A metodologia Lean ajuda a evitar desperdícios e a aumentar a produtividade
Gestão 07/02/2025

Quando falamos da metodologia Lean, falamos principalmente sobre evitar desperdícios, pois eles impactam de forma significativa o faturamento de uma empresa. Esse sistema tem sido adotado em empresas no mundo inteiro buscando deixar as operações mais enxutas. Estudos indicam que a organização pode perder de 10 a 30% dos lucros por causa de custos desnecessários, perda de oportunidade e ineficiência nos processos.

Mas, afinal, o que é Lean e como ele funciona? Continue lendo e descubra como você pode adotar esta metodologia na sua empresa para torná-la mais competitiva no mercado.

O que é o Lean?

O Lean é uma metodologia de produção que busca reduzir ou evitar desperdícios e aumentar a produtividade. Foi inspirado nas práticas e nos resultados alcançados pelo Sistema Toyota, ao longo das décadas de 1950 e 1960, no Japão. Esse modelo de gestão busca a mais alta qualidade no menor prazo e com o menor custo, por meio da eliminação do desperdício.

Enxergar um problema como uma oportunidade é a premissa básica do Lean. Por isso, se a equipe realmente praticar a essência do Lean no dia a dia, é possível melhorar o ambiente de trabalho e tornar a empresa mais prática e eficiente como um todo.

Os cinco princípios do Lean

Para colocar em prática a metodologia Lean, é necessário considerar cinco princípios. São eles:

Valor

É o princípio de que a empresa deve eliminar as atividades desnecessárias e preservar e aumentar aquelas que agregam valor para o cliente. Por isso, é importante entender as necessidades e preferências dos seus clientes, moldando seus processos e ofertas de acordo com elas.

Fluxo de valor

Consiste em mapear quais processos contribuem para gerar valor ao produto. Aquelas que não agregam valor devem ser eliminadas, reduzindo automaticamente os custos de máquinas, energia, tempo, etc. Para isso deve-se utilizar uma ferramenta chamada Mapeamento de Fluxo de Valor.

Fluxo contínuo

Com a eliminação de desperdícios e atividades que não agregam valor ao produto, o objetivo agora é garantir que as etapas seguintes funcionem sem interrupções ou gargalos. A ideia é atender as necessidades dos clientes em menos tempo para processar os pedidos e baixo estoque.

Sistema de produção puxada

No sistema de produção puxada, a fábrica primeiro identifica a demanda e depois puxa a produção. Ou seja, o que dá início ao processo produtivo é o pedido do cliente. Neste sistema, não há excesso de produção e o estoque nunca fica parado porque só é produzido o que é pedido.

Melhoria contínua

O objetivo aqui é atingir a perfeição através da melhoria contínua dos processos. Os colaboradores são treinados e desenvolvidos para identificar e implementar mudanças com o objetivo de otimizar os processos. A intenção é agregar valor ao cliente sempre.

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Os 8 desperdícios do Lean

Desperdício é qualquer coisa que gera custo ou gasta recursos sem agregar valor ao cliente e, por isso, pode ser removida do processo imediatamente. Para eliminar desperdícios é necessário, antes de tudo, identificá-los. Só assim será possível otimizar os processos e melhorar a eficiência da sua empresa.

Os 8 desperdícios do Lean são:

1. Estoque

Esse princípio está relacionado ao gerenciamento adequado do estoque. O excesso de estoque representa um maior custo para a empresa, com a ocupação de área, a manutenção do inventário e do estoque e o armazenamento de produtos obsoletos.

2. Espera

O desperdício de espera ocorre quando um trabalhador precisa esperar para que um material seja entregue, uma parada linha seja resolvida ou uma máquina finalize a produção de uma peça, por exemplo. Para evitar a espera, é essencial que as etapas do sistema produtivo estejam sincronizadas.

3. Superprodução

Ocorre quando o volume produzido em determinado espaço de tempo é maior do que a empresa pode vender. Isso gera estoques desnecessários, aumenta os custos de produção e pode levar a problemas de qualidade e retrabalho. A produção deve ser realizada somente quando há uma demanda real do cliente.

4. Correção

Acontece quando há falta de qualidade no processo produtivo, gerando produtos defeituosos, que exigem retrabalhos e causam o desperdício de materiais. Por isso, é importante que a empresa estabeleça bons processos que previnam defeitos, garantindo a produção correta logo na primeira vez.

5. Processamento excessivo

É fazer mais do que é necessário, adicionando procedimentos irrelevantes para o produto final. Alguns exemplos de processamento excessivo são: a conferência de algo que já foi conferido por outro colaborador, excesso de relatórios e a inclusão de informações supérfluas que não ajudam no processo de produção.

6. Transporte

Esse desperdício acontece toda vez que um recurso humano ou material (pessoas, equipamentos, suprimentos, ferramentas, documentos ou materiais) é movido de um local para outro sem necessidade. É o caso do transporte de peças erradas e o envio de materiais para o local errado.

7. Movimentação

Ocorre quando há movimentos desnecessários do corpo ao executar uma tarefa, como andar, flexionar, elevar, abaixar, entre outros. Esse desperdício pode atrasar o início dos trabalhos e interromper o fluxo das atividades. Para evitá-lo, vale investir na melhora do layout das estações de trabalho, na organização das ferramentas e definir processos mais inteligentes.

8 – Desperdício das ideias

O não aproveitamento de talentos dos profissionais pode ser uma grande fonte de desperdício para a empresa. Isso acontece quando falta treinamento adequado, não há autonomia para os colaboradores tomarem decisões relacionadas ao próprio trabalho ou não existe estímulo à participação ativa da equipe no ambiente de trabalho.

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Enxergar um problema como uma oportunidade é a premissa básica do Lean

Como aplicar o Lean na sua empresa

A implantação do Lean não é uma tarefa isolada, e sim um desafio que depende de toda a equipe. Afinal, essa metodologia exige uma mentalidade focada na melhoria contínua e na eliminação de desperdícios, que são responsabilidades de todos. Nesse sentido, a aplicação do Lean muitas vezes requer uma mudança cultural. Isso porque algumas pessoas podem resistir a abandonar práticas antigas e adotar novos métodos de trabalho.

O primeiro passo para adotar o Lean é fazer um mapeamento dos processos, para identificar as atividades que não geram valor. A partir daí, será possível buscar soluções para esses gargalos, melhorando os processos e aumentando a satisfação do cliente.

Veja outras ações que a equipe pode adotar para praticar a filosofia Lean no dia a dia:

  • Crie um plano de ação com todas as medidas que precisam ser tomadas para implementar o lean;
  • Defina objetivos e metas claras, pois elas ajudarão a avaliar se houve melhorias nos processos e a mensurar os resultados;
  • Capacite os colaboradores, para que eles entendam a metodologia Lean e como aplicá-la na prática;
  • Engaje as lideranças, pois elas devem ser as principais defensoras do Lean e demonstrar comprometimento com as mudanças;
  • Estabeleça métricas de produção para saber se a aplicação do Lean foi feita de forma correta ou se é necessário realizar ajustes;
  • Adote as tecnologias adequadas para otimizar processos e ter uma melhor integração entre as áreas.

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