Gestão 18/08/2017

 

Nós já destacamos – aqui no blog – o quanto a baixa rentabilidade pode ser prejudicial para empresas. E saber reconhecer os sinais de que o seu negócio não é tão lucrativo quanto deveria, é essencial para realizar os ajustes necessários, a fim de mantê-lo vivo e próspero.

Conheça, no texto a seguir,  as soluções para três situações de baixa rentabilidade, que apresentamos no post anterior.

Fluxo de caixa inconsistente

Ter oscilações no fluxo de caixa é algo normal dentro de todo negócio. Mas, achar que as variações bruscas e constantes não apresentam problema é perigoso.

Além disso, deixar para acompanhar o fluxo de caixa a cada 15 dias ou uma vez por mês é outro grande erro. A saúde financeira do seu negócio precisa de atenção diária.

Fazer um planejamento orçamentário adequado e frequente vai evitar que a empresa tenha queda na rentabilidade, além de eliminar preocupações com respeito à capacidade de pagar as despesas todo mês.

Dívidas mal administradas

Diante do crescimento de um negócio, as dívidas vão surgindo. Algumas são investimentos feitos a longo prazo, e isso é saudável para o desenvolvimento da empresa.

Mas, perder o controle dessas dívidas ou ignorar uma para quitar logo outra, pode resultar na falta de dinheiro para a empresa funcionar no dia a dia ou no pagamento de altas taxas de juros.

homem de terno segura caneta sob uma folha de papel com gráficos ilustrados, enquanto em sua frente uma moça de camisa branca segura uma caneta e mexe em uma calculadora

A solução? Negocie suas dívidas pendentes e mantenha um controle claro sobre o pagamento de cada uma.

Além disso, antes de fazer qualquer investimento, verifique o seu orçamento para garantir que terá condições de arcar com ele.

Vendas em baixa

É normal ter meses com vendas um pouco mais baixas. No entanto, se esse problema persiste por um bom período, chegou a hora de rever suas estratégias.

Desenvolver um bom plano de marketing para conseguir novos clientes e fidelizá-los será de grande ajuda. Reveja também a qualidade do seu produto e procure torná-lo cada vez melhor.

Por fim, aprimore seu processo de vendas, levando em conta a jornada de compra dos seus clientes e se tornando um verdadeiro consultor, pronto para ajudá-los em cada etapa desse processo.

Se manter atento aos sinais de baixa rentabilidade, descobrir quais são as suas causas e agir rapidamente para combatê-las vai fazer com que o seu negócio seja bem-sucedido e continue relevante por muito tempo. Por isso, é imprescindível fazer uma análise integrada dos setores, contando com o auxílio de um sistema de gestão, para poder se prevenir a possíveis situações.

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