Pessoa com um frasco de cosmético nas mãos
Gestão 02/05/2023

As expectativas para os setores farmacêutico e de cosméticos são as melhores possíveis para 2024. Mesmo assim, saber como potencializar a gestão da indústria da saúde e bem-estar é essencial para as fabricantes enfrentarem os desafios que são próprios da área e continuarem sendo competitivas.

Continue lendo o post e descubra quais são os principais desafios do segmento e como as tecnologias podem impulsionar o segmento.

Fatores que aumentam a demanda do setor

O aumento da população idosa no Brasil é um dos fatores que estão contribuindo para o crescimento da indústria da saúde e bem-estar. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com mais de 60 anos triplicou nos últimos 50 anos. Para você ter uma ideia do que isso significa, esse público representava apenas 5,8% na década de 70 e passou para a casa dos 18% em 2020.

Somada a este fator está a preocupação cada vez maior com o autocuidado, essencial para a saúde física e emocional. Essa percepção faz com que mais pessoas estejam mais dispostas a comprar produtos que ajudem a melhorar a autoestima e a sensação de bem-estar.

Além disso, pesquisas de mercado mostram que a indústria da saúde e bem-estar está com perspectivas bastante otimistas para o próximo ano. A previsão é de que, em 2024, o mercado farmacêutico tenha um aumento de cerca de 10% (segundo a consultoria IQVIA), enquanto a demanda no setor de cosméticos deve ficar 6% maior (de acordo com levantamento da TCP Partners). Nada mau, não é mesmo?

Mulher com uma cartela de comprimidos nas mãos

Conheça os 4 maiores desafios da gestão da indústria da saúde e bem-estar

Agora, você já sabe por que o cenário é positivo para os setores farmacêutico e de cosméticos. Então, vamos conhecer os principais desafios do setor e como as tecnologias podem potencializar a gestão da indústria da saúde e bem-estar?

Padronização rigorosa dos processos

Um dos principais desafios vivenciados pelas indústrias dos ramos farmacêutico e de cosméticos é a padronização rigorosa dos processos de fabricação. Essa exigência é necessária para garantir a conformidade regulatória. Desse jeito, é possível assegurar que todas as regulamentações dos setores de saúde sejam cumpridas, minimizando riscos legais.

Vale destacar que cumprir as boas práticas de fabricação demanda muito cuidado no monitoramento e no controle de parâmetros críticos. Uma das ações necessárias é, por exemplo, a supervisão constante de todos os elementos que fazem parte do processo produtivo. Estão incluídas aí as áreas de produção, as máquinas e equipamentos, as propriedades das matérias-primas, a qualificação dos funcionários e a responsabilidade da empresa com o meio ambiente.

A falta de um controle rigoroso de todas as etapas do processo pode ocasionar a perda do certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). O documento é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atesta que a empresa cumpre todos os requisitos técnicos exigidos para a comercialização do produto.

Dessa forma, é muito importante fazer a rastreabilidade de produtos e matérias-primas para controlar melhor a qualidade da cadeia produtiva. Assim, é possível identificar e localizar a trajetória de um item desde a origem até se tornar um produto completo para uso do consumidor final.

Leia também: Saiba o que é RFID e como essa tecnologia funciona

Duas funcionárias fazendo o controle e qualidade em um laboratório

Controle de qualidade robusto

Além de seguir rigorosamente as boas práticas de fabricação, as indústrias de medicamentos e cosméticos precisam cumprir à risca outras diretrizes da Anvisa. Essas regulamentações abrangem aspectos relacionados à segurança, à eficácia e à qualidade. A indústria que não cumpri-las pode ter a produção paralisada e ficar com a reputação muito prejudicada.

Por isso, os fabricantes devem implementar sistemas robustos de controle de qualidade, realizando testes e análises rigorosas em todas as etapas do processo produtivo. Isso inclui a verificação da qualidade dos ingredientes, monitoramento dos parâmetros de fabricação, controle de contaminação e garantia da estabilidade. Além, é claro, da integridade dos produtos durante o armazenamento e a distribuição.

Também é fundamental implementar medidas de segurança adequadas. Isso porque os processos produtivos podem envolver o manuseio de substâncias químicas perigosas, a exposição a agentes biológicos e riscos associados a equipamentos de alta pressão e temperatura.

Algumas dessas normas são: a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a implementação de protocolos de segurança, a realização de treinamentos regulares e a adoção de medidas de engenharia para minimizar riscos.

Leia mais: A importância do ERP no controle de qualidade de alimentos

Capacidade de adaptação rápida

Para se manterem competitivas, as indústrias farmacêuticas e de cosméticos precisam investir constantemente em pesquisa e inovação. Assim, terão mais flexibilidade nos processos de fabricação e conseguirão se adaptar rapidamente às necessidades do consumidor.

Nesse sentido, a implementação de novas tecnologias, como automatização e robótica, ajuda a tornar os processos mais eficientes e precisos e a entender melhor o perfil do público-alvo. Ou seja, ao conhecer profundamente as necessidades e os comportamentos do consumidor, sua empresa poderá identificar novas oportunidades no mercado e se diferenciar dos concorrentes.

Leia mais: Gestão de inovação na indústria: 5 estratégias para sua empresa

Tratamento de resíduos

A fim de se tornarem mais sustentáveis, muitas empresas do segmento vêm desenvolvendo soluções que ajudam na preservação do meio ambiente. Parte delas está reduzindo o consumo de recursos naturais e a produção de resíduos e adotando práticas de fabricação mais ecológicas, tanto para os produtos em si quanto para as embalagens.

Ainda assim, o armazenamento, o transporte e o tratamento de resíduos continuam sendo um grande desafio. Isso porque cada efluente possui características específicas, exigindo normas técnicas e licenças específicas para que o descarte de resíduos seja feito da forma correta.

Vale destacar que alguns tipos de ingredientes e substâncias apresentam um maior risco de contaminação do que outros. Nesse sentido, o tratamento correto dos resíduos pode evitar poluições graves ao meio ambiente e malefícios à saúde das pessoas e dos animais.

Leia mais: Implemente relatórios de sustentabilidade com a ajuda de um ERP

Conheça o ERP ideal para potencializar a gestão da indústria da saúde e bem-estar

Considerando todos esses desafios, investir em tecnologia torna-se extremamente importante para potencializar a gestão da indústria da saúde e bem-estar. Então, saiba que o Consistem ERP pode dar o apoio que os ramos farmacêutico e de cosméticos precisam para superar os desafios diários do setor.

O Consistem ERP conta com funcionalidades que simplificam e padronizam processos para os mais diferentes segmentos. Além disso, ele possui recursos que ajudam no controle de qualidade, colaboram para a gestão de EPIs e a segurança dos colaboradores, reduzem o desperdício de recursos e muito mais!

Peça agora uma demonstração dos diferenciais do nosso ERP e vamos, juntos, impulsionar o sucesso da sua indústria. 🚀

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem