A sigla SST significa Saúde e Segurança do Trabalho e representa um conjunto de normas e procedimentos estabelecidos aos empregados com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Já o eSocial é um sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. É um projeto do Governo Federal que transforma a forma de envio das obrigações tributárias de todas as empresas do Brasil, até mesmo de órgãos públicos. É por meio do eSocial que as normas SST são cumpridas.
O SST no eSocial em 2020
Antes da existência do eSocial, as normas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho tinham pouca fiscalização, acarretando ambientes negligentes e pouco seguros para os trabalhadores.
Com a obrigatoriedade de fornecer com frequência informações referentes a laudos, programas e quaisquer afastamentos por doença ou acidente de trabalho, o governo tem em mãos todos os dados de como a empresa está lidando com a segurança e a saúde de seus funcionários, conseguindo, assim, garantir que todas as normas sejam cumpridas.
Vale ressaltar que algumas mudanças ainda estão sendo feitas para simplificar o envio das informações do SST. O prazo de envio que antes estava previsto para janeiro de 2020 foi adiado, possivelmente para julho deste ano, porém ainda não está oficializado.
Portanto, se você não executou as ações necessárias no eSocial, ainda dá tempo de colocar tudo em dia e não ter problemas com as fiscalizações.