Gestão 07/01/2022

Já virou hábito aqui no blog da Consistem: a cada novo ano, gostamos de olhar com atenção para os principais segmentos dos nossos clientes e entender como o setor mudou e quais são as perspectivas para o futuro próximo.

Depois de 2 anos intensos, o ano de 2022 traz certo otimismo cauteloso para o segmento alimentício. Para surfar nesse mar, é preciso estar atendo às tendências e às perspectivas esperadas para a indústria de alimentos e bebidas.

A seguir, você confere o que 2022 reserva para esse mercado em crescimento.

Principais perspectivas para indústria brasileira de alimentos e bebidas

Confira abaixo os principais pontos de perspectiva avistados para o segmento alimentício para o próximo ano e prepare a sua empresa para se destacar no mercado:

  1. A indústria 4.0 irá avançar em um ritmo mais veloz

As tecnologias de automatização, Internet das Coisas e inteligência artificial, premissas do conceito industrial 4.0, continuarão avançando tanto nas grandes indústrias como nas pequenas fábricas.

A chegada ao país da rede 5G irá acelerar essas transformações no chão fabril, permitindo um nível de precisão na comunicação entre máquinas, sensores e pessoas ainda não visto.

Essas novas tecnologias irão garantir que o principal tripé do segmento se mantenha firme: a qualidade nos processos de fabricação, a produtividade e a segurança alimentar.

Leia também: A importância do ERP no controle de qualidade de alimentos

  1. Delivery e menor contato humano continuarão em alta

A pandemia movimentou a adoção de soluções tecnológicas por parte da indústria de alimentos e bebidas, que tradicionalmente sempre foi mais relutante.

Agora, as adaptações feitas para driblar o isolamento social e continuar atendendo a um consumidor ainda mais exigente devem continuar em vigor. No campo de consumo, pedidos on-line, pagamentos sem contato e delivery continuarão em alta em 2022.

Já na parte de fabricação, as empresas irão procurar investir na eficiência operacional e de trabalho promovendo uma menor interação humana no preparo dos alimentos por meio da automatização.

  1. Busca por alimentos mais saudáveis

Desde o início da pandemia, ficou mais evidente a mudança nas preferências dos consumidores em relação à sua alimentação.

O apoio aos produtores locais, à qualidade e à segurança dos alimentos foram algumas das tendências que devem se manter na indústria de alimentos e bebidas em 2022.

Leia também: 3 vantagens do Consistem ERP para o setor de alimentos e bebidas

As escolhas saudáveis que envolvem desde alimentos mais nutritivos até dietas à base de plantas continuarão sendo adotadas por um número cada vez maior de pessoas.

Outros pontos importantes do cenário de perspectivas para o próximo ano: o custo da carne, assim como o impacto ambiental e o custo físico de produção, está influenciando os clientes e mudando hábitos de consumo de longa data, impulsionando um consumo maior de vegetais.

Fresco, local, sustentável, ético e sazonal são argumentos que se manterão presentes nos cardápios Brasil afora. Nenhum deles são novidades, mas provam que são tendências que vieram para ficar.

Comprove a eficiência do Consistem ERP para a indústria de alimentos e bebidas

Para se adaptar a todas essas mudanças como indústria e se preparar para os desafios de 2022, é essencial ter uma ferramenta que cuide de todos os processos de gestão, deixando o seu tempo livre para que você possa planejar as estratégias e ações do seu negócio.

O Consistem ERP é a ferramenta ideal para otimizar e integrar as etapas fabris e administrativas da sua empresa.

Uma solução inteligente, segura e flexível, indicada para simplificar processos, reduzir custos, otimizar o tempo e gerar resultados nas indústrias do segmento de alimentos e bebidas.

Solicite agora mesmo uma demonstração com um dos nossos especialistas e conheça todos os recursos do sistema para atender as necessidades do seu negócio.

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem