Gestão 09/08/2022

O ITIL (do inglês, Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é uma estrutura reconhecida globalmente como a solução líder em gerenciamento de serviços de TI.

A comprovação da sua eficiência ao longo dos anos ao ser adotada por diferentes organizações estendeu o seu alcance para além do TI, e hoje o conceito está sendo utilizado também para o gerenciamento geral de serviços.

Mas o que é o ITIL4 e como aproveitar as vantagens que ele agrega ao negócio?

É sobre isso que falaremos a seguir.

O que é ITIL?

A área de Tecnologia da Informação desempenha um papel essencial na otimização das tecnologias digitais atuais para ajudar as empresas a funcionarem melhor.

Por conta da sua atuação, a TI precisa de um conjunto de padrões e práticas padronizados que possam ser aplicados a qualquer empresa, em qualquer setor. Aí que entra o ITIL.

De forma sintetizada, o ITIL é uma certificação desenvolvida pela Axelos que reúne um conjunto de normas e práticas com orientações de como devem ser executados os serviços que envolvem a tecnologia da informação.

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A vantagem de adotar a estrutura da ITIL é que ela cria um ambiente de melhoria contínua: implementando as melhores práticas, é possível subir o nível do gerenciamento de todos os recursos da sua organização. Isso inclui colaboradores, processos e tecnologia, todos trabalhando juntos de forma integrada.

Ao longo dos anos, a ITIL passou por diversas revisões e a mais recentes delas é a versão 4.

Conheça os componentes principais do ITIL4

A atualização mais recente do ITIL foi ao ar, em fevereiro de 2019. O ITIL4 integra as últimas tendências em tecnologia e gerenciamento de serviços, fornecendo uma base para organizações em transformação digital com os seguintes componentes principais:

1. O modelo de quatro dimensões

  • Organizações e pessoas: as pessoas na organização devem entender seus papéis e responsabilidades na criação de valor para a organização.
  • Informação e tecnologia: inclui a informação, o conhecimento e as técnicas necessárias para gerenciar serviços.
  • Parceiros e fornecedores: incorporar contratos e outros acordos entre organizações e seus parceiros.
  • Fluxos de valor e processos: fornece uma série de etapas que uma organização usa para criar e entregar produtos e serviços a um consumidor, enquanto um processo bem definido pode melhorar a produtividade.

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2. Sistema de Valor de Serviço da ITIL

  • Princípios orientadores: cria valor para seus clientes e sua organização.
  • Governança: controla e monitora o desempenho da organização.
  • Cadeia de valor do serviço: fornece um conjunto de atividades que uma empresa realiza para entregar um produto ou serviço valioso aos seus consumidores.
  • Melhoria contínua: uma abordagem interativa que garante que o desempenho da organização atenda às expectativas dos clientes.
  • Práticas de gestão: 34 práticas de gestão diferentes projetadas para ajudar as organizações a atingirem seus objetivos de negócios.

Benefícios da adoção do ITIL

Utilizar os princípios do ITIL permite que a sua empresa colabore com o setor de TI e obtenha ganhos como:

  • Custos mais baixos
  • Melhor utilização de recursos
  • Melhora a legibilidade
  • Melhora a tomada de decisão
  • Aumenta a qualidade do serviço
  • Reduz custos
  • Permite serviços de TI de alta qualidade
  • Aumenta a produtividade do negócio
  • Melhora o retorno sobre o investimento (ROI)
  • Possibilita maior satisfação do cliente

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O que é a certificação ITIL, vale a pena?

Para implementar o ITIL no seu negócio, é essencial um conhecimento aprofundado sobre o método, que pode ser obtido a partir das certificações ITIL, divididas em cinco níveis.

ITIL Foundation

Uma certificação de nível básico, que inclui ciclos de vida de serviço ITIL e práticas de gerenciamento de serviço.

Módulos Especialistas em ITIL x3

Esta certificação ITIL, de próximo nível em ITIL, apresenta três módulos que cobrem diferentes especialidades:

  • Criar, entregar e dar suporte
  • Impulsionar o valor das partes interessadas
  • TI de alta velocidade

Estrategista ITIL

Ajuda os gestores a direcionar, planejar e melhorar os processos ITIL.

Líder ITIL

Uma certificação de nível avançado que abrange estratégia digital e de TI.

ITIL Master

O maior nível de certificação permite que os indivíduos expliquem os métodos avançados de técnicas e práticas de gerenciamento de ITIL.

Concluindo, há décadas o ITIL tem sido aprimorado e se mantido relevante para diferentes organizações em todo o mundo. Os profissionais que obtêm a certificação em ITIL tornam o seu currículo requisitado, fazendo valer a pena o investimento na metodologia.

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