Tecnologia 15/03/2018

Realizar uma análise de desempenho dos funcionários é uma prática extremamente importante para qualquer empresa. Afinal, para que os resultados sejam atingidos satisfatoriamente, é essencial saber como as atividades têm sido exercidas.

E uma das melhores maneiras de fazer isso é com o suporte tecnológico de um ERP. E, mesmo que sua empresa não possua o módulo de Recursos Humanos (RH), ele ainda permite que sejam comparados, por exemplo, volumes de produção, avaliados rendimentos e observados desempenhos.

Neste post, apresentamos algumas formas de usar o ERP nessa estratégia. Acompanhe com a gente para saber mais sobre o assunto!

Vantagens da análise de desempenho dos funcionários

Instrumento usado na gestão de RH, a avaliação de desempenho de funcionários busca identificar dificuldades na atuação dos colaboradores. Isso porque cada indivíduo tem seu próprio conjunto de habilidades que, se for desenvolvido adequadamente, tem reflexo direto em seu desempenho.

Além disso, a análise ajuda a decidir que ações tomar caso, por exemplo, os objetivos não sejam alcançados. É preciso, então, definir estratégias para saber o que pode ser feito para ampliar o potencial do profissional, como oferecer treinamento, mudá-lo de departamento ou de função e outros.

Assim, a avaliação de desempenho vai além da mensuração ou do apontamento de falhas: trata-se de uma ferramenta que permite aproveitar a aptidão de cada integrante da equipe. Até porque é ela que ajuda a detectar como o colaborador pode melhorar a partir de metas e objetivos.

Por que fazer a avaliação de desempenho?

Como dissemos, é por meio da avaliação de desempenho de funcionários que se pode identificar pontos que requerem melhoria na empresa. Isso permite à equipe entender melhor suas funções, objetivos e expectativas — informações capazes de guiar as tomadas de decisão do RH acerca do crescimento e do desenvolvimento dos profissionais.

Por outro lado, se isso não for desempenhado de forma objetiva, pode trazer desconforto entre os colaboradores. Uma das formas, então, de fazê-lo de maneira imparcial é usar as informações oferecidas pelo ERP.

Basicamente, elas permitem examinar e avaliar o desempenho dos indivíduos a partir de dados relevantes sobre a produtividade de cada um. E, com essa avaliação, pode-se identificar os talentos de cada trabalhador e usá-los para otimizar o desempenho da equipe.

Inclusive, é possível estimular seus esforços de forma a alcançar resultados positivos para cada indivíduo — e, consequentemente, para a organização. É essencial, porém, que isso não seja usado para coagi-los, ou para manipular seu comportamento.

Ao contrário, a avaliação de desempenho de funcionários serve para ajudar cada um a assumir responsabilidade por seu desenvolvimento e, assim, colocar um plano em ação para evoluir cada vez mais.

Como implantar a avaliação de desempenho

Durante o processo de avaliação, o gestor deve ser capaz de constatar os pontos fortes e fracos de cada um dos integrantes da equipe. Dessa forma, poderá identificar necessidades de treinamento e aperfeiçoamento, ou mesmo de remanejar o funcionário para áreas em que ele possa render mais.

A equipe deve entender as razões por trás da implantação da avaliação de desempenho e, principalmente, que ela ajuda a reconhecer seu trabalho. Por isso, é essencial que haja uma comunicação eficaz quanto aos benefícios do sistema, bem como a sua importância, tanto para o colaborador quanto para a companhia.

Para que a avaliação de desempenho de funcionários funcione, é preciso que haja regras claras. Os colaboradores precisam saber que estão sendo avaliados, e como isso é feito. Logo, é essencial definir claramente indicadores de desempenho, e as formas de medi-los.

O uso de um ERP tem impacto importante nesse processo, já que oferece uma coleção de dados que permite acompanhar a evolução de cada indivíduo. E, como integra as diferentes áreas da companhia, o sistema ainda permite enxergar como a atuação individual influencia o resultado global da organização.

Como melhorar o ciclo de produção

A percepção holística que o ERP oferece, sem dúvida, é uma das grandes vantagens de usá-lo para avaliar o desempenho da equipe — e de cada integrante individualmente.

Pode-se, por exemplo, fazer o acompanhamento diário do comportamento do profissional em suas atividades e, assim, identificar (e resolver) problemas emergentes, o que ajuda a manter a motivação.

Ademais, com os dados em mãos é possível analisar, em conjunto com o trabalhador, os resultados obtidos para definir novas atividades e oferecer orientações para corrigir ações — sempre de olho no objetivo maior: influenciar de forma positiva os resultados da organização.

Os dados que vêm do ERP permitem, por exemplo, comparar os volumes de produção de diferentes colaboradores. Depois, com base nessa análise, fica mais fácil identificar diferenças e avaliar os rendimentos de cada um.

Todo o ciclo, enfim, pode ser melhorado. A seguir, vejamos como:

Produtividade

As informações de produtividade obtidas no ERP podem ter efeito sobre a motivação e a satisfação dos profissionais. Afinal, elas mostram como cada um tem obtido seus resultados individuais e, consequentemente, colaborado para os da organização. E o gestor pode reconhecer os esforços de cada um nesse processo.

Novos talentos

A partir da avaliação, fica mais fácil identificar e valorizar o potencial dos integrantes da equipe. E esse é outro fator de motivação importante, pois o reconhecimento do desempenho com o feedback adequado é essencial para que continue dando resultado.

Em outras palavras, o trabalhador deve saber que é fundamental no sucesso do negócio.

Dados concretos

Quando usa dados vindos do ERP, o gestor tem informações reais para avaliar o desempenho dos profissionais. Isso elimina imprecisões e permite traçar metas realistas para cada caso, levando em conta tanto as capacidades do colaborador quanto os objetivos da organização.

Enfim, como você tem feito a análise do desempenho de funcionários na sua organização? Já usa o ERP nesse processo? Se gostou deste post e quer mais dicas sobre como fazer esse trabalho, aproveite agora para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro de novos conteúdos sobre o tema!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem