidade facilita a tomada de decisões para que o processo produtivo não seja afetado por falta de matéria-prima ou falta de outros itens indispensáveis para o funcionamento da empresa.

 2. Função Reposição de Estoque

 

A Reposição de Estoque é uma das novas funções e surgiu na modalidade de desenvolvimento em que o cliente é nosso parceiro, participando da elaboração e do teste da funcionalidade.

Esta melhoria tem a finalidade de gerar solicitações e pedidos de compras com base na análise dos níveis de estoque. Ela identifica se o estoque de insumos está no grau mínimo ou máximo e como está o estoque atual comparado com o previsto. Com essas informações, o sistema define a necessidade de reposição, sem deixar de considerar as solicitações e os pedidos que estão em aberto.

Para os produtos que tiverem um contrato de compra, a função faz a geração do pedido, levando em conta as quantidades contratadas, já pedidas e já entregues e a vigência do contrato.

Em paralelo, foi desenvolvido um módulo de Agendamento de Tarefas, que automatiza a verificação da necessidade de emissão de pedidos, facilitando o controle das compras de matérias-primas de uso contínuo e dos materiais que são controlados através de contratos com determinação de quantidade e prazo.

3. Liberação de e-mails de aprovação por nível

 

Os clientes pediram, nós atendemos! Antes, o processo de liberação de solicitações e pedidos para aprovação era feito de forma paralela, ou seja, os e-mails eram enviados simultaneamente para todos os aprovadores que se enquadram nas condições necessárias.

Com a melhoria, agora os e-mails são enviados de forma sequencial, conforme os níveis existentes no Fluxo de Aprovação. Na prática, funciona assim: primeiramente são enviados os e-mails para o nível mais baixo. Somente após todos terem aprovado são enviados os e-mails para o próximo nível. Com isso, é possível organizar melhor o trabalho dos aprovadores, e também efetuar um melhor controle dos tempos gastos para as respectivas aprovações.

Para a implementação dessa melhoria, foi incluído mais um parâmetro nos Fluxos de Aprovação. Ele determina qual forma deve ser utilizada para o envio dos e-mails: Paralela, como antes, ou Sequencial, que é novidade.

Vale ressaltar que num primeiro momento, enquanto o fluxo não tenha sido mantido e configurado conforme a necessidade do usuário, a rotina tratara este parâmetro como se estivesse configurado à forma antiga, para evitar problema com o entendimento da melhoria.

 4. Melhorias nas Consultas de Pedidos/Itens

 

A liberação da rotina de Follow Up precisou ser acompanhada da melhoria das consultas existentes de Pedidos/Itens. De forma simples e completa, os compradores podem acompanhar o andamento de cada Pedido/Item.

Para isso, algumas consultas foram aprimoradas com a inclusão de colunas e com o tratamento da informação, incluindo a aplicação de cores que tornam mais intuitivo diferenciar as diversas situações do histórico do Item.

Na rotina de Acompanhamento de Itens de Pedido, foram incluídas cores na coluna de Previsão de Entrega Atual, que identificam as possíveis situações do Pedido/Item. Também foram adicionadas colunas que descrevem a situação do Pedido/Item com base no último histórico registrado.

Na rotina de Consulta de Itens de Pedido de Compra por Produto, a nova atualização apresenta uma coluna com a descrição do último histórico para o Item.

Com essas melhorias, o comprador sempre terá as informações necessárias sobre o Pedido/Item e sua respectiva situação, para que sejam tomadas as providências devidas, caso seja necessário.

Se você já é um cliente Consistem, comunique seu time sobre as novas funções e torne ainda mais eficiente o setor de compras da sua empresa. Ainda não fez uma demonstração do Consistem ERP para o seu negócio? Não fique para trás! Nosso sistema de gestão é feito sob medida para que a sua marca cresça com segurança. Solicite uma demonstração gratuita aqui.

 

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem